Universidade da Bahia visita Unicamp para conhecer modelo de gestão de dados

Encontro com a equipe da Assessoria de Planejamento da Universidade Estadual de Santa Cruz possibilitou a troca de experiências

O avanço realizado pela Unicamp, ao longo dos últimos anos, na implantação do seu Escritório de Dados Institucionais tem despertado o interesse de outras universidades. Foi o que motivou a visita de uma equipe da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada em Ilhéus (BA).

“Ficamos muito felizes em saber que o trabalho desenvolvido pela Unicamp referente ao tratamento dos seus dados para a tomada de decisões tem chamado a atenção e despertado o interesse de outras universidades”, destacou a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, que recepcionou o grupo no último dia 29 de agosto.

Integravam a equipe da Asplan o assessor-chefe do órgão, Gustavo Joaquim Lisboa, a analista universitária Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista e a subgerente de Planejamento, Suzana Santos dos Reis. “A Unicamp é uma universidade de referência para nós. E poder estar aqui a fim de trocarmos experiências e aprendermos juntos representa uma oportunidade valiosa para a Uesc”, ressaltou Lisboa.

Para a coordenadora-geral, a visita foi uma oportunidade valiosa para a discussão de temas importantes quanto à gestão de dados institucionais para a tomada de decisão, à implantação do Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (Edat), ao ciclo de avaliação institucional e ao planejamento estratégico.

A assessora de gabinete da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) Silviane Duarte Rodrigues acredita que a oportunidade serviu para refletir sobre os desafios enfrentados na efetivação da governança de dados na Unicamp. “Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa história e trocar experiências, refletindo sobre os desafios em comum para a efetiva governança de dados e pensando sobre novas estratégias para a excelência da gestão estratégica fundamentada em dados”, afirmou.