Nelson Fonseca ficará no cargo até o final de 2027

O professor Nelson Fonseca, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, foi eleito presidente da IEEE Communications Society (ComSoc, na sigla em inglês), sociedade técnica afiliada ao Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE, na sigla em inglês). Considerada a principal organização internacional para profissionais de engenharia em tecnologia de comunicações e redes de informação, a IEEE ComSoc possui mais de 30 mil membros em todo o mundo.

Fonseca assumirá o cargo President Elect em 2025 e iniciará seu mandato pleno como presidente em 2026, permanecendo até o final de 2027. Ele é o segundo brasileiro a ocupar o cargo em 70 anos de ComSoc, o primeiro tendo sido José Roberto Boisson de Marca, pesquisador brasileiro e membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências da Engenharia.

“As eleições foram bastante concorridas, e essa é uma grande vitória, uma vez que menos de 5% dos membros da ComSoc são da América Latina. Como presidente, além de manter a alta qualidade das publicações e conferências, pretendo trabalhar para ampliar a inclusão e a diversidade, para implementar um programa de apoio financeiro a autores de países com menor poder econômico e para aumentar a visibilidade pública da sociedade e da profissão”, declarou o presidente eleito.

Sua relação com a IEEE já dura muitos anos e, lá, o professor já ocupou diversos cargos, tais como: Vice President (VP) Publications, VP Conferences, VP Technical and Education Activities e VP Members and Global Activities. Foi também Director of Conference Development, Director of Latin America Region, Director of On-line Services e EiC da IEEE Communications Surveys and Tutorials. Além disso, contribuiu significativamente para a criação da ComSoc Student Competition, com a conferência IEEE LATINCOM e com o periódico IEEE Networking Letters. O professor foi ainda responsável por oficializar e indexar o periódico “IEEE Communications Surveys and Tutorials”, periódico com o maior fator de impacto em ciência da computação.

Sobre o IEEE ComSoc
Nas últimas sete décadas, a ComSoc tem promovido avanços na área de comunicações que impactaram a evolução da humanidade, tais como a Internet, as diversas gerações de redes celulares e as redes ópticas. A ComSoc está presente em mais de 140 países, publica 20 periódicos (journal e magazine) e organiza anualmente mais de 40 conferências sobre diversas linhas temáticas, desde Teoria da Informação à Internet das Coisas e IA aplicada a redes de comunicação. Diversas conferências da ComSoc foram organizadas no Brasil, tais como IEEE GLOBECOM, IEEE CAMAD, IEEE NOMS, IEEE LATINCOM, IEEE CLODNET e IEEE NFV-SDN. A comunidade brasileira de pesquisadores tem forte presença nos comitês técnicos da ComSoc “Network Management and Operation”, Internet e “Communications Systems and Modeling”.

Matéria originalmente publicada no site da Sociedade Brasileira de Computação.