Participação em eventos

  1. C.M.Cruz, ``Texto/Pretexto'', Coordenação de Mesa-Redonda, X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  2. D.B.Braga, Colóquios DLA, Unicamp.
  3. C.Z.Bolognini, ``Comunicação: O estereótipo nazista e o ensino de alemão como LE'', X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  4. S.M.Serrani-Infante, ``Ressonâncias discursivas e compreensão'', Colóquios DLA-IEL, IEL/Unicamp.
  5. M.V.R.Scaramucci, Participação na mesa redonda "Exame de Proficiência em Português-Língua Estrangeira, 1o. Seminário SIPLE para o Ensino de Português e Cultura Brasileira, Iel/unicamp.
  6. R.Arrojo, ``Tradução e Pós-Modernidade em Se una notte d'inverno un viaggiatore'', Colóquios do DLA, IEL, Unicamp.
  7. R.Arrojo, ``Sobre Tradução e Poética'', Palestra a alunos de graduação do IEL, Iel, Unicamp.
  8. M.do C.Cavalcanti, ``Identidade e Leitura em Contexto Transcultural'', Série de Colóquios sobre o tema "Língua e Identidade", Colóquios do Departamento de Lingüística Aplicada: Língua e Identidade, Campinas-S.P.
  9. M.do C.Cavalcanti, Membro da Comissão científica, X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  10. M.do C.Cavalcanti, Membro da Comissão Científica, 1o. Seminário SIPLE para o Ensino de Português e Cultura Brasileira, Iel/unicamp.
  11. J.C.P.de Almeida Filho, ``A Identidade do Professor de Línguas no Movimento Comunicativo'', Colóquio apresentado a colegas docentes,pesquisadores,linguistas aplicados e alunos do programa de pós-graduação em Lingüística Aplicada da UNICAMP, Colóquios do Departamento de Lingüística Aplicada: Língua e Identidade, Campinas-S.P.
  12. J.C.P.de Almeida Filho, ``Política de Ensino de Línguas no Estado de S.Paulo'', Organização de evento para 550 professores e pesquisadores na área de Ling.Aplicada/Ensino de Línguas e debatedor sobre o ensino de Língua Estrangeira no Estado, X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  13. P.R.Ottoni, ``Língua e Identidade: Tradução; Psicanálise e Desconstrução'', Colóquios do Departamento de Lingüística Aplicada: Língua e Identidade, Campinas-S.P.
  14. E.T.Doi, ``A escrita do japonês'', Mesa-Redonda sobre "Sistema gráfico das línguas estrangeiras", X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  15. J.R.Schmitz, ``Comunicação: The Linguistic-communicative competence in Teaching English as a Foreign Language'', Coordenador de Mesa-redonda, X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  16. J.R.Schmitz, ``Coordenador da Mesa-redonda: Ensino de Português para Estrangeiros: LE ou L2?'', Coordenador de Mesa-Redonda, 1o. Seminário SIPLE para o Ensino de Português e Cultura Brasileira, Iel/unicamp.
  17. M.J.Coracini, ``Mini-curso: Jogos Teatrais no Ensino de L.E'', Minicurso, X JELI/E (Décima jornada para o Ensino de Língua Inglesa e Línguas Estrangeiras), Campinas-SP.
  18. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para o Encontro sobre Lingüística Aplicada ao Ensino de Português como língua II. Palestra proferida: Necessidades de Pesquisa Transcultural para o Ensino de Português como Língu, 46a. Reunião Anual da SBPC, Vitória, ES.
  19. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentação do tema: "Leitura para pós-alfabetização", II Semana de Letras, Aquidauana, MS.
  20. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentação do tema: "Interação: Negociação e Sentido, IV Inpla, São Paulo-SP.
  21. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentar o tema: "Interação: Discurso Oral", IV Simpla, Rio de Janeiro-RJ.
  22. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentação da Conferência: "Leitura e Interação", IV Semana de Letras, Rio Branco, Acre.
  23. A.D.C.B.R.de Kleiman, ``Grupo de trabalho: Letramentos formais, resistência e identidade'', IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu, BA.
  24. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentação do tema: "Interação e Letramento", Seminário de Projetos em Lingüística Aplicada, S.Paulo-SP.
  25. A.D.C.B.R.de Kleiman, Mesa redonda: Comunicação coordenada: Conceitos não valorizados da Escrita, XXLII Seminário do GEL, S.Paulo-SP.
  26. L.G.El-Dash, ``Palestra apresentada no curso `Metodologia de Investigação em Lingúística Aplicada: Pesquisa Quantitativa'', Curso "Metodologia de Investigação em Lingüística Aplicada: Pesquisa Quantitativa", Unicamp.
  27. L.G.El-Dash, ``Superando barreiras de processamento 'on line' em inglês'', XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos Lingüísticos do Estado de S.Paulo (GEL), S.Paulo-SP.
  28. S.B.Terzi, ``A construção da leitura por crianças de meios iletrados'', Colóquio de projetos em Lingüística Aplicada, Usp.
  29. S.B.Terzi, ``Jogos interacionais em contextos formais e informais'', IV Simpósio de Lingüística Aplicada, Ufrj.
  30. S.B.Terzi, ``Concepções de texto: o processo de construção por crianças de meios iletrados, no simpósio `Aquisição de língua materna e segundas línguas'', IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu, MG.
  31. S.B.Terzi, ``Concepções de escrita e interações biculturais, na sessão de comunicação coordenada: `Conceitos não valorizados de escrita'', XLII Seminário do GEL, Usp.
  32. J.A.M.M.C.Busnardo Neto, ``Superando barreiras de processamento `on-line': O ensino de `end focus'em inglês'', XLII Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.Paulo, S.Paulo-SP.
  33. D.B.Braga, ``Comunicação: Competência Lingùística e Ensino de Leitura'', XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.Paulo (GEL), S.Paulo-SP.
  34. C.Z.Bolognini, ``Comunicação: A presença de discursos concorrentes na interação entre aprendiz e F. nativo de uma L.E'', IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu-MG.
  35. C.Z.Bolognini, ``Comunicação: O Alemão é Desenvolvido: O Brasileiro é Subdesenvolvido. E a Interação, como fica?'', V SIMPLA: Simpósio em Lingüística Aplicada, Ufrj.
  36. C.Z.Bolognini, ``Comunicação: Um mito político moderno na interação: o evento do Nazismo'', XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.Paulo (GEL), S.Paulo-SP.
  37. M.L.T.Mayrink-Sabinson, ``Análise de episódios de refacção na escrita inicial das crianças'', Participação na Sessão Temática do GT de Psicolingüística "O estatuto dos dados singulares na aquisição da escrita"(Profeto Integrado-CNPq), IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu, MG.
  38. M.L.T.Mayrink-Sabinson, Participação na mesa redonda: Aquisição e Desenvolvimento da Escrita no Contexto Escolar, Projeto Escrita, Campinas-SP.
  39. M.L.T.Mayrink-Sabinson, ``Episódios de refacção na escrita'', Participação no Grupo de Trabalho: "A escrita como trabalho: tipologia preliminar das operações de refacção de textso representativos do início da aquisição da escrita (Proj.Integrado-CNPq), XLII Seminário do GEL, S.Paulo-SP.
  40. S.M.Serrani-Infante, ``Mercosul: Conjuntura que Põe em que é Compreender Português e Espanhol'', Organização e Promoção de todas as atividades da área de Análise do Discurso (2 mesas-redondas, 1 conferencista estrangeiro,1 conferencista nacional com debatedor; 2 sessões de comunicações, 2 painéis, IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambú,MG.
  41. L.K.X.Bastos, ``Vestibular Unicamp - A prova de inglês'', Ciclo de Palestras CONVEST, Ribeirão Preto-SP.
  42. L.K.X.Bastos, ``Vestibular Unicamp - A prova de Inglês'', Ciclo de palestras CONVEST, S.Paulo-SP.
  43. L.K.X.Bastos, ``Palestra: A produção escrita e a gramática'', II Semana de Letras, Juiz de Fora-MG.
  44. L.K.X.Bastos, ``Gramáticas Normativas'', Palestras de Língua Portuguesa - APEOESP, Campinas - SP.
  45. R.S.Fiad, ``Reescrita do Texto'', Encontro de Professores de 2o.Grau - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Curitiba-PR.
  46. R.S.Fiad, ``O estatuto teórico dos dados singulares na aquisição da escrita'', Sessão Temática, IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu-MG.
  47. R.S.Fiad, ``Aquisição e Desenvolvimento da escrita no contexto escolar'', Jornada "Projeto Escrita", Campinas-SP.
  48. R.S.Fiad, ``O ensino de português no 1o.Grau'', Seminário Estadual sobre Alfabetização, Língua Portuguesa e Leitura, Curitiba-PR.
  49. R.S.Fiad, ``O professor de português e a língua que ele ensina'', Conferencista, X Encontro Nacional de Professores de Português das ETF's, CEFET's e Agrotécnicas, Aracaju-SE.
  50. R.S.Fiad, ``A escrita como trabalho - tipologia preliminar das operações de refacção de textos represenetativos do início da aquisição da escrita'', Coordenador de Grupo de Trabalho, XLII Seminário de Lingüística do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, São Paulo-SP.
  51. M.do C.Cavalcanti, ``Curso: Introdução aos estudos aplicados sobre educação indígena'', Curso ministrado em co-responsabilidade, 46a. Congresso Nacional da SBPC, Vitória, ES.
  52. M.do C.Cavalcanti, ``Interação e Construção do Discurso Pedagógico'', Apresentação de projeto de pesquisa em andamento, Colóquio sobre projetos em Lingüística Aplicada, S.Paulo (USP).
  53. M.do C.Cavalcanti, ``Contradições na construção do discurso pedagógico em contexto transcultural'', Encontro dos participantes do GT LA/ANPOLL, Grupo de Trabalho de Lingüística Aplicada da X ANPOLL, Caxambu, MG.
  54. M.do C.Cavalcanti, ``Interação em sala de aula: o pesquisador como parte do contexto pesquisado'', Coordenação de grupo de trabalho, InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em LA), S.Paulo.
  55. M.do C.Cavalcanti, Palestra proferida: A etnografia como metodologia de pesquisa, Palestra aos participantes do Projeto DIRECT, Puc-sp.
  56. M.do C.Cavalcanti, ``O Professor de Línguas tem que ser um Pesquisador? (Educação do Professor de Línguas e Pesquisa)'', Semana de Letras/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.
  57. J.C.P.de Almeida Filho, ``Critérios para a definição da área de ensino e pesquisa em Português como Língua Estrangeira'', Mesa-redonda: O Ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira, 46a. Reunião Anual da SBPC, Vitória-ES.
  58. J.C.P.de Almeida Filho, ``Cultura e Ensino/Aprendizagem do Português como 2a. Língua e Língua Estrangeira'', Discussão dos sentidos de cultura e suas relações com o processo de ensino/aprendizagem do Português como 2a. língua e língua estrangeira, 46a. Reunião anual da SBPC, Vitória-ES.
  59. J.C.P.de Almeida Filho, Conferência ao Corpo Docente e alunos da Graduação em Letras, Aprender e Aprender Língua Estrangeira, Maringá, PR.
  60. J.C.P.de Almeida Filho, ``O Aprendiz na Aquisição de uma Língua Estrangeira'', Conferência ao corpo docente e alunos de graduação em Letras, Ciclo de Conferências em Letras, Campo Mourão-PR.
  61. J.C.P.de Almeida Filho, ``A Trajetória de Pesquisa Aplicada com Foco na Sala de Aula de Língua Estrangeira'', Colóquio a docentes e pós-graduandos do programa de pós-graduação em Letras, Colóquios da Pós-Graduação em Letras, Assis-SP.
  62. J.C.P.de Almeida Filho, ``Espectativas na Formação de Profissionais para o Ensino e a Pesquisa em Português Língua Estrangeira'', Colóquio a doscentes e membros de equipes de trabalho das áreas de Inglês, Francês e Português para Estrangeiros, Colóquios de Letras, Cuiabá-Mato Grosso.
  63. J.C.P.de Almeida Filho, ``Interação em Intervenção no Ensino de LE'', Apresentação e discussão de resultados de pesquisa aplicada em andamento, IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu, MG.
  64. J.C.P.de Almeida Filho, ``Procediemntos integradores da pesquisa aplicada na área de linguagem'', Discussão do Percurso de Pesquisa Aplicada na Área de Linguagem e sua exploração como potencial para projetos de integração de sistemas, International Conference on the Integration of Systems, S.Paulo.
  65. J.C.P.de Almeida Filho, ``Interaction and Relevance in the Foreign Language Classroom'', Colóquio a docentes e pós-graduandos do programa de pós-graduação em Língua Inglesa, Open Seminar, Florianópolis-SC.
  66. J.C.P.de Almeida Filho, ``Comunicação como objetivo do ensino contemporâneo de línguas'', Palestra aos alunos formandos de Letras da PUCCAMP, Palestra aos alunos de Letras da PUCCAMP, Campinas.
  67. J.C.P.de Almeida Filho, ``O Proejto Interação e relevância no Ensino de Línguas'', Colóquio apresentado a pesquisadores com projetos voltados para a aprendizagem de línguas na sala de aula, Projetos em Lingüística Aplicada, S.Paulo.
  68. J.C.P.de Almeida Filho, ``O Processo Global de Aprender Língua Estrangeira na Escola'', Conferência ao Corpo Docente e Alunos de Graduação em Letras da UEPG, e professores secundaristas da região, Seminário de Professores de Línguas Estrangeiras Modernas, Ponta Grossa, PR.
  69. P.R.Ottoni, ``Comunicação: Traduação e Uptake: Ruptura e assimetria entre os significantes e a intencionalidade'', IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambú-MG.
  70. P.R.Ottoni, ``Participação em mesa-redonda sobre Reflexões sobre o Ensino de Tradução'', IX Semana de tradução e interpretação, Faculdade Ibero Americana.
  71. P.R.Ottoni, ``Coordenador da Mesa-redonda: Tradução: reflexão sobre desconstrução e psicanálise'', V Encontro de Tradutores, Salvador-BA.
  72. E.T.Doi, ``Leitura em Língua Estrangeira:Reflexões sobre uma Questão de Inglês do vestibular-94 da Unicamp (em colaboração)'', GEL - XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos, São Paulo - SP.
  73. J.R.Schmitz, ``Comunicação: Lingùística Aplicada e o Ensino de Língua Materna'', I Encontro Nacional sobre Língua Falada e Ensino, Maceió, AL.
  74. J.R.Schmitz, ``Comunicação: Elaboração de um Dicionário de Epônimos da Língua Portuguesa'', IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu-MG.
  75. J.R.Schmitz, ``Comunicação: Métodos, Abordagem e Técnica no Ensino de Línguas Estrangeiras'', XLII Seminário do GEL, S.Paulo-SP.
  76. M.J.Coracini, ``Mesa-redonda: Interação em Aula de Leitura: Diferentes Momentos do Discurso Pedagógico'', 46a. Reunião Anual da SBPC, Vítória, ES.
  77. M.J.Coracini, ``Palestra: Discurso Científico: (u)m fazer persuasivo'', Ciclo de Debates sobre Difusão do Conhecimento Científico, São Paulo-SP.
  78. M.J.Coracini, ``A Representação do outro no discurso de sala de aula'', Curso de Pós-Graduação, Puc-sp.
  79. M.J.Coracini, ``Debatedor da palestra do Prof. R.Bouchard `Conception du texte et pratiques scripturales en classe de langue'', I Encontro sobre Bivalência, Salvador-BA.
  80. M.J.Coracini, ``Aula de línguas: arena de luta pela significação'', Coordenação da mesa-redonda "Jogos Interacionais em contextos formais e informais, IV SIMPLA: Simpósio em Lingüística Aplicada, Rio de Janeiro-RJ.
  81. M.J.Coracini, ``Palestra: Discurso, Leitura e Tradução'', IX Semana de Tradução e Interpretação, Fac.Ibero-Americana de LCH de S.Paulo.
  82. M.J.Coracini, Conferência: O Sujeito e o Outro na concepção de Vygotsky e Bakhtin, Seminário de Psicopedagogia "Contextualizando a Teoria e a Prática de Reuven Feuerstein", S.Paulo.
  83. I.Signorini, ``Interação e Letramento: relatório do projeto'', Colóquio de Projetos em Lingüística Aplicada do Departamento de Letras Modernas da USP, S.Paulo-SP.
  84. I.Signorini, ``Esclarecer o ignorante: a concepção letrada escolarizada do acesso ao conhecimetno como revelação transformadora'', Mesa-redonda "Discurso e Transformação Social", IX Encontro Nacional da ANPOLL, Caxambu, MG.
  85. I.Signorini, ``Discurso em contextos institucionais: vereadores analfabetos na câmara municipal'', Mesa-redonda "Discurso em contextos institucionais: clínica,e scola, empresa e outros, V Inpla, S.Paulo.
  86. I.Signorini, ``A letra pode dar vida, mas também pode matar'', Sessão coordenada "Conceitos não valorizados de escrita", XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.Paulo (GEL), S.Paulo-SP.
  87. A.D.C.B.R.de Kleiman, ``Shated contexts and communication in literate/nonliteate interactions'', Apresentação de comunicação, 10th Sociolinguistic Symposium, Lancaster.
  88. A.D.C.B.R.de Kleiman, ``Disempowered Literacies in School'', Coordenação de Simpósio "Learning and Interaction in Institutional Contexts", 15th Annual Ethnography in Education Forum, Philadelphia.
  89. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentar o tema: "Estratégias de lectura Pós-alfabetizatión, Congresso Internacional de Didáctica y Metodología para el desarrollo de la lengua materna, Montevideu.
  90. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para a mesa-redonda: Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua II. Palestra proferida "Language Teaching: Forgotten issues of Identity, Awareness and Learning, I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, Salvador - BA.
  91. A.D.C.B.R.de Kleiman, Palestrista convidada para apresentação do tema: "Adult literacy classroom: some elements for critical discourse analysis, Literacy Research Group, Lancaster.
  92. L.G.El-Dash, ``Brazilian attitudes towards English: Redefining instrumentality and integrativity'', International Conference on Language and Social Psychology 5th, University of Queensland - Brisbane.
  93. J.A.M.M.C.Busnardo Neto, ``Fostering Metocognitive Knowledge and Awareness of Linguistic Form in the Teaching of Language Through Reading'', IV Colóquio Latino Americano de Inglês Instrumental, Natal-RN.
  94. J.A.M.M.C.Busnardo Neto, ``Brazilian attitudes towards English: Redefining instrumentality and integrativity'', International Conference on Language and Social Psychology 5th, Univ. de Queensland - Brisbane.
  95. D.B.Braga, ``Fostering Metacognitive Knowledge and Awareness of Linguistic Form in the Teaching of Language Through Reading'', IV Colóquio Latino-Americano de Inglês Instrumental, Natal-RN.
  96. C.Z.Bolognini, Die Mytheu dis Nationalsazialismus nider interaction, Congresso da Associação Latinoamericana de Estudos Germanísticos (ALEG), Cidade do México.
  97. M.V.R.Scaramucci, Participação na mesa redonda: "CELPE-BRAS: O Exame de Proficiência e o Ensino de Português como Língua Estrangeira", Seminário Regional para Definição de Estratégias para o Ensino das Línguas Oficiais do MERCOSUL, Porto Alegre, RS.
  98. R.S.Fiad, ``O professor de português de 1o/ e 2o. Graus e a sociolingùística'', Mesa-redonda "Interface sociolingüística-ensino", I Congresso Internacional da Associação de Lingüística, Salvador-BA.
  99. R.Arrojo, ``Tradução e Feminismo'', Palestra para alunos do "Yale Portuguese", Universidade de Yale, E.U.A.
  100. R.Arrojo, Woman, Text, Image, Binghamton University, Nova York.
  101. M.do C.Cavalcanti, ``Coord.da mesa-redonda: A cultura brasileira e meio de comunicação audio-visuais'', Membro da Comissão Científica, I SIPLE (Seminário da Sociedade Internacional Português-Língua Estrangeira, Petrópolis, RJ.
  102. M.do C.Cavalcanti, ``Crosscultural views of schooling and literacy practices'', Seminário sobre questões de letramento em contextos formais e não-formais de educação, The Dunford Seminar, Ashton Hall, Preston, Inglaterra.
  103. J.C.P.de Almeida Filho, ``Iniciativas de Investigación en la area de Linguistica Aplicada/Enseñanza de Lenguas en el salón de clases'', Colóquio a docentes e graduandos de Letras e Lingüística da Universidade da República, Colóquios de Lingüística, Montevidéu-Uruguai.
  104. J.R.Schmitz, ``Leitura de uma comunicação'', XVII Symposium on Portuguese Traditions (Europe, America, Africa, Asia), University of California, Los Angeles.
  105. M.J.Coracini, ``Comunicação: A aula de línguas e as formas de silenciamento'', I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN), Salvador-BA.
  106. M.J.Coracini, ``Mini-curso: Interação em Aula de Língua Estrangeira'', XVII Semana de Letras e III Seminário Internacional de Língua e Literatura, Santa Maria, RS.
  107. I.Signorini, ``Unschooled councilmen in legislative sessions: literacy and empowerment in bureaucratic settings'', 15th Annual Ethnography in Education Research Forum, Philadelphia (PA).
  108. I.Signorini, ``Curso: Leitura e comunicação intercultural'', I Congresso Internacional da ABRALIN, Salvador, BA.