Linhas de Pesquisa

  1. Purificação de lectinas vegetais. A pesquisa visa desenvolver um sistema para purificação de lectinas usando glicoproteínas extraída de clara de ovo (ovomucóide), insolubilizando e fixando com glutaraldeido, servindo como matriz para realizar cromatografia de afinidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1991).
  2. Fios de sutura e feridas de tecido mole - avaliação microbiana em tecidos associadas ou não à prévia embebição dos fios em anti-septicos. Avaliação da penetração de microrganismos em tecido via utilização de diferentes tipos de fios de sutura em cavidade bucal. A embebição de fios de sutura mais ou menos trançados por fluidos da cavidade bucal contribuem para a qualidade e quantidade de bacteremia produzida no ato de remoção da sutura. Assim serão analisados e identificados os morfótipos bacterianos no tecido transfixado pelo fio desutura, bem como nos tecidos incisados em procedimentos cirúrgicos da cavidade bucal. Serão também analisados os efeitos da prévia embebição dos fios de sutura como anti-sépticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  3. Estudos dos Índices de maturação óssea em adolescentes brasileiros. Na literatura mundial há um grande número de índices que estudos os estágios de maturação óssea. Estes estudos são realizados por meio de radiografias de mão e punho e radiografias cefalométricas, e são de grande importância no planejamento e tratamento ortodôntico. Esta pesquisa visa estudar estes índices na população brasileira, a fim de que se possa adaptá-los ou desenvolver um próprio para nossa população (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1995).
  4. Glândulas salivares. Avaliação das neoplasias presentes. Neste trabalho analisamos a incidência de neoplasias epiteliais malígnas em glândula submandibular, verificando os tipos histológicos, bem como a efetividade das terapêuticas utilizadas (cirurgia, radioterapia e associação entre ambas). Foram avaliados 84 pacientes portadores destas neoplasias, que foram atendidos pelo Hospital A. C. Camargo (São Paulo), entre os anos de 1953 a 1989 (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 11/1991).
  5. Patologia das Estruturas Bucais. Estudo das doencas bucais, considerando os aspectos clinicos e modelos experimentais, usando tecnicas morfologicas, bioquimicas e microbiologicas Cancer bucal e doencas infecciosas sao as doencas mais estudadas. Os mo- delos experimentais usados sao de caudidose bucal em ratos, carginogene- se. Fibromatose gengival e abordada em familia de mais de trinta membros afetados, e em ratos tratados com ciclosporina A (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 02/1990).
  6. Sialografia: Anatomia e Funcao Glandular . Sao estudadas substancias de constante utilizacao em sialografias, as tecnicas empregadas, as imagens radiograficas e avaliada a funcao glandular (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  7. Identificacao e Caracterizacao de Leveduras Bucais. Biotipos. Proteinas, Isoenzimas e Dna. Estudos Microbiologicos . Leveduras da cavidade oral tem sido isoladas da cavidade oral de humanos. Esses microorganismos tem sido identificados e caracterizados no sentido de se conhecer os biotipos ou especies mais frequentes nessas populacoes. Sua relacao com o risco a carie tem sido avaliado em conjunto com os parametros bioquimicos e salivares. Proteinas, isoenzimas e DNA de celulas leveduriformes tipicas tem sido analisadas atraves da SDS-PAGE com enfase ao estudo do perfil eletroforetico desses microorganismos. Estudos do perfil do DNA, serao tambem levados a efeito posteriormente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1991).
  8. Estudos Sobre a Atividade Cariogenica na Regiao de Piracicaba. Determinacao de Parametros Clinicos e Microbiologicos com Enfase Ao Risco a Carie . Identificacao e caracterizacao de estreptococos orais em escolares. Avaliacao dos parametros clinicos e microbiologicos. Amostras de estreptococos do grupo "mutans", isoladas da cavidade oral de escolares da regiao de Piracicaba, tem sido identificadas bioquimicamente, com o objetivo de se conhecer os biotipos mais frequentes nessas populacoes. Contagens de UFC/ml tem sido feitas com enfase nos estudos de risco de carie, em associacoes com parametros bioquimicos e clinicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  9. Trauma Facial . Sao avaliados os niveis de incidencia, as formas de tratamento e as complicacoes dos traumas faciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  10. Implantes Dentais . Os materiais, equipamentos e tecnicos para colocacao dos implantes dentais sao avaliados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  11. Reparo Osseo . Sao avaliados os diversos fatores, meios de osteotomia que influem no reparo do tecido osseo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  12. Reparo Alveolar . Sao estudadas as fases, os fatores e complicacoes do processo de reparo do osso alveolar apos as exodontias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  13. Cirurgia Ortognatica . Analise do diagnostico, tratamento e estabilidade da cirurgia das deformidades dentofaciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).