Linhas de Pesquisa

  1. Fisiologia da Dor . O envolvimento de substancias opioides endogenas no processo de modulacao da sensacao doloros, ja e bem conhecido na literatura. No entanto, pouco se conhece a respeito do envolvimento dessas substancias no Sistema Trigeminal em resposta a estimulos aplicados a tecidos profundos e associados a processos inflamatorios. O objetivo desta linha de pesquisa visa verificar o envolvimento de substancias opioides no processo de sensibilizacao central e a participacao de um mecanismo opioide supressor apos o inicio do processo de sensibilizacao central (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 08/1994).
  2. Nutrição. Tem por objetivo verificar o teor proteico da dieta da gênese de tecidos de reparo em ratos normais e diabéticos envolvnedo: determinações enzimáticas, análises histológicas e histométricas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1991).
  3. Antimicrobianos. O objetivo desta linha e estudar a farmacocinética dos antimicrobianos de maior uso em odontologia, através de procedimentos experimentais laboratoriais e/ou clínicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1993).
  4. Anestésicos locais e vasoconstritores. Tem por objetivo estudar a ação de soluções anestésicas locais sobre o metabolismo, atividade cardiovascular e outros sistemas em animais humanos. Avaliação de diferentes concentrações e associações de tais anestésicos e vasoconstritores com relação a atividade anestésica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1994).
  5. Analgésicos e antiinflamatórios. Estudar os mecanismos de ação farmacológica de analgésicos e antiinflamatórios (hormonais e não-hormonais), e seus efeitos adversos, objetivando sua aplicação clínica em odontologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
  6. Avaliação de materiais liberadores de flúor. O objetivo desta linha é a avaliação laboratorial de materiais liberadores de flúor considerando a dinâmica do desenvolvimento da cárie dental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  7. Desenvolvimento de dentifrícios fluoretados para maior eficiência e segurança. O objetivo desta linha e o desenvolvimento de dentifrícios visando tanto a maior eficiência cariostática do flúor como a maior segurança em termos de fluorose dental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  8. Modelos Intra-orais . O objetivo é o desenvolvimento de modelos intra-orais para estudo "in situ" de formação/inibição de placa/cálculo dental, para estudo do efeito anticariogênico do flúor (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  9. Avaliação da cariogenicidade de alimentos. O objetivo desta linha é a avaliação da cariogenicidade de alimentos utilizando métodos laboratorias, estudo de cárie experimental em animais e estudo "in situ" (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  10. Oclusão. Estudar os diferentes aspectos da oclusão, principalmente ao que se refere a: alterações da dimensão vertical; presença ou ausência de dentes; colocação de próteses; distúrbios da ATM e relação com órgãos adjacentes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1989).
  11. Influência de drogas sobre o tecido hepático. Sendo o tecido hepático o principal responsável pela metabolização de drogas no organismo, objetivamos com essa linha estudar os possíveis efeitos e influências de medicamentos sobre esse tecido com trabalhos laboratoriais em fígados intactos e em regeneração, pela análise morfológica e funcional do órgão e de ensaiod clínicos através de dosagens enzimáticas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
  12. Farmacologia do flúor. É de grande interesse na área odontológica o estudo do flúor como droga anti-cárie, uma vez que sua eficácia na diminuição da cárie dental está amplamente registrada na literatura. Porém o uso não racional desta droga tem motivado o estudo do seu metabolismo e toxicidade. Sobre estes aspectos os nossos trabalhos se desenvolvem na investigação de melhorias da eficiência do flúor com maior segurança (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1984).
  13. Sistema cardiovascular. Estresse, exercício e hipertensão (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1993).
  14. Antibióticos. A linha visa estudar a farmacocinética de antibióticos de maior utilização terapêutica em odontologia, através de procedimentos "in vivo" e "in vitro" (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1994).
  15. Cronobiologia . O objetivo desta linha de pesquisa e o de se estudar as variacoes que ocorrem na saliva durante o transcorrer do dia (ritmo circadiano) e tambem no que se refere a microbiota oral (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1995).
  16. Secrecao Gastrica . Verificar os efeitos de determinadas drogas sobre a secrecao gastrica e os mecanismos de regulacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1995).
  17. Eletromiografia . Analise eletromiografica em musculos relacionados com a mastigacao, degluticao e postura dos individuos. Dor miofacial, vibracao articular (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1993).
  18. Doenca Periodontal . Observar os aspectos histologicos da doenca periodontal frente a trauma oclusal e tambem relacionados a doencas do metabolismo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
  19. Glandulas Salivares . Tem Por Objetivo Estudar os Principios Ativos dos Glandulas Salivares Analisar suas Atividades Biologicas e a Interacao com Metabolismo de Carboidratos. Estudar o Relacionamento Destas Glandu LAS COM O CONTEUDO GASTRICO (pH, HCl E DEMAIS SECRECOES) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1988).
  20. Fluor . Analisar os Diferentes Aspectos da Acao do Fluor Sobre a Placa Dental, a Carie Dental e o Desenvolvimento de Germe Dental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
  21. Avaliacao " in Vitro" de Produtos Fluoretados . A Avaliacao Laboratorial de Produtos Fluoretados e o Primeiro Teste Pelo qual Passam as Formulacoes Desenvolvidas. Caso Aprovados, Sao Feitos Tes- Tes " in Situ" R a Avaliacao Clinica Final. o Objetiv O Desta Linha e De- Senvolver Metodos Laboratoriais que Simulem o Melhor Possivel as Condi- Coes Bucais Possibilitando Uma Avaliacao Mais Fiel de Produtos Fluoreta- dos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  22. Uso de Modelos Intra-orais para o Estudo da Cariogenicidade de Alimentos . A Cariogenicidade de Alimentos Tem Sido Avaliada Utilizando Modelos Ani- Mais, os quais Estao Sujeitos a Criticas. Assim, o Objetivo Desta Linha e Usar Modelos Intra-orais para Avaliar a Cariogenic Idade de Alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  23. Farmacologia do Fluor . E de grande interesse na area odontologica o estudo do fluor como droga anti-carie, uma vez que sua eficacia na diminuicao de incidencia da carie dental esta amplamente registrado na literatura. Poremo uso nao racional desta droga tem motivado o estudo do seu metabolismo e toxicidade. Sobre estes aspectos os nossos trabalhos se desenvolvem na investigacao da melhoria da eficiencia do fluor com maior seguranca (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1984).