Linhas de Pesquisa

  1. Estrutura função e oxidação de hemoglobinas de vertebrados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  2. Bioquímica de proteínas. Caracterização de proteínas monoclonais (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1975).
  3. Bioenérgica e transporte de ion sem mitocôndrias animais e vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1978).
  4. Hemoproteínas - detoxificacão de drogas. Desenvolvimentos de métodos de isolamento de citocromos P450 e citocromo P450 rdutase dependente do sistema de monoxigenase citocromo e hemoglobinas no mecanismo de metabolismo de drogas nitroheterocídicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1979).
  5. Purificação e caracterização de enzimas relacionadas a sintese de DNA e de proteínas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).
  6. Biomembranas. Interação de drogas com membranas de hemácias. Estudo sobre fluidez por técnicas de EPR, fluorescencia. Detecção de parâmetros bioquimicos e fluxo de K+, atividade ATPásica, resistência a hemólise em condições normais e de stress oxidativo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
  7. Bioenergética e transporte de ion sem mitocôndrias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  8. Simulação de exercício físico exaustivo em mitocôndrias isoladas. Estudo dos efeitos do exercício exaustivo no metabolismo oxidativo através da determinação de formação de espécies ativas de oxigênio e atividade das enzimas citrato sintase e succinato desidrogenase (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  9. Proteínas respiratórias I (invertebrados não mamíferos):Estrutura, Função e Evolução. Determinação da estrutura primária de hemoproteínas e sequenciamento dos ácidos nucleicos correspondentes, em vertebrados e invertebrados, visando correlacionar estrutura-função e realizar estudo filogenético em base molecular (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
  10. Proteínas respiratória II (Invertebrados): Estrutura, Função e Evolução. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  11. Mitocôndria de eritrócitos nucleados de répteis. Investigação das funções de mitocôndria e eritrócitos de serpente Bothrops alternatus: consumo de oxigênio, fosforilação oxidativa e transporte de íons (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  12. Estutrura e função em hemoglobinas de vertebrados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  13. Toxinas animais. Isolamento, purificação, detemrinação da atividade biológica correlacionada com a estrutura molecular. Estudos de hemologia sequencial e filogenia genética (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  14. Inibidores vegetais de proteases. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  15. Mecanismos moleculares de toxicidade celular. Investigação dos mecanismos de ação de toxinas em células de mamíferos e de Tripanosoma cruzi. Mecanismos de ação tóxica de especies reativas de oxigênio. Mecanismos de lesão e reparo de DNA induzidospor algumas genotoxinas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  16. Enzimas celulolíticas e lignolíticas de microorganismos. (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1991).
  17. Purificação e caracterização de fosfatases ácidas. Purificação de fosfatases ácidas de órgãos de mamíferos e plantas utilizando-se centrifugações diferênciais, precipitação salina/isoelétrica, cromatografias em coluna.Determinação de propriedades cinéticas e físico-químicas da enzima purificada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  18. Transdução de sinais em células vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  19. Avaliação toxicológOCa in vitro de compostos com aplicação farmacológica. Estudos das células de mamíferos e animais rodedores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  20. Hemoglobina de quilonio, estudos da estrutura do DNA das globinas alfa e beta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  21. Hemoglobina humana, interação com drogas e caracterização funcional de hemoglobinas anormais. Determinação da afinidade hemoglobina/oxigênio de hemogliobinas (HB) humanas anormais e da NB adulta tratada com fármacos por medidas espectrofotométricas determina-se em amostras de sangue total e também em soluções purificadas de HB: P50 (PO2 para saturação de 50% dos sítios ligantes de 02 da HB). N(coeficiente de Hill), além do efeito Bohr (efeito PH em CO2 na ligação HB/Oxigênio) eeito de poliânions fosfato, dosagens sanguíneas de 2,3-difosfoglicerato, etc.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  22. Estudo espectroscópicos da interação de fármacos com membranas modelo,efeitos estruturais e dinâmicos de anfíl. em geral em membranas lipidicas,efeito de anest.locais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  23. Estrutura função e oxidação de hemoglobinas de vertebrados. Estudo da estrutura e das propriedades funcionais de hemoglobinas de vertebrados particularmente de quelonios. A presença de grupos sulfidrilas livres nas estruturas de suas globinas, pode conferir a proteína, proteção contra os agentes oxidantes. Portanto, o estudo de oxidação da hemoglobina tornou-se relevante (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  24. Efeito de exercícios físicos sobre a oxidação de hemoglobina e sistemas antioxidantes. Pesquisa do efeito dos exercícios físicos sobre a oxidação de hemoglobina e sistemas anti-oxidantes do sangue pode fornecer subsídeos para se conhecer o efeito deletério ou protetor que o exercício físico pode trazer ao organismo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  25. Interação de drogas com sistemas antioxidantes eritrocitários. Diversas drogas tem sido utilizadas contra várias moléstias. Entretanto, não se conhece o seu efeito deletério ou protetor contra a oxidação e interação com os sistemas antioxidantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).