-
Dança Pessoal.
Essa linha de pesquisa busca encontrar uma metodologia de elaboração e codificação e sistematização de uma técnica pessoal de representação através da dilatação e dinamização das energias potenciais do ator; e em como transpor essa técnica pessoal para um processo de montagem de espetáculo
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
-
Mímesis Corpórea.
Consiste no processo de codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para cena tambémé estudado
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
-
Clown e o Sentido Cômico.
Busca descobrir um método de elaboração do clown pessoal e a utilização cômica do corpo através da dilatação da ingenuidade, do ridículo e do lirismo inerente a cada um de nós
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1993).
-
Antropologia Teatral e Cultura Brasileira.
A particularidade dos trabalhos desenvolvidos no LUME em relação a outros Centros de Pesquisa congeneros, reside precisamente no estudo da problemática do ator que repesenta e nao interpreta, fazendo
uso de uma técnica elaborada em sintonia com elementos da Cultura Brasileira. O ator, no sistema da comunidade teatral, é o emissor dos códigos, o espectador o receptor que lê e interpreta. Nomonento em que emite, o ator dilata, apresenta duas vezes,numa só re-presenta. Para que sua arte enquanto sistema de comunicação possa funcionar, o ator precisa de pelo menos dois elementos fundamentais:a técnica, o operativo e objetivo, que estabelece uma comunicação direta e racional, e o criativo, o que é vivo e está em permanente mutação e que estabelece uma comunicação subliminar, inconscie nte, sensorial com o espectador
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1993).