Linhas de Pesquisa

  1. Bases de Dados Sobre Musica Brasileira Contemporanea . Bases de dados que atualmente contem: 208 compositores, 400 interpretes, 70 grupos de camara, 17 orquestras, 13 festivais, 69 teatros e auditorios, 35 pesquisadoresem computacao e musica, 16 criticos e jornalistas 7 editoras de musica, 31 entidades de ensino, 14 entidades de apoio. Cada referencia traz endereco, tel, fax, e-mail, pessoa para contato. Os compositores tem indicacao do repertorio de obras e os teatros tem ficha tecnica. O catalogo de obras de musica eletroacustica tem hoje 337 obras catalogadas. 16 estudios de producao de musicas sobre suportetecnologico tambem estao repertoriadas. Essas bases de dados foram publicadas em junho 1995 - MUSICON - Guia da Musica Contemporanea Brasileira 95/96. As bases de dados estao sendo atualizadas o que resultara na segunda edicao 97/98 bem como num pagina WWW (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
  2. Criação Musical . Pesquisa de material sonoro/musical; tratamento do material; elaboração de blocos e/ou patterns; improvisação; observação/análise da improvisação; redefinição dos blocos/patterns e identificação de elementos conduzindo às idéias musicais, aos princípios musicais e procedimentos musicais que constituem a composição; organização dos elementos; elaboração da obra. Esse procedimento de pesquisa e geração de obra aplica-se a muitos casos de criação: seja para "música pura" ou "música em relação com outros meios". As sub-linhas de pesquisa tratam dessa diferenciação. Uma característica fundamental da criação musical é o constante movimento no ciclo "Acaso - Observação - Análise - Formulação - Destruição" ou nas atitudes "Racional - Irracional", "Razão - Intuição", "Continuidade - Descontinuidade" que devem ser equilibr (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).
  3. Composição Musical . Criação de obras musicais para instrumento solo, conjuntos de instrumentos, orquestras e demais formações instrumentais e vocais. Compreende também obras sobre suporte tecnológico (música eletroacústica - sobre fita magnética; computer music - sobre dispositivos de registro digital de informação variados, compreendendo ainda música gerada ao vivo através de algoritmos e/ou programas (simulação etc .)) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).
  4. Criação Musical com Outros Meios . Criação musical em interação com outros meios. Música "aplicada" ou música elaborada em conjunto com outras linguagens em diferentes suportes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).