Linhas de Pesquisa

  1. Drenagem de areas alagadas com uso de geotexteis. De relevante importancia numa praca de esportes a drenagem frequentemente ultrapassa a condicao de elemento auxiliar para o bom andamento de uma competicao, assumindo o papel mais vulneravel do campoMuitos problemas poderiam ser minimizados com uma drenagem tecnicamente correta, que desse vazao suficiente a agua precipitada e, de importancia maior, que acelerasse a infiltracao e que Conservasse constante, ao longo do tempo,a sua capacidade drenante. Entretanto, mesmo com uma drenagem horizontal eficiente, o solo superficial necessario ao crescimento da grama pode (e frequentemente e o que seobserva) dificultar a passagem da agua atraves dele devido a sua baixa permeabilidade comprometendo, dessa forma, a efeciencia do sistema drenagem horizontal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1978).
  2. Análise das deficiências do Método Fratar para estimativa de matrizes O-D de tráfego e desenvolvimento de aperfeiçoamentos do método. O método Fratar é utilizado para a distribuição das viagens dentro de uma área de estudo de planejamento de transportes, permitindo a obtenção das matrizes origem-destino para cada tipo de viagem em análise. Espera-se que esta distribuição reflita os verdadeiros desejos de viagem dos usuários de transporte dentro da área em estudo. Este objetivo somente pode ser aferido através da calibração do modelo baseado na análise da situação atual o que permite a aferição da qualidade dos resultados obtidos com o modelo. Pretende-se desenvolver métodos de calibração que permitam a verificação das qualidades do modelo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  3. Permeabilidade dos meios porosos. São determinadas as curvas de distribuição de vázios de materiais granulares. São executados ensaios de permeabilidade nestes materiais granulares. São elaboradas análises estatísticas correlacionandoas permeabilidades e as curvas de distribuição de vázios. Os ensaios de permeabilidade são executadas no regime leminar, através de controle sem a utilização do Número de Reynolds (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  4. Estudo da resistência ao cisalhamento e da pressão de pré-adensamento das argilas saturadas. São estudadas a resistência ao cisalhamento não drenada das argilas saturadas, em função de sua pressão de pre-adensamento. Este estudo é elaborado em amostras amolgadas e pré-adensadas e laboratórios com pressões bem definidas e controladas. É definido um método indireto para a determinação da pressão de pré-adensamento de argilas saturadas, através de sua resistência ao cisalhamento não drenada obtida, do ensaio de palhete executado em laboratórios (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  5. Desenvolvimento de ensaio em adensamento radial. Desde os primórdios do Estudo de Mecânica dos Solos tenta-se padronizar um ensaio laboratorial para obter o coeficiente de Adensamento de solos Finos Saturados em Drenagem Radial. As propostas paresentadas têm sido criticadas, principalmente devido a inadequação do sistema drenante escolhido. Mesmo equipamentos sofisticados tem sido alvos de críticas desfavoráveis. A linha de Pesquisa proposta visa a estabelecer um processo inédito, eficiente e simples e que utiliza equipamentos convencionais para ensaios de adensamento de solos com o objetivo da obtenção daquele coeficiente. O processo já foiapresentado no X Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, (1994), no internacional Symposium on Compression and Consolidation of Clayey Soils (1995), Hiroshima ,Japão (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  6. Estudo do Comportamento de Sub-leito Ferroviário Implantado sobre solos Compressíveis. Os solos compressíveis devido às suas características geotécnicas apresentam sérios problemas de estabilidade para infraestruturas ferroviárias, e mesmo rodoviárias que são implantadas sobre este tipode solo. Esta linha procura compreender o comportamento deste tipo de solo, de forma a permitir soluções de engenharia que permitem a construção de plataformas ferroviárias que nós requeiram manutenção preventiva contínua (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  7. Extensão da Teoria de Adensamento de Terzaghi. A ideia básica é proceder a extesões na teoria classica de Terzaghi afim de contemplar outras condições de contorno e propiciar sua aplicação a outros casos praticos por ela não cobertos Deverão ser utilizados como elementos de apoio, criterios de semelhança da análise dimensional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  8. Dimensionamento da Drenagem vertical e sua interação com a Drenagem Sub-superficial de áreas Alagadas e de Áreas Verdes, de Esporte e de Lazer. De relevante importância numa praça de esportes. A Drenagem frequêntemente ultrapassa a condição de elemento auxíliar para o bom andamento de uma competição, assumindo o papel mais vulneravel do campo. Muitos problemas poderiam ser minimizados com uma drenagem tecnicamente correta, que desse vazão suficiênte à água precipitada e, de importância maior, que acelerasse a infiltração e que conservasse constante, ao longo do tempo, a sua capacidade drenante. Entretanto, mesmo com uma Drenagem Horizontal efeiciente, o solo superficial necessário ao crescimento da Grama pode (e frequentemente é o que se observa) dificultar a passagem da água através dele devido à sua baixa permeabilidade comprometendo, dessa forma, a eficiência do sistema drenante horizontal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  9. Sistemas de Informações Georeferenciadas. Aplicação de sistemas de informações Georeferenciadas na análise do equilíbrio do meio físico. Mais especificamente no entendimento das variáveis envolvidas no ciclo hidrológico e na paisagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 11/1995).
  10. Método informatizado para cálculo de níveis de serviço ponto a ponto ao longo de uma sucessão de aclives e declives rodoviários. Na análise da capacidade de vias rodoviárias com fluxo não interrompido, a análise do nível de serviço é feita para trechos específicos, utilizando-se as rampas de aclive ou declive para o trecho. Pretende-se desenvolver uma metodologia, que através da utilização de um "software" computacional, que permita este tipo de análise ponto a ponto na via rodoviária (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).