Linhas de Pesquisa

  1. Secagem de Vegetais. Os vegetais são fontes de nutrientes essenciais a uma diéta saudável fornecendo vitaminas e minerais. Os processos de secagem podem converter alimentos deterioráveis em produtos estáveis. A temperatura ambiente, reduzindo as perdas e possibilitando o consumo em tempos de escassez e fora da estação e em locais distantes das áreas de produção. Os objetivos visados são: O estudo das características de secagem dos vegetais, análise sensorial dos produtos secos e construção de protótipo de secadores de baixo custo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  2. Aplicação da Tecnologia de Microondas ao Processamento de Alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  3. Ciência Básica e Medidas Físicas. Analise e caracterização de propriedades físicas. Alteração de propriedades pela ação de meio. Desenvolvimento de equipamentos e técnicas de medida (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1972).
  4. Secagem e Secadores. Mecanismos de transferência de calor e massa durante a secagem. Perda de qualidade durante a secagem. Avaliação técnico-econômica de processos e equipamentos. Projeto de equipamentos. Estudos sobre atividade de água (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1969).
  5. Economia Energética. Estudos teóricos e práticos visando a reformulação de critérios e práticas estabelecidas tendo em vista a crise energética. Desenvolvimento de técnicas alternativas em relação a: energia solar, produção de alcool, energia elétrica. Otimização de processos e operações visando a redução no consumo de energia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  6. Refrigeração. Estudo dos sistemas de refrigeração. Instalações frigoríficas. Armazenagem frigorificada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1978).
  7. Bioengenharia e Biotecnologia. Desenvolvimento e caracterização cinética de processos microbianos e enzimáticos. Fermentações alcoolicas produção e aplicações de enzimas, bioinseticidas. Tratamento de residuos. Reatores bioquímicos- projeto e operação. Produção e modelagem de culturas de alta densidade populacional, separação e purificação de produtos de fermentação - cinética e design (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1969).
  8. Engenharia de Processos. Integração das operações unitárias e reações de transformação nos processos industriais. Estudo completo de projetos com viabilidade econômica. Otimização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1975).
  9. Tecnologia Apropriada. Desenvolvimento de equipamentos e processos para o pequeno e médio produtor de alimentos e agro industrial rural. Caracterização tecnológica e sócio econômica de potencialidades de desenvolvimento regional auto sustentado (ecodesenvolvimento) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
  10. Separações Físicas. O Laboratório de Separações Físicas-DEA/FEA-Unicamp dedica-se ao estudo dos seguintes processos de separação: 1) Destilação extrativa e azeotropica: obtenção de substâncias puras (Etanol Anidro); 2) Extração de óleos essenciais com dióxido de carbono supercritico: obtenção, separação e quantificação de aromas; 3) Purificação de ácidos orgânicos por extração com solvente; 4) Recuperação de proteinas por precipitação; 5) Determinação de coeficiente de difusão de massa em alimentos sólidos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).
  11. Ensino de Engenharia. Desenvolvimento de equipamentos para ensino. Desenvolvimento de metodologias de ensino. Estudo de problemas curriculares. Estabelecimento de programas de integração com outras áreas de conhecimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1976).
  12. Alimentos a Umidade Intermediária. Obtenção de frutos e hortaliças a umidade intermediária por desidratação osmótica, ação de preservantes. Mecanismos de transferência de massa. Armazenamento e tempo de conservação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
  13. Automação de Processos. Controle e automação de processos da indústria de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).