Linhas de Pesquisa

  1. Métodos Sensoriais Descritivos Quantitativos. Desenvolvimento de Perfil Sensorial de alimentos por técnicas sensoriais descritivas como: Análise Descritiva Quantitativa, Perfil Livre e Perfil de Textura. Análises Univariadas e Multivariadas dos dados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  2. Géis Biopoliméricos como Ingredientes. Estudo das características físicas, fisíco-químicas e químicas de géis de biopolímeros, visando a sua funcionalidade em produtos alimentícios (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  3. Aspectos Metabólicos e Bioquímicos dos Macronutrientes. Estudo da interação isolada ou conjunta das proteínas, lípides e carboidratos com o organismo de modelos experimentais. Consideram-se aspectos como biodisponibilidade, efeitos do preparo, processamento e valor nutritivo dos alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1975).
  4. Fatores Antinutricionais em Alimentos. Caracterização, separação e identificação de substâncias antinutricionais em alimentos. Estudo in vivo de suas consequências metabólicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1978).
  5. Ingestão e Biodisponibilidade de Micronutrientes. Determinação de níveis de ingestão de micronutrientes fornecidos por alimentos in natura e processados. Biodisponibilidade e fatores relevantes. Estudo da fortificação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  6. Efeitos dos Processamentos sobre a Estabilidade e sobre as Propriedades Funcionais dos Nutrientes. Estudos da cinética de destruição de vitaminas e provitaminas. Estudo das alterações dos componentes do alimento. Formulação de propostas tecnológicas visando a preservação dos nutrientes contidos no produto alimentício processado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1978).
  7. Desenvolvimento de Alimentos de Características Nutricionais Especiais. Desenvolvimento e avaliação de produtos alimentícios originais, visando atender as demandas de diferentes faixas etárias, categorias de dispêndio energético e condições de saúde. Estudo das peculiaridades composicionais de fontes convencionais e não convencionais que possam ser aproveitadas com estes fins (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  8. Microestrutura de Alimentos. Estudo ao microscópio óptico e eletrônico de alimentos submetidos a processos tais como: ação enzimática, acondicionamento com emulsões, com coloides, ação termoplástica e irradiação. Distribuição doscarboidratos, lípides e proteínas nas sementes de cereais e leguminosas. Alterações destes macrocomponentes durante a germinação, estocagem e processamento das matérias-primas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1985).
  9. Recuperação de Nutrientes a Partir de Subprodutos de Indústria de Alimentos. Análise, extração, purificação e avaliação de nutrientes recuperados de resíduos do processamento de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  10. Propriedades Funcionais de Proteínas Alimentícias. Estudos de efeitos de tratamentos físicos, químicos e enzimáticos sobre as principais propriedades funcionais das proteínas dos alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  11. Desenvolvimento e Otimização de Produtos e Sistemas de Produção para Restaurantes de Coletividades. Avaliação e desenvolvimento de processos, equipamentos e novas tecnologias para uso em serviços de alimentação, visando a redução de custos e melhoria da qualidade e rendimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  12. Políticas Agro-Alimentares. Análise das políticas agro-alimentares (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1995).
  13. Consumo e Hábitos Alimentares. Análise econômica, socio-cultural e nutricional do consumo e hábitos alimentares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  14. Cadeias e Sistemas de Distribuição de Alimentos. Analisar a eficiência e os pontos de estrangulamento das cadeias e sistemas de distribuição de alimentos, visando propor modelos alternativos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  15. Técnicas Tempo-Intensidade de Avaliação Sensorial. Desenvolvimento e avaliação de novas metodologias de aquisição de dados sensoriais temporais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  16. Estudos de Consumidor por Métodos Afetivos. Avaliação da aceitação de consumidores a produtos alimentícios específicos e estabelecimento de preferências. Análise dos dados por técnicas univariadas e multivariadas, como Mapa de Preferência Interno (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  17. Avaliações Instrumentais de Parâmetros Sensoriais. Desenvolvimento de estudos envolvendo colorimetria, reologia e GC-olfatometria, com posterior correlação entre dados instrumentais com dados sensoriais e estabelecimento de regressões lineares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  18. Estudos Psicofísicos. Desenvolvimento de curvas de potência de edulcorantes e outros compostos. Determinações de limiares ("thresholds") (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).