Linhas de Pesquisa

  1. Fungos Termoresistentes em Alimentos. Isolamento, caracterização, identificação e quantificação de bolores termoresistentes. Desenvolvimento de método computacional para identificação de bolores termoresistentes e estabelecimento da sua resistência termica em alimentos tais como: sucos e polpas de frutas e concentrados de frutas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).
  2. Otimização de processos térmicos de alimentos. Estudo de cinética de destruição térmica de microrganismos, enzimas e vitaminas para processados. Otimização de processos térmicos de alimentos em autoclaves estacionárias e agitadas, visando a melhor retenção de fatores de qualidade. Estabelecimento de melhor combinação tempo - temperaturas para processos de vegetais, carnes e frutas. Modelos de otimização e aplicações (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1986).
  3. Performance de embalagens de alimentos termoprocessados. Desenvolvimento de laminados e de embalagens para produtos esterilizados por calor. Performance de embalagens termoprocessadas. Modificação de uma autoclave vertical para processamento de bolsas esterelizaveis. Processamento de bolsas e bandejas em autoclaves por imersão de água e contra pressão de vapor. Avaliação da termosoldagem de bolsas esterilizaveis utilizando esporos bacterianos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1989).
  4. Controle de termofilos em indústria de alimentos. Levantamento da carga de termofilos deteriorantes em alimentos. Análise de risco e controle de pontos críticos de contaminação por termofilos em plantas processadoras de alimentos. Avaliação de agentes inibidores de termofilos, controle a nível de planta, inibição de termofilos mediante processos termoquímicos, antibacterianos e coadjuvantes térmicos como bacteriocinas em produtos como açúcar, ca fé, vegetais e sucos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
  5. Bioindicadores de esterilização. Desenvolvimento da técnica para avaliação biologica da esterilização térmica e/ou por oxido de etileno em processos contínuos e descontínuos. Utilizando microrganismos padrões em carregadores. Avaliação da performance dos bioindicadores biológicos frente aos metodos físicos de medida utilizando termopares. Desenvolvimento de novos bioindicadores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1989).
  6. Desinfecção e inibição de esporulados. Estudo envolvendo agentes antigerminantes naturais existentes em alimentos especificamente temperos e extratos de vegetais com atividade inibidora de esporulados termofilicos de interesse a indústria de alimentos. Avaliação de esporiecidas e desinfectantes para controle adequado de termofilos, estabelecimento da concentração, tempo de aplicação e eficiência de esporicidas e desinfectantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  7. Utilização de Microrganismos na Biorremediação Ambiental e/ou Industrial. Estudo da participação de microganismos e suas enzimas na degradação de poluentes organicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  8. Determinação de Aditivos Alimentares em Alimentos Industrializados e Avaliação da sua Ingestão Diária Potencial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  9. Polissacarideos. Determinação da estrutura de Polissacarideos obtidos de novas fontes e estudo reológico desses Polissacarideos, bem como de misturas de Polissacarideos já conhecidos. Modificações na estrutura químicade Polissacarideos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  10. Enzimas Microbianas. Produção de enzimas microbianas por via fermentativa, caracterização físico-química da enzima produzida e sua aplicação na indústria de alimentos e farmacêutica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  11. Imobilização de Enzimas. Imobilização de enzimas de interesse na indústria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  12. Microorganismos em Tecnologia de Alimentos. Microorganismos em tecnologia de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  13. Metodos Cromatograficos e Espectrometricos em Analise de Alimentos. Aplicação de Cromatografia em coluna e camada delgada, Cromatografia Gasosa, Espectrometria de Massa e Ressonância Magnética Nuclear na determinação de constituintes e contaminantes mais importantes em alimentos brasileiros (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  14. Toxinas Microbianas. Toxinas Estafilococicas, produção, purificação, caracterização parcial e produção de antissoros de Enterotoxinas Estafilococicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  15. Fracionamento e Purificação de Componentes da Biomassa de Levedura Visando sua Aplicação em Alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  16. Modificações Enzimáticas de Proteinas Visando Melhoria de Propriedades Funcionais e Nutritivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  17. Estudo Visando Isolamento e Aplicações de Proteinas do Sangue Animal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  18. Proteinas em Sementes de Plantas Leguminosas. Caracterização físico-química da toxidez e do valor biologico das principais proteinas dos grãos de feijão, estudo dos fatores de natureza não-proteica que interferem com a utilização das proteinas defeijão pelos organismos vivos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1987).
  19. Adulteração e Padrão de Qualidade em Alimentos. Estudo da Metodologia Analítica para a determinação de adulteração e padrão de qualidade de alimentos processados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  20. Bioquímica Nutricional. Desenvolvimento de novos métodos de avaliação proteica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
  21. Identificação de Antocianinas de Novas Fontes, Estudo do Efeito de Proteinas e Polissacarideos na sua Estabilidade. Identificação de antocianinas de novas fontes, estudo do efeito de proteinas e polissacarideos na sua estabilidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  22. Vitaminas. Determinação dos teores de vitaminas em alimentos. Estudo sobre o efeito do processamento e estocagem. Métodos e validação para a analise simultanea de vitaminas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  23. Corantes Artificiais. Avaliação e validação de metodologias para a determinação qualitativa e quantitativa de corantes artificiais em alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  24. Sistemática Microbiana. Caracterização taxonômica e tecnologica de microrganismos de interesse industrial e ambiental através de técnicas químicas e moleculares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1985).
  25. Produtos Naturais como Aditivos. Utilização de produtos naturais como aditivos em alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  26. Compostos Tóxicos em Alimentos. Avaliar a presença de substâncias tóxicas em alimentos sejam substâncias naturais ou contaminantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1983).
  27. Tratamento Biologico de Efluentes Industriais. Caracterização microbiologica de efluentes industriais e determinação da participação destes microrganismos na degradação da matéria organica presente nos efluentes provenientes de indústrias de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  28. Fisiologia e Metabolismo de Microrganismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
  29. Carotenoides e Pró Vitaminas A: Análise, Ocorrências em Alimentos, Efeito de Variáveis Agrícolas, Processamento e Estocagem de Alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  30. Aditivos em Alimentos. Otimizar metodologia analítica para determinação de aditivos em alimentos processados e aplicação destes métodos para levantamento dos níveis encontrados nos alimentos comercializados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  31. Efeito de Processos Térmicos sobre Microrganismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
  32. Isolamento e Seleção de Leveduras Industrialmente Desejadas. Isolamento e seleção de leveduras produtoras de enzimas, leveduras com capacidade Killer, alta capacidade fermentativa, termotolerante e osmofilicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  33. Isolamento e Seleção de Microrganismos Produtores de Enzimas Celuloliticas. Produção, caracterização de enzimas celuloliticas e aplicação industrial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
  34. Produção de Ácidos Graxos Mono e Digliceridios por via Biotecnologica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  35. Fibras Alimentares: Uso, Avaliação Nutricional e Fisiológica. Caracterização de fibras alimentares e avaliação de seus aspectos nutricionais e fisiológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  36. Destilados Fermentados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1991).
  37. Transformações Enzimáticas da Sacarose. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1991).
  38. Controle Microbiológico de Alimentos. Métodos de Analises Microbiológicas de Alimentos - Identificação e contagens de microrganismos patogenicos veiculados por alimentos e microrganismos deterioradores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  39. Compostos Volateis em Alimentos. Compostos Voláteis responsáveis pelo aroma de frutas e outros alimentos, fatores que influem na composição e efeitos de processamento e estocagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  40. Composição de Ácidos Graxos em Alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  41. Bioquímica e Funcionalidade de Proteinas do Musculo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  42. Formação de Filmes Proteicos Comestíveis. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  43. Alterações de Proteinas da Clara do Ovo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  44. Micotoxinas em Alimentos. Desenvolvimento de métodos analíticos. Incidência em alimentos nacionais. Identificação de fatores que influenciam a produção de micotoxinas no campo e na estocagem. Efeitos de processamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  45. Metais em Alimentos. Desenvolvimento e avaliação de métodos analíticos. Levantamento de perfil de metais constituintes em alimentos e determinação de metais contaminantes. Efeito de processamento e estocagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  46. Utilização de Peixes para Estudo de Toxicidade e Metabolismo de Substâncias Potencialmente Tóxicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  47. Aplicação de Lipases na Hidrolise e Esterificação de Óleos Marinhos. Seleção de Lipase Microbiana adequada a hidrolise de óleos marinhos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  48. Seleção de Bactérias Produtoras de Lipase Alcalina. Isolamento e seleção de bactérias produtores de lipase alcalina e sua caracterização bioquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  49. Produção e Aplicação de Lipases Microbianas no Processamento de Alimentos. Caracterização físico-química de lipase microbianas e/ou vegetais e estudo de aplicação na indústria de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  50. Seleção de Tecidos Vegetais e Animais Produtores de Substâncias Biologicamente Ativas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  51. Transformações Bioquímicas em Tecidos Animais. Caracterização Bioquímica das transformações que ocorrem em tecidos animais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  52. Produção de Ciclodextrinas por Microrganismos. Isolamento e seleção de microrganismos produtores de alfa, beta e gama ciclodextrinas e sua aplicação na indústria de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  53. Produção e Caracterização de Aromas Microbianos. Isolamento e seleção de microrganismos produtores de aroma e caracterização química dos aromas obtidos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  54. Produção de Metabolicos Secundários Microbianos de Interesse ao Processamento de Alimentos. Obtenção de metabolicos via processos fermentativos para aplicação como aditivos na indústria de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  55. Seleção e Melhoramento Genético de Microrganismos. Seleção e melhoramento genético de microrganismos produtores de enzimas e metabolitos de interesse industrial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  56. Produção de Enzimas Lignoceluloliticas por Microrganismos, Aplicação destas Enzimas. Estudo do Metabolismo e fisiologia de microganismos lignoceluloliticos. Determinação da produção das enzimas, lignanases, lacases e peroxidases, celulases, xilanases para seleção das melhores linhagens. Aplicação destes microrganismos e/ou enzimas na degradação de compostos organoclorados, fenolicos e outros. Determinação da capacidade de fungos na fermentação de material lignocelulosico para produção de etanol (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  57. Avaliação da Contaminação de Alimentos por Hidrocarbonetos Aromáticos Policiclicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  58. Avaliação do Efeito do Processamento sobre os Níveis de Substâncias Químicas Toxicas Naturalmente Presentes em Alimentos in Natura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  59. Estudo do Efeito do Processamento na Contaminação de Alimentos por Hidrocarbonetos Aromáticos Policiclicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  60. Avaliação do Efeito do Processamento nos Residuos de Agrotoxicos Presentes em Alimentos in Natura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  61. Antocianina como Corantes Naturais. Obtenção de novas fontes de antocianinas a partir de plantas e frutas da flora brasileira com objetivo de identificar sua composição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  62. Análise e Produção de Alimentos Dietéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  63. Produção de Pigmentos Naturais a Partir de Cultura de Tecidos. Visando substituir os corantes artificiais, utilizando a técnica de cultura de tecidos de plantas com alto teor de pigmento vermelho produz-se corantes vermelhos a partir de diminutas quantidades de tecido vegetal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
  64. Produção e Aplicação de Bioemulsificantes. Seleção e estudos de microrganismos produtores de bioemulsificantes, aplicação destes microrganismos no tratamento de efluentes industriais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).