-
Identidade e Identificação Linguístico - Cultura: Estudo das Funções da Segunda Língua na Constituição do Sujeito de Enunciação.
Coordenador: S.M.Serrani-Infante; (08/1994 - 07/1996).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Algumas relações entre a reflexão sobre a Linguagem no Pós-Modernismo e a mudança de paradigma nos Estudos sobre tradução a partir da Década de 1980.
Coordenador: R.Arrojo; (10/1994 - 02/1995).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Projeto Temático Geral: Interação e aprendizagem de línguas: subsídios para a auto formação do professor.
Coordenador: A.D.C.B.R.de Kleiman; (07/1991 - 07/1996).
Órgão Financiador: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Leitura como interação em interações transculturais: O professor índio e o português como segunda língua.
Coordenador: M.do C.Cavalcanti; (08/1993 - ).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Estratégias comunicativas em interações de cunho persuasivo envolvendo escolarizados e não escolarizados.
Executor: I.Signorini; (08/1993 - 07/1995).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
O papel do interlocutor na constituição da escrita co foco de atenção e de conhecimento da criança.
Coordenador: M.L.T.Mayrink-Sabinson; (10/1991 - ).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Línguas Tipologicamente Próximas: Malentendidos na Implantação do Mercolsul.
Coordenador: S.M.Serrani-Infante; (10/1992 - ).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Interação e construção do discurso pedagógico: Componente do Projeto: Interação e aprendizagem de língua subsídios para a auto-formação do professor de 1o Grau.
Coordenador: M.do C.Cavalcanti; (01/1991 - ).
Órgão Financiador: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Escolas da floresta e a formação de professores: Análise de interação transculturais e interculturais em contexto pedagógico.
Coordenador: M.do C.Cavalcanti; (08/1993 - 07/1995).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Interação em aula de leitura - componente do Projeto Temático: Interação e Aprendizagem - subsídios para a auto-formação do professor de línguas no 1o Grau.
Coordenador: M.J.Coracini; (05/1992 - ).
Órgão Financiador: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Discurso político e imprensa: contribuição para a leitura crítica.
Coordenador: M.J.Coracini; (06/1992 - ).
-
A relação entre linguística aplicada e a psicologia social da linguagem: FASE I: Atitudes frente ao inglês.
Coordenador: J.A.M.M.C.Busnardo Neto; (03/1991 - ).
-
A relação entre conhecimento lingüístico e leitura crítica.
Coordenador: J.A.M.M.C.Busnardo Neto; (03/1991 - ).
-
Projeto Integrado: Letramento e comunicação intercultural.
Coordenador: A.D.C.B.R.de Kleiman; (07/1993 - 07/1996).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Interação e Relevância no Ensino de Língua Estrangeira - Componente do Projeto: Interação e Aprendizagem - subsídios para a auto-formação do professor de línguas no 1o Grau.
Coordenador: J.C.P.de Almeida Filho; (08/1991 - ).
Órgão Financiador: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (EPPE) - componente do projeto de pesquisa "Português para Estrangeiros: Ensino da língua portuguesa e cultura brasileira".
Coordenador: J.C.P.de Almeida Filho; (08/1992 - ).
-
Glossário de Termos da Lingüística Aplica (Inglês-Português) (Português-Inglês).
Coordenador: J.C.P.de Almeida Filho; (06/1994 - ).
-
Leitura como interações transculturais: o professor índio e o português como segunda língua.
Coordenador: M.do C.Cavalcanti; (08/1995 - 07/1997).
Órgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico