-
Educacao e Trabalho.
a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relacao com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea Examinam-se, ainda, as repercussoes da relacao educacao-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a questao da Organizacao do Trabalho Pedagogico. b) Producao de conhecimentos acerca da relacao entre educacao e trabalho a partir da investigacao da natureza historico-social e psicologica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalizacao tal como a escola a propoee com os processos envolvidos em modelos de qualificacao que ocorrem fora do sistema formal de ensino
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao Especial.
Estudo sobre o deficiente mental, visual e auditivo no contexto da historia da educacao no Brasil
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Fundamentos Psicologicos para a Educacao Pre-Escolar.
Estudo de desenvolvimento psicologico da crianca de 0 a 7 anos, em seus aspectos linguistico, cognitivo, afetivo, social e fisico e suas implicacoes para a educacao pre-escolar
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao e Ensino.
Estudos das questoes do ensino considerando as especificidades das diferentes areas do conhecimento
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao e Producao Cultural.
Estudo das praticas culturais na historia e na educacao
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao e Producao Cientifica e tecnologica.
Estudos voltados para divulgacao e uso da producao cientifico-tencologica e os aspectos epistemologicos e historico-sociais dessa producao e suas relacoes com a educacao e com os processos de construcao de conhecimentos nos tres niveis de ensino; formacao, Concepcoes e trabalho do professor de disciplinas cientificas e tecnologicas; funcionamento da linguagem cientifica
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao e Sexualidade Humana.
Estudo interdisciplinar da sexualidade humana e busca de metodologias de acao educativa
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Psicologia e Educacao Matematica.
Estudo da relacoes entre a Psicologia e a Educacao Matematica, com especial enfase nos aspectos relacionados a: 1) formacao de conceitos, principios e solucao de problemas em matematica; 2) atitudes
com relacao a matematica; 3) Construtivismo e Educacao Matematica; 4)habilidades, estrategias cognitivas e tecnicas de mensuracao
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Pratica Pedagogica em Matematica.
Tem como objeto de investigacao a pratica pedagogica em sala de aula, sobretudo as relacoes e interacoes entre aluno, professor e conteudo matematico sob diferentes perspectivas teorico-metodologicas
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Formacao de Professores de Matematica.
Estudos referentes a formacao de professores de matematica nos cursos de Licenciatura (professores para 5a. a 8a. series) e nos cursos de magisterio do 2o.grau (1a. a 4a. series) incluindo a pesquisa
sobre as atividades de concepcoes , aspectos relacao professor-aluno, desempenho em matematica e outros fatores que estao relacionados a formacao dos futuros professores dessa disciplina
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Historia, Filosofia e educacao Matematica.
Esta linha de pesquisa toma como objeto de investigacao as relacoes entre Historia, Filosofia e Educacao Matematica como ponto de referencia para a problematizacao pedagogica e didatico-metodologica
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).