-
Gestao Educacional.
Centralizacao, descentralizacao e desconcentracao do sistema educacional. Focaliza, tambem, a autonomia e gestao de escola de ensino basico. (educacao infantil e fundamental) e medio
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Teoria das Organizacoes.
Estudo das organizacoes de natureza educacional: escola, partidos politicos, sindicatos, clubes de servico e associacoes. Estes estudos Compreende:mecanismos de dominacao,violencia nas organizacoes, fluxo de informacoes dentro das organizacoes e comunicacao social, estudo das teorias das organizacoes enquanto discurso que legitima o poder;forcas que atuam nas organizacoes como contra-poder
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Curriculos e Programas.
Estudo dos fundamentos sociologicos,filosoficos e historicos do curriculo; concepcao e modelos de planejamento curricular
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Supervisao de Ensino.
Estudo da supervisao nas relacoes de trabalho na instituicao escolar. A relacao do trabalho do supervisor na estrutura e organizacao do ensino
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Economia e Planejamento Educacional.
Estudos e pesquisas sobre economia dos sistemas de ensino, relacoes entre formacao e emprego, financiamento da educacao do ponto de vista micro e macro economico e planejamento e politicas publicas
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Estado, Sociedade e Politicas Publicas.
Pressupostos politicos da administracao da educacao brasileira. Politicas publicas, demandas sociais e educacao, legislacao educacional. Estrutura e comportamento do estado e da burocracia. Campo de
poder, formacao de quadros burocraticos e educacao no Brasil
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Movimentos Sociais e Gestao da Educacao.
Analise da organizacao, estrutura, pratica e ideologias de grupos sociais organizados da sociedade civil e suas relacoes com o Estado, partidos, sindicatos, igreja etc..
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao na America Latina.
Analise das concepcoes e formas de modernizacao que envolvem historicamente a educacao na America Latina e de suas implicacoes nas politicas sociais, cientificas e culturais para a maioria da populacao, atraves de estudos comparados
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Educacao e Sociedade.
Analisa o papel da educacao no processo de desenvolvimento politico e economico do pais numa perspectiva comparativa internacional, examinando diversos modelos de implantacao e expansao do sistema educacional, conforme as exigencias dos acontecimentos nacionais das varias formas de desenvolvimento (capitalista-tardio, capitalistas, socialistas ex-coloniais). A finalidade e estudar a relacao entre
a educacao e o desenvolvimento socio-economico assim como aconteceu historicamente no mundo contemporaneo
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
-
Cultura, Comunicacao e Educacao.
Analise dos processos de comunicacao dentro de contextos culturais e educacionais e a influencia das novas tecnologias sobre as relacoes que existem dentro desses processos
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).