Linhas de Pesquisa

  1. Gestao Educacional. Centralizacao, descentralizacao e desconcentracao do sistema educacional. Focaliza, tambem, a autonomia e gestao de escola de ensino basico. (educacao infantil e fundamental) e medio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  2. Teoria das Organizacoes. Estudo das organizacoes de natureza educacional: escola, partidos politicos, sindicatos, clubes de servico e associacoes. Estes estudos Compreende:mecanismos de dominacao,violencia nas organizacoes, fluxo de informacoes dentro das organizacoes e comunicacao social, estudo das teorias das organizacoes enquanto discurso que legitima o poder;forcas que atuam nas organizacoes como contra-poder (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  3. Curriculos e Programas. Estudo dos fundamentos sociologicos,filosoficos e historicos do curriculo; concepcao e modelos de planejamento curricular (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  4. Supervisao de Ensino. Estudo da supervisao nas relacoes de trabalho na instituicao escolar. A relacao do trabalho do supervisor na estrutura e organizacao do ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  5. Economia e Planejamento Educacional. Estudos e pesquisas sobre economia dos sistemas de ensino, relacoes entre formacao e emprego, financiamento da educacao do ponto de vista micro e macro economico e planejamento e politicas publicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  6. Estado, Sociedade e Politicas Publicas. Pressupostos politicos da administracao da educacao brasileira. Politicas publicas, demandas sociais e educacao, legislacao educacional. Estrutura e comportamento do estado e da burocracia. Campo de poder, formacao de quadros burocraticos e educacao no Brasil (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  7. Movimentos Sociais e Gestao da Educacao. Analise da organizacao, estrutura, pratica e ideologias de grupos sociais organizados da sociedade civil e suas relacoes com o Estado, partidos, sindicatos, igreja etc.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  8. Educacao na America Latina. Analise das concepcoes e formas de modernizacao que envolvem historicamente a educacao na America Latina e de suas implicacoes nas politicas sociais, cientificas e culturais para a maioria da populacao, atraves de estudos comparados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  9. Educacao e Sociedade. Analisa o papel da educacao no processo de desenvolvimento politico e economico do pais numa perspectiva comparativa internacional, examinando diversos modelos de implantacao e expansao do sistema educacional, conforme as exigencias dos acontecimentos nacionais das varias formas de desenvolvimento (capitalista-tardio, capitalistas, socialistas ex-coloniais). A finalidade e estudar a relacao entre a educacao e o desenvolvimento socio-economico assim como aconteceu historicamente no mundo contemporaneo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  10. Cultura, Comunicacao e Educacao. Analise dos processos de comunicacao dentro de contextos culturais e educacionais e a influencia das novas tecnologias sobre as relacoes que existem dentro desses processos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).