-
Pesquisa da Linguagem Cenica.
Criacao e desenvolvimento de uma Cia. Teatral Estavel c/ a participacao de atores graduados e em formacao (na qualidade de estagiarios) pelo DAC/IA UNICAMP, prevendo a participacao de estudantes do Curso de Pos-Graduacao em Artes como colaboradores, buscando oferecer aos jovens profissionais um expaco de experimentacao e reflexao em constante contato c/ a Universidade e c/ a comunidade, dentro de
uma proposta de educacao continuada. Prioritariamente, a BOA COMPANHIA dedica-se `a pesquisa da linguagem cenica c/ o objetivo de responder na pratica, isto e', atraves de espetaculos teatrais, questoes que hoje se colocam nos meios academicos sobre a especificidade da linguagem teatral
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
-
Teatro de Animacao.
Estudo Interdisciplinar que visa discutir as possiveis relacoes existentes entre as Artes Cenicas, Artes Plasticas e Artes do Movimento. A confeccao e a utilizacao de objetos cenicos
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1989).
-
Encenacao Brasileira Contemporanea.
Pesquisa sobre a linguagem de encenacao com aplicacao direta ao Teatro Brasileiro Contemporaneo. Uso de instrumentos ligados `a teoria do Teatro e a Semiologia
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
-
Aplicacao da Musica no Teatro.
A utilizacao dos recursos Analogico-Digitais na Pre-Producao de Trilhas Sonoras Teatrais
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1991).
-
Preparacao Tecnica do Ator.
Esse trabalho tome como ponto de partida a reorganizacao psico-fisica do interprete tomando como base a proposta do metodo de Klaus Vianna
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
-
Traducao Cenica de obras dramatica, literarias e poeticas.
Diferentes abordagens sobre o texto c/ vistas ao espetaculo tomando como suporte poetico a acao desenvolvida pelos interpretes
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
-
Investigacao das Linguagens Cenicas.
Laboratorio sistematico sobre a linguagem no sentido de ampliacao do repertorio expressivo dos interpretes
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
-
Critica, Dramaturgia e Historia do Teatro.
Estudo das obras dramaticas de Strindberg que interessam a Critica, Dramaturgia e Historia do Teatro
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1991).
-
Linguagem Cenica : Empatia e Distanciamento ; Ritmo Comico e Ritmo Tragico .
Atraves da Encenacao e Apresentacoes Publicas de Espetaculos Teatrais, Pesquisar o Binomio Empatia/distanciamento Dentro das Seguintes Propostas: 1- do Expressionismo Ao Teatro Didatico de Berthold Br Echt; 2- o Ritmo Comico e a Semente Tragica: Moliere e Dursemmalt; 3- a Explosao do Estilo no Melodrama
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1994).
-
Dramaturgia.
Construcao de texto dramatico a partir de fatos objetivos da realidade
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
-
Historia do Depto. de Artes Cenicas.
Documentacao da Producao Teatral do Curso de Graduacao em Artes Cenicas
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1995).
-
Pratica Teatral: Expressao Vocal.
Investigacao e aplicacao pratica dos elementos tecnicos integrantes da voz e da fala brasileiras
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
-
Pratica Teatral: Expressao Vocal.
*Pesquisa das caracteristicas da fala brasileira aplicadas `a interpretacao teatral
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
-
Teatro e Sociedade.
Tal objetivo alia-se a uma metodologia que propoe o constante exercicio de ampliacao da perspectiva do preso e a consequente compreensao das forcas que compoem o contexto social, a fim de que ele passe a compreender nao apenas as reacoes inter-humanas individuais, mas sobretudo as determinantes sociais dessas relacoes, tornando-o capaz de compreender seus "crimes" e suas responsabilidades
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 04/1995).
-
Conduzir os Alunos-Atores para se desenvolverem melhor na comunicacao de uma ideia `a decodificacao dos sentimentos.
A pesquisa se realiza na observacao dos comportamentos humanos, para aplicacao no trabalho teatral, ou na atuacao junto a seus grupos de trabalho e na convivencia social. Usando varias tecnicas de dinamica de grupo, exercicios teatrais e experimentacao pratica, observadas em salas de aulas, ensaios e performances
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 04/1988).
-
O Ator como Centro de Manifestacao Teatral e suas Possibilidades.
A pesquisa visa colocar o ator como centro de manifestacao teatral e todas as suas possibilidades. Para tanto os atores se entregam a varios treinamentos vocais, corporais e intelectuais
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1991).
-
Dramaturgia e Encenacao.
Estudar a Aplicacao do texto teatral e sua necessidade de transformacao a partir de um determinado processo de encenacao
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
-
Dramaturgia, Encenacao, Direcao, Cenografia, Figurino e Producao Teatral.
Estudo e Aplicacao dos diversos elementos que compoe o fenomeno teatral a partir de um texto teatral ou de sua criacao
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
-
Formacao de Atores e Encenacao.
Criacao espetuculos teatrais e oferecimento de suportes tecnicos a partir das necessidades de cada encenacao
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).