Departamento de Histologia e Embriologia

Linhas de Pesquisa

1.
Interacao Materno-Fetal. Estudo morfo-funcionais da interacao materno-fetal compreendendo os fenomenos desde o periodo pre-implantacional do embriao ate o desenvolvimento pleno da placenta em mamiferos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
2.
Neurobiologia: desmielinização e remielinização no sistema nervoso. Investigar os fenômenos biológicos envolvidos no processo de desmielinização e remielinização do sistema nervoso central através de modelos experimentais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
3.
Ação de venenos e toxinas em sistemas biológicos. Estudar os fenômenos biológicos envolvidos na patogênese da alterações induzidas por substâncias naturais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
4.
Modelos experimentais de desnutrição: efeitos em sistemas biológicos. X (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
5.
Regeneracao da nadadeira dos peixes teleosteos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
6.
Tegumento e glandulas cutaneas. Através de abordagem metológica que permite avaliação de parâmetros qualitativos/quantitativos, estuda-se comparativamente tegumento, diferentes tipos de GC e GCSD de anfíbios anuros, com objetivo de obter-se visualização de aspectos estruturais da pele e GC que possam ser correlacionáveis com hábitos ecológicos e padrões comportamentais exibidos por esses anuros. Esclarecer o papel preciso desempenhado por GCSD (verificar se essas G quando presentes na espécie em questão, estão associadas ou não com comportamento reprodut) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
7.
Isquemia/Reperfusão. Usando-se um modelo experimental baseado na isquemia intestinal - obtida mediante a oclusão da artéria mesentérica superior de ratos Wistar, por um determinado período de tempo - estuda-se o efeito desubstâncias capazes de proteger o intestino da injuria provocada por isquemia, esperando obter resultados que possam ser transportados para aplicacão clínica no tratamento de neonatos com riscos de e volucão para um quadro de enterocolite necrosante (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).


3/2/1998