Centro de Documentação de Música Contemporanea

Linhas de Pesquisa

1.
Pesquisa e levantamento de documentação e constituição de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição (ou complementação) de acervos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1996).
2.
Bases de Dados Sobre Musica Brasileira Contemporanea . Levantamento e atualização das bases de dados que atualmente contem: 233 compositores, 472 interpretes, 72 grupos de camara, 43 orquestras, 18 festivais, 70 teatros e auditorios, 209 pesquisadores, 50 críticos e jornalistas, 9 editoras de música, 37 entidades de ensino, 43 entidades de apoio, 19 estúdios de criação e pesquisa. Cada referencia traz endereco, tel, fax, e-mail, pessoa para contato. 337 obras brasileiras no catálogo eletroacústico e 1243 no catálogo brasileiro geral. Essas bases de dados estão sendo publicadas com a segunda edição do MUSICON - Guia da Musica Contemporanea Brasileira e estão disponibilizadas em nossa Home Page (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
3.
Criação Musical . Trata-se de pesquisas que precedem a composição musical. Pesquisa de material sonoro/musical; tratamento do material; elaboração de blocos e/ou patterns; improvisação; observação/análise da improvisação; redefinição dos blocos/patterns e identificação de elementos conduzindo às idéias musicais, aos princípios musicais e procedimentos musicais que constituem a composição; organização dos elementos elaboração da obra. Esse procedimento de pesquisa e geração de obra aplica-se a muitos casos de criação: seja para "música pura" ou "música em relação com outros meios". As sub-linhas de pesquisa tratam dessa diferenciação. Uma característica fundamental da criação musical é o constante movimento no ciclo "Acaso - Observação - Análise - Formulação - Destruição" ou nas atitudes "Racional - Irracional", "Razão - Intuição", "Continuida (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).
4.
Composição Musical . Criação de obras musicais para instrumento solo, conjuntos de instrumentos, orquestras e demais formações instrumentais e vocais. Compreende também obras sobre suporte tecnológico (música eletroacústica - sobre fita magnética; computer music - sobre dispositivos de registro digital de informação variados, compreendendo ainda música gerada ao vivo através de algoritmos e/ou programas (simulação etc .)) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).
5.
Composição Musical com Outros Meios . Composição musical em interação com outros meios. Música "aplicada" ou música elaborada em conjunto com outras linguagens em diferentes suportes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).


3/2/1998