Departamento de Engenharia de Alimentos

Linhas de Pesquisa

1.
Sistemas de Qualidade na Indústria de Alimentos. Planejamento e análise de sistemas de qualidade. Impacto da qualidade total no setor produtivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
2.
Secagem e Secadores. Estudo de mecanismos de transferência de calor e de massa que controlam a cinética da secagem. Perda de qualidade durante a secagem e armazenamento dos produtos desidratados. Atividade de água. Avaliação técnica-econômica de processos e equipamentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1969).
3.
Secagem de Vegetais. Os vegetais são fontes de nutrientes essenciais a uma diéta saudável fornecendo vitaminas e minerais. Os processos de secagem podem converter alimentos deterioráveis em produtos estáveis. A temperatura ambiente, reduzindo as perdas e possibilitando o consumo em tempos de escassez e fora da estação e em locais distantes das áreas de produção. Os objetivos visados são: O estudo das características de secagem dos vegetais, análise sensorial dos produtos secos e construção de protótipo de secadores de baixo custo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
4.
Aplicação da Tecnologia de Microondas ao Processamento de Alimentos. Estudo da tecnologia de aquecimento com microondas e das possibilidades de aplicação no processamento de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
5.
Engenharia Ecológica e Eco-Desenvolvimento. Análise da relação "Homem-Alimento - Meio Ambiente" usando a teoria geral de sistemas, balanços de "emergia", modelos e simulações. Propostas de equipamentos, processos (sistemas integrados de produção) e políticas para o Desenvolvimento Sustentável (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
6.
Informática e Automação na Indústria de Alimentos. Desenvolvimento de software para cálculo de operações unitárias. Preparação de dispositivos de controle eletrônico de processos (interfaces, sensores, ativadores). Instrumentação e controle de sistemas utilizando diversas lógicas (fuzzy e outras) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 08/1989).
7.
Ciência Básica e Medidas Físicas. Analise, caracterização e especificação das propriedades físicas da matéria prima e alterações da mesma em função da agressividade do meio. Desenvolvimento ou adaptação de equipamentos ou técnicas de medidas visando quant. as prop. físicas alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1972).
8.
Refrigeração. Avaliação dos mecanismos de transferência de calor e de massa no produto e sua influência no projeto e otimização de sistemas de resfriamento, congelamento e estocagem de alimentos. Recuperação e conservação de energia. Bombas de calor. Acumulação de gelo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1978).
9.
Bioengenharia e Biotecnologia. Desenvolvimento e caracterização cinética de processos microbianos e enzimáticos. Fermentações alcoolicas. Tratamento de resíduos. Reatores bioquímicos - projeto e operação. Modelagem, simulação e controle de processos bioquímicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1969).
10.
Desenvolvimento de Produtos e Engenharia dos Processos. Desenvolvimento de novos produtos e processos. Engenharia e otimização. Viabilidade econômica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1975).
11.
Separações Físicas. Estudo de Separações Físicas: 1) Destilação extrativa e azeotropica: obtenção de substâncias puras (Etanol Anidro); 2) Extração de óleos essenciais com dióxido de carbono supercritico: obtenção, separação e quantificação de aromas; 3) Purificação de ácidos orgânicos por extração com solvente; 4) Recuperação de proteinas por precipitação; 5) Determinação de coeficiente de difusão de massa em alimentos sólidos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).


3/2/1998