Departamento de Construção Civil

Linhas de Pesquisa

1.
Simulações Computacionais para Análise de Estruturas. Elaboração de programas de computador e implementação de algoritmos matemáticos para a análise linear e/ou não linear de estruturas submetidas a ações de comportamento estático ou dinâmico. Os programas são elaborados via de regra utilizando-se o Método dos Elementos Finitos baseado no processo dos deslocamentos. Utilizam-se também técnicas de programação matemática e algoritmos de otimização linear e não linear (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
2.
Estudo de Tensões e Deformações em Vigas Compostas. Estudo de tensões e de deformações em vigas compostas de madeira com ênfase nas ligações entre as peças (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
3.
Análise Não-Linear de Estruturas de Concreto pelo Método dos Elementos Finitos. Estudo de estruturas de concreto utilizando o Método dos Elementos Finitos e a sua não linearidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1992).
4.
Análise Numérica Interativa. Recursos gráficos e de processamento de estações gráficas são explorados na otimização do trabalho do engenheiro estrutural, através da automatização de tarefas repetidas. As tarefas automatizadas compreendem geração de malhas, análise pós-processamento e visualização bi e tri-dimensional através de técnicas de elementos finitos e de contorno. Os trabalhos incluem a aplicação dos sistemas desenvolvidos em problemas práticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
5.
Análise de Peças de Seção Delgada por Tratamento Numérico. Análise de peças curtas ou longas de paredes finas com efeitos de instabilidade e não linearidade física através de métodos numéricos como elementos finitos e elementos de contorno. As análises podem ser feitas pelo equilíbrio global ou por interação entre efeitos locais com globais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 11/1992).
6.
Elementos Estruturais de Concreto. Análise dos critérios de projeto e das regras de armação de elementos estruturais de concreto de alta resistência e de resistência usual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).


3/2/1998