Departamento de Engenharia de Transportes

Linhas de Pesquisa

1.
Drenagem de áreas alagadas com uso de geotexteis. De relevante importância numa praça de esportes a drenagem frequentemente ultrapassa a condição de elemento auxiliar para o bom andamento de uma competição, assumindo o papel mais vulnerável do campoMuitos problemas poderiam ser minimizados com uma drenagem tecnicamente correta, que desse vazão suficiente a agua precipitada e, de importância maior, que acelerasse a infiltração e que conservasse constante, ao longo do tempo,a sua capacidade drenante. Entretanto, mesmo com uma drenagem horizontal eficiente, o solo superficial necessário ao crescimento da grama pode (e frequentemente é o que seobserva) dificultar a passagem da água através dele devido a sua baixa permeabilidade comprometendo, dessa forma, a efeciencia do sistema drenagem horizontal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1978).
2.
Análise das Deficiências do Método Fratar para estimativas de matrizes O-D de Tráfego e Desenvolvimento de Aperfeiçoamentos do Método. O método Fratar é utilizado para distribuição das viagens dentro de uma área de estudo de planejamento de transportes, permitindo a obtenção de matrizes origem-destino para cada tipo de viagem em análise. Espera-se que esta distribuição reflita os verdadeiros desejos de viagem dos usuários do transportes dentro da área de estudo. Este objetivo somente pode ser aferido através da calibração do modelo baseado na análise da situação atual o que permite a aferição da qualidade dos resultados obtidos com o modelo. Pretende-se desenvolver métodos de calibração que permitam a verificação das qualidades do modelo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
3.
Planejamento, Técnica e Operação de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de planejamento de transportes, englobando os problemas de transportes urbanos e interurbanos, logística e movimentação de cargas e qualidade de serviço de transporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1992).
4.
Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis. Revisão do Método da AASHTO, visando a eleiminação da iteração existente; compatibilização dos processos com base no ensaio CBR com o conceito de coeficientes estruturais. Análise da significância e critérios de utilização; correlações dos valores de CBR com índices de investigação tipo SPT; análise crítica do processo do DNER e seu enquadramento dentro da estrutura geral do método CBR básico; estabelecimento de metodologia básica para definição do CBR de projeto; crítica dos procedimentos atuais e erros decorrentes; extensão da análise de São Carlos para a formalização de uma metodologia prática. Análise de compatibilização dos critérios de recapeamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1993).
5.
Drenagem e Filtros de Proteção. Sistematização dos critérios de dimensionamento de filtros com extensão para os geossintéticos. Estudos para padronização de ensaios de percolação, atendendo as condições de compatibilidade para materiais naturais e geossintéticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
6.
Resistência ao Cisalhamento de Solos. Análise dos critérios de definição das envoltórias de resistência e formulação de nova conceituação com base em condições de equilíbrio em confronto com a formulação de saturação e não saturação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
7.
Concepção e Projeto de Infraestrutura de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de Infraestrutura de transportes, contemplando todos os aspectos relativos aos projetos: geométrico, drenagem e pavimentação. A operação rodoviária também seráobjeto de pesquisa, contemplando os aspectos de segurança e gerência de operação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1992).
8.
Permeabilidade dos Meios Porosos. São estudadas as curvas de distribuição de vazios de materiais granulares. Elaboradas análises estatísticas correlacionando as permeabilidades e as curvas de distribuição de vazios. Os ensaios de permeabilidade são executados no regime laminar através de controle (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1984).
9.
Estudo da resistência ao cisalhamento e da pressão de pré-adensamento das argilas saturadas. São estudas as resistências ao cisalhamento não drenada das argilas saturadas em função da sua pressão de pré-adensamento. Este estudo é desenvolvido em amostras amolgadas e pré-adensadas em laboratório com pressões bem definidas e controladas. É definido um método indireto para a determinação da pressão de pré-adensamento de argilas saturadas, através de sua resistência ao cisalhamento não drenada obtida no ensaio de palheta executado em laboratório (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1988).
10.
Extensão da teoria de adensamento de Terzaghi. A idéia básica é proceder a extensões da teoria clássica de Terzaghi a fim de contemplar outras condições de contorno e propiciar a sua aplicação a outros casos práticos por ela não cobertos. deverão ser utilizados como elemento de apoio critérios de semelhança da análise dimensional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
11.
Desenvolvimento de ensaio em adensamento radial. Desde os primórdios do Estudo de Mecânica dos Solos tenta-se padronizar um ensaio laboratorial para obter o coeficiente de Adensamento de solos Finos Saturados em Drenagem Radial. As propostas apresentadas têm sido criticadas, principalmente devido a inadequação do sistema drenante escolhido. Mesmo equipamentos sofisticados tem sido alvos de críticas desfavoráveis. A linha de pesquisa proposta visa a estabelecer um processo inédito, eficiente e simples e que utiliza equipamentos convencionais para ensaios de adensamento de solos com o objetivo da obtenção daquele coeficiente. O processo já foiapresentado no X Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, (1994), no internacional Symposium on Compression and Consolidation of Clay Soils (1995), Hiroshima ,Japão (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1988).
12.
Método informatizado para cálculo de níveis de serviço ponto a ponto ao longo de uma sucessão de aclives e declives rodoviários. Na análise de capacidade de vias rodoviárias com fluxo não interrompido a análise do nível de serviço é feita para trechos específicos, utilizando-se as rampas de aclive ou declive para cada trecho. Pretende-se desenvolver uma metodologia que através da utilização de um programa computacional seja possível desenvolver a análise ponto a ponto na rodovia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
13.
Via Permanente Ferroviária. Estudo do comportamento dos componentes da via permanente ferroviária e dos veículos ferroviários, bem como a interação entre veículos e a via (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 08/1993).
14.
Geotecnia Aplicada a Infraestrutura de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de engenharia geotécnica especificamente nos campos de Mecânica dos Solos, obras de terra, envolvendo construções viárias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 08/1993).
15.
Avaliação da Qualidade de Serviços em Transporte. Desenvolver instrumentos para avalição de qualidade em diversos tipos de serviços de transporte, utilizando pesquisas de opinião para valiar expectativas e percepções (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1996).
16.
Sistemas de Informações Georeferenciadas. Aplicação de sistemas de informações Georeferenciadas na análise do equilíbrio do meio físico. Mais especificamente no entendimento das variáveis envolvidas no ciclo hidrológico e na paisagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 11/1995).
17.
Geotecnia. Estudos das propriedades físicas e técnicas construtivas relacionadas aos solos com finalidade de aplicação na Engenharia Civil, e especificamente, na área de infraestruturas de transportes (estradas de rodagem, ferrovias e aeroportos) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1971).
18.
Pavimentos Urbanos. Desenvolver estudos e pesquisas de procedimentos construtivos e métodos de dimensionamento de pavimentos urbanos, visando obter estruturas mais econômicas em relação às tradicionalmente executadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1993).
19.
Métodos Construtivos e de Manutenção de Obras de Infraestrutura de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de obras viárias, em especial nos procedimentos construtivos de obras novas e critérios de manutenção de infraestruturas de transporte terrestres (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1992).
20.
Engenharia Ferroviária. Desenvolver estudos e pesquisas no campo da engenharia ferroviária, englobando os aspectos relativos à via permanente, aos veículos ferroviários, à interação entre o veículo e a via e a operação de sistemas ferroviários (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1992).
21.
Estudo das Plataformas Ferroviárias. Desenvolver estudos e pesquisas relacionados aos processos construtivos e de comportamento de plataformas ferroviárias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 02/1993).
22.
Comportamento Dinâmico da Via Permanente. Desenvolver modelos computacionais para análise e estudo de tensões na via permanente submetida a carregamento dinâmico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 08/1994).


3/2/1998