Departamento de Construções Rurais

Linhas de Pesquisa

1.
Construções Rurais . Estudo de resistência, comportamento estrutural e desenvolvimento de método de ensaio aplicado a materiais construtivos convencionais e alternativos. Planejamento arquitetônico, técnicas alternativas e aproveitamento de resíduos agroindustriais aplicados a instalações rurais. Análise estrutural de unidades armazenadores. Comportamento estrutural e técnicas construtivas de biodigestores e de sistemas de contenção de resíduos agroindustriais. Identificação e uso racional de espécies madeireiras com desenvolvimento e aplicação de software (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1988).
2.
Ambiência . Estudo de ventilação natural forçada, sombreamento, sistema de umidificação e resfriamento aplicados ao conforto térmico de instalações para confinamento de animais e plantas e protótipos modulares. Determinação de parâmetros em microclimatologia zootécnica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1988).
3.
Obras de Infra-estrutura . Planejamento e construção de estradas vicinais. Mecânica dos solos. Levantamento topográfico com desenvolvimento e aplicação de software. Simulações topográficas. Estabilidade de taludes. Estruturas de arrimo. Barragens de terra. Implantação de infra-estrutura para transportes hidroviários e aeroviários. Canais de escoamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1991).
4.
Energização Rural . Aplicação dos fundamentos da termodinâmica clássica. Uso de recursos energéticos nos países do terceiro mundo. Modelos de desenvolvimento rural e suas implicações sobre a oferta e a demanda de energia. Estudos e aplicações das fontes alternativas de energia. Fluxos energéticos e exergéticos das diferentes atividades agropecuárias. Geração de potência e energia elétrica no meio rural. Co-geração, Pequenas centrais térmicas e Hidroelétricas. Planejamento e desenvolvimento de sistemas elétricos de transmissão e distribuição. Planejamento energético no meio rural. Economia de energia. Avaliação termodinâmica de sistemas de produção e consumo de energia (sistemas de vapor e máquinas térmicas) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1991).


3/2/1998