Departamento de Química Analítica

Linhas de Pesquisa

1.
Instrumentação e automação em química analítica. Desenvolvimento de metodologias analíticas em sistemas de análise por injeção em fluxo, em fluxo monossegmentado e com injeção sequencial (SIA) construção de analisadores automáticos. Desenvolvimento de sensores químicos de fibras ópticas. Desenvolvimento de espectrofotômetros UV-VIS-IV próximo baseados em arranjos de diodos ou transformada de Hadamard. Desenvolvimento de manipulador automático desoluções e titulador gravimétrico. Desenvolvimento de sistema voltamétrico multicanal baseado em arranjo de ultramicroeletrodos. Construção de condutivímetro diferencial para análises em fluxo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
2.
Métodos analíticos de separação. Análise de compostos organoalogenados em água por cromatografia gasosa; preparação de novas fases estacionárias para cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência; pré-concentração eseparação de metais em águas naturais por extração líquido-sólido; separações utilizando sistemas ternários de solventes; separação e determinação de elementos usando sistemas multicomponentes unifá sicos; computação aplicada à cromatografia; desenvolvimento de métodos de preparação (pré-concentração) de amostras e de derivação para análise cromatográfica; classificação de amostras por quimiometr ia utilizando dados cromatográficos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
3.
Métodos Eletroanalíticos. Desenvolvimetno de eletrodos enzimáticos e eletrodos quimicamente modificados; aplicações de polarografia e voltametria. Biossensores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
4.
Métodos espectroanalíticos. Determinações seletivas por emissão atômica com plasma de microondas e ICP-AES; determinação de traços de metais em amostras ambientais por espectroscopia atômica ou molecular; desenvolvimento de métodos para determinação de metais que geram hidretos voláteis por espectrometria atômica. Determinação de matrizes de drogas por absorção atômica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
5.
Química ambiental. Fotodegradação de compostos orgânicos de ocorrência natural; digestão de amostras em forno de microondas; desenvolvimento de propriedades sensoriais tratamento de efluentes industriais e de métodos decampo para análise de água e solo. Estudo experimental de sistemas químicos "modelo" com o intuito de explicar processos que ocorrem no meio ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).
6.
Radioquímica, química radionalítica e química de radiação. Estudos em fluorescência de raios-X; fotólise, radiólise, pirólise e química de transformações nucleares em compostos inorgânicos e orgânicos; reações de espécies de Cr(VI) e Cr(III)radiomarcadas em solução e no estado sólido; medidas de radônio na região de Campinas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
7.
Caos determinístico em química analítica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
8.
Quimiometria - aplicação de métodos matemáticos e estatísticos na solução de problemas químicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
9.
Aplicação de quimiometria em metodologia cinética de análise. Desenvolvimento de métodos de análise com princípios cinéticos com medidas espectrométricas e utilização de quimiometria para tratamento dos dados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
10.
Determinação de chumbo em águas utilizando pré-concent. em linha e espectrometria de absorção atômica com geração de hidretos e ionização com gerador de laser. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
11.
Determinação de cobalto em material ambiental p/ espectrometria de absorção atômica após pré-concent.em suport.sólido imobil.c/ morfolinaditiocarbamato de amônia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
12.
Métodos de separação: cromatografia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1996).
13.
Fotocatálise heterogênea: possível aplicação industrial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
14.
Sensores químicos baseados em fibras ópticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
15.
Desenvolvimento de sensores para determinação de gases de exaustão de veículos automotores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
16.
Propriedades de superfícies sólidas quimicamente modificadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
17.
Fotodegradação de compostos orgânicos de ocorrência natural e produção de H2O2. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
18.
Tratamento de efluentes industriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
19.
Testes de toxidade aguda usando a bactéria E. coli: aplicação em antibiogramas e avaliação de agressividade de efluentes industriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
20.
Desenvolvimento de propriedades sensoriais em química ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
21.
O ciclo do mercúrio na Amazônia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
22.
Desenvolvimento de sensor para a determinação de monóxido de carbono. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
23.
Desenvolvimento de sensores para a determinação de metais pesados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
24.
Estudo e desenvolvimento de optodo para medidas de pH. (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1994).
25.
Catálise e mecanismo de reações e métodos cinéticos em química analítica. Desenvolvimento de métodos de análise química baseados na velocidade de reações químicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
26.
Métodos de separação química por membranas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
27.
Reações de espécies de Cr(III) e Cr(VI) em solução e no estado sólido. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1976).
28.
Óxidos metálicos suportados sobre a celulose. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
29.
Determinação simultânea de íons metálicos em água após extração com resina de troca iônica e posterior análise por fluorescência de raio X. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
30.
Efeito do íons estanho (II) na determinação de bismuto utilizando espectrometria de absorção atômica com geração de hidreto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
31.
Determinação de bismuto por espectrometria de absorção atômica após pré-concentração em coluna contendo mercaptobenzotiazol adsorvido em sílica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
32.
Determinação de estanho por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite. Avaliação de plataformas de grafite pirolíticos metalizadas e usos demodificadores para a det. de Sn em amostras ambientais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
33.
Determinação de impurezas metálicas em lingotes de tântalo e nióbio metálico por espectrometria de absorção atômica com atomização espectrotérmica. Procedimento analítico para determinar traços de metais contaminados na matriz de tântalo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
34.
Fluorescência de raios X, apresentação de amostras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
35.
Determinação de traços de cobalto por espectrometria de absorção atômica com pré-concentração líquido-sólido usando 2-nitroso-1-naftol absorvido em naftaleno microcri. Propõe-se um procedimento para separar e pre-concentrar cobalto de ambientes aquâticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
36.
Aplicação de polarografia. Aplicação da polarografia em geral no desenvolvimento de métodos eletroanalíticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
37.
Eletrodos enzimáticos. Determinação de glicose em caldo de cana (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1991).
38.
Voltametria. Uso geral da técnica no desenvolvimento de métodos eletroanalíticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
39.
Biossensores. Determinação de frutose em alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
40.
Desenvolvimento de novos sensores eletroquímicos. Utilização de novos materiais para o desenvolvimento de novos sensores e biossensores eletroquimicos, para análise de amostras de interesse biológico, alimentício, ambiental e medicinal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1994).
41.
Construção de um espectrofotômetro baseado em matriz de diodos e sua aplicação em sistemas monossegmentados de análise de fluxo contínuo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
42.
Automação e instrumentação em química analítica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
43.
Estudos em cromatografia líquida. Clae (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1974).
44.
Preparação de fases imobilizadas para cromatografia líquida de alta eficiência através da irradiação gama. Preparar fases estacionárias tipo C1, C8 e C18 para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e imobilizá-las através de irradiação gama (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1987).
45.
Computação aplicada à cromatografia gasosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
46.
Flow injection analysis. Desenvolvimento de métodos analíticos quantitativos usando sistemas F.I.A (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
47.
Desenvolvimento de colunas para a "micro-CLAE" e para CLAE capilar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
48.
Estudo da preparação de fases reversas para cromatografia líquida de alta eficiência a partir de suporte de silica quimicamente modificados. Preparar fases estacionárias C8 e C18 a partir de suporte de sílica modificada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
49.
Preparação de fases estacionárias, reservas para cromatografia líquida de alta eficiência através do uso de microondas e calor. Empregar microondas e calor para imobilizar a fase estacionáriaa líquida sobre o suporte cromatográfico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
50.
Adaptação de um detector por ionização em chama em um cromatógrafo gasoso para uso em análise química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
51.
Estudo comparativo de três técnicas analíticas de separação para análise de corante iônico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
52.
Desenvolvimento de um sistema de detecção seletiva por plasma de microondas (PIM) e acoplamento de um sistema de cromatografia gasosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
53.
Estudo de compostos halogenados em água potável. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
54.
Construção de um plasma de microondas acoplados à diode-array de silício p/ detecção multielementar simultânea em cromatografia gasosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
55.
Estudo de classificação de óleos essenciais com uso combinado de cromatografia gasosa e métodos quimiométricos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
56.
Projeto e construção de um sistema de purga e trapeamento crioscópio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
57.
Estudos cromatográficos de poluentes prioritários em águas usando detector de emissão atômica induzida por plasma de microondas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
58.
Análise cromatográfica de traços de pesticidas após pré-concentração em microextrator de vidro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
59.
Adequação de tipos de tochas para detector por emissão atômica-plasma de microondas para análise de compostos halogenados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
60.
Detecção seletiva por emissão atômica com plasma de microondas cromatografia gasosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
61.
Micronutrientes e microelementos tóxicos na agricultura. (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1993).
62.
Estudos de sistemas químicos aplicados à processos industriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
63.
Desenvolvimento e avaliação de um novo conceito de fases estacionárias líquidas para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Estudar um novo método de preparação de fases estacionárias sorvidas sobre suporte cromatografico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
64.
Análise em fluxo por fluorescência de raios-X de energia dispersiva - ED X RF. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
65.
Uso de polianilina em métodos de pré-concentração para Fluorescência de Raios-X. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
66.
Método indireto de medida de espessura de filmes poliméricos e filmes metálicos espessos por fluorescência de raios-X de energia dispersiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
67.
Construção de uma linha exclusiva para fluorescência de raios-X no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, LNLS, Campinas, SP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).
68.
Análise em fluxo monossegmentado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
69.
Pré-concentração de metais e determinação por espectrometria de absorção atômica e fluorescência de raios-X. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
70.
Automação analítica: emprego de forno de microondas acoplado à sistema de fluxo (FIA) para a mineralização de amostras. Com o uso da automação analítica e sistemas de fluxo com microondas, se objetiva a redução de tempo e gasto na etapa de preparo de amostras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
71.
Sensores químicos de fibras ópticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 02/1996).
72.
Cinética e mecanismos de reações inorgânicas e organometálicas. Equilíbrios químicos em solução, hidrólise ácida de complexos; reações térmicas e fotolíticas. Estudo cinético e mecanístico de reações químicas com aplicações analíticas, industriais, ambientais etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
73.
Estudos polarográficos/voltamétricos de traços e de metais pesados. Desenvolvimento do métodos eletroanalíticos para a determinação de metais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
74.
Estudos voltamétricos envolvendo o desenvolvimento de eletrodos quimicamente modificados. Desenvolvimento de eletrodos quimicamente modificados visando melhor a seletividade analítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
75.
Desenvolvimento de métodos cromatográficos para monitoramento de herbicidas em H2O. Desenvolver um método de cromatografia líquida de alta eficiência para separar e quantificar berbicidas em água potável e de resíduos industriais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).


3/2/1998