Departamento de Política e História Econômica

Linhas de Pesquisa

1.
Métodos quantitativos aplicados a Economia. Desenvolvimento de métodos estatísticos e econométricos aplicados a problemas econômicos e sociais em apoio as atividades de pesquisa e ensino realizadas no Instituto de Economia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1988).
2.
Moeda e Estruturas de Financiamento Públicas e Privadas. Esta linha de pesquisa propõe avançar no estudo da teoria monetária e financeira na vertente pós-keynesiana, com ênfase nos mecanismos de transmissão da política monetária e na interdependência das políticas macroeconômicas (fiscal, monetária e cambial). Adicionalmente, do ponto de vista da análise das estruturas de financiamento objetiva-se: a) recuperar as mudanças institucionais nos mercados financeiros a nível mundial; b) estudar o impacto das políticas de liberalização e estabilização no âmbito das finanças públicas e da evolução das estratégias e dos resultados patrimoniais do sistema privado no Brasil (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1988).
3.
Estudos de História Econômica Brasileira e Internacional, enfatizando as peculiaridades históricas do capitalismo brasileiro. Estudos das temáticas que permitam compreender a economia brasileira a atual a luz de sua formação histórica: o passado colonial, a dinâmica e os efeitos do escravismo sobre a formação econômica social e política do Brasil, as origens e etapas da industrialização brasileira e a evolução do pensamento econômico brasileiro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1988).
4.
Economia Internacional. Desenvolver capacidade institucional de pesquisa, análise, acompanhamento conjuntural, prospecção de tendências e cenários para economia internacional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1985).
5.
Economia Industrial e da Tecnologia. Investigar as tendências da indústria no Brasil e no exterior, abrangendo os aspectos: tecnológicos, organizacionais, de estratégias empresariais, de mercado, de política industrial, etc Investigar as mudanças na estrutura industrial, no comércio exterior, nos padrões de investimento e de financiamento, nas relações interempresas, etc Analisar setores industriais, no Brasil e no exterior (produção, investimento, comércio, tecnologia, fatores competitivos, estratégias empresariais, políticas governamentais, etc) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1988).
6.
Estudos de Economia do Trabalho, Sindicalismo e Relações de Trabalho. As atividades de pesquisa do CESIT orientam-se pela sistematização e ampliação dos conhecimentos relativos as profundas transformações por que vem passando o mundo do trabalho no Brasil e no mundo A reversão das tendências dominantes nos pós-guerra e o quadro de agravamento das relações e condições de trabalho impõem atividades de pesquisa que incorporem as dimensões estruturais e conjunturais. Ademais, essas atividades de pesquisa são fundamentais para a produção de material didático para os cursos de graduação e pós-graduação, ministrados pelo CESIT (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 04/1989).
7.
Estudos de Economia Agrícola e Ambiental. Analisar e acompanhar temas relacionados com a agricultura e com a agroindústria, tanto a nível nacional quanto internacional englobando: as dimensões macroeconômicas que afetam o desempenho agrícolaas transformações tecnológicas; a dinâmica dos mercados de terra; as relações de trabalho e as políticas sociais no campo; as questões do meio ambiente relacionado com a agricultura (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1988).
8.
Estudos sobre economia social, urbana e regional. Avaliar as tendências, processo de desenvolvimento e suas implicações sobre os espaços regionais e urbanos e sobre a questão social no Brasil e America Latina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1988).
9.
Estudos de Conjuntura Econômica. Acompanhar o quadro da conjuntura econômica nacional e internacional, priorizando as dimensões fiscais, monetárias, cambiais e de comércio exterior (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1985).
10.
Desenvolvimento Econômico e Social, Planejamento. Estudos sobre o desenvolvimento econômico e social: Planejamento e Diagnósticos; Efeitos Nacionais e Regionais da 3a Revolução Industrial; Planejamento Local (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 05/1985).


3/2/1998