Departamento de Linguística Aplicada

Participação em eventos

1.
C.M.Cruz (apresentação de trabalho), ``Uma proposta de pedagogia Freinet na Universidade'', Participação na Mesa Redonda: Freinet: Teoria e Prática na Educação em 24/10/1996, Ciclo de Colóquios: Centenário de Nascimento de Piaget, Jakobson, Freinet e Vygotsky, FE/UNICAMP - Campinas.
2.
S.M.Serrani-Infante (colaborador), Colaborou como Assistente no tema "Semântica", Seminário Oswald Ducrot, Iel-unicamp .
3.
S.M.Serrani-Infante (colaborador), Participação como Assistente no tema: "Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira, Interação em Sala de Aula e Formação de Professores, Seminários dos professores Michel Dabène e Louise Dabène da Universidade de Stendhal-Grenoble, DLA/IEL/Unicamp.
4.
M.V.R.Scaramucci (membro da equipe), Ministrou o módulo Avaliação de Rendimento e Proficiência em Português, I Seminário de Atualização em Português para Estrangeiros e Culturas Lusófonas, Instituto de Estudos da Linguagem.
5.
R.S.Fiad (coordenador), Coordenadora da Mesa Redonda: Jakobson: Lingüística, Poética e Ensino em 01/10/1996, Ciclo de Colóquios: Centenário de Nascimento de Piaget, Jakobson, Freinet e Vygotsky, FE/UNICAMP - Campinas.
6.
E.R.Henriques (palestrista), Pesquisas Individuais em Lingüística Aplicada, Encontro com coordenadores de projeto de pesquisa e seus bolsistas, Instituto de Estudos da Linguagem.
7.
E.R.Henriques (apresentação de trabalho), ``A intercompreensão entre falantes de português e de espanhol'', I Seminário de Atualização em Português para Estrangeiros e Culturas Lusófonas, Instituto de Estudos da Linguagem.
8.
J.C.P.de Almeida Filho (organizador/coordenador/membro da equipe), Organizou, coordenou e ministrou o Módulo: Abordagens de Ensino de Línguas, I Seminário de Atualização em Português para Estrangeiros e Culturas Lusófonas, Instituto de Estudos da Linguagem.
9.
M.J.Coracini (debatedor), Particpação na mesa-redonda *Políticas de Pesquisa em Letras, VII FALE - Fórum Acadêmico de Letras, Unicamp/IEL.
10.
M.J.Coracini (palestrista), Da Torre de Marfim à Torre de Babel, Encontro com coordenadores de projeto de pesquisa e seus bolsistas, Instituto de Estudos da Linguagem.
11.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``Mesa redonda: Publicação científica: interface pesquisa/professor de 1o. e 2o. graus'', 48a. Reunião Anual da SBPC, São Paulo.
12.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``Mesa redonda: Jogos, Imagens, Leituras e Atividades Experimentais na Aprendizagem Escolar'', Encontro Anual de Educadores Paulistas, Serra Negra.
13.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``Mesa Redonda: Análise e Produção de Textos'', I Forum de Estudos Lingüísticos, Rio de Janeiro.
14.
A.D.C.B.R.de Kleiman (palestrista), Leitura e Redação em Contexto de Letramento, Brasília.
15.
A.D.C.B.R.de Kleiman (conferencista), Letramento e Escola, Belo Horizonte.
16.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``Construção de identidade em sala de aula'', XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
17.
C.M.Cruz (conferencista), A estrutura e funcionamento das universidades brasileiras, Nice.
18.
C.M.Cruz (apresentação de trabalho/organizador), ``Apresentação da comunicação: Afasia em Pliglota: Reconstruindo Cruzamentos Lingùísticos (Estudo de Caso)'', XLIV Seminário do GEL, Taubaté.
19.
L.G.El-Dash (apresentação de trabalho), ``Leitura e Língua Estrangeira no Segundo Grau: O Professor Abandonado'', 6o. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, São Paulo.
20.
L.G.El-Dash (apoio técnico), Tradução da resposta e a discussão da palestra do português para o inglês, Debate com Gero Lenhardt: Educação formal, cidadania e força do trabalho, Unicamp.
21.
L.G.El-Dash (coordenador), II OPEM do Ensino Regular Diurno de 5a. a 8a. séries, Campinas.
22.
L.G.El-Dash (apresentação de trabalho), ``Pitfals in the divulgation of research results'', XII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa), São Paulo.
23.
L.G.El-Dash (apresentação de trabalho), ``Caminhos do Ensino Explícito: Enfrentando o Tabú na Sala de Aula de Língua Estrangeira'', XXVI Encontro do GEL, Taubaté.
24.
J.A.M.M.C.Busnardo Neto (apresentação de trabalho), ``Leitura e Língua Estrangeira no Segundo Grau: O Professor Abandonado. (co-autoria com Denise Bértoli Braga)'', co-autoria com Denise Bértoli Braga, 6o. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, São Paulo.
25.
J.A.M.M.C.Busnardo Neto (apresentação de trabalho), ``Leitura crítica e o ensino de leitura instrumental na universidade: o lugar do sujeito'', X Seminário Nacional do Projeto Ensino do Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Federais Brasileiras, São Paulo.
26.
J.A.M.M.C.Busnardo Neto (apresentação de trabalho), ``Ptifalls in the divulgation of research results'', XII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa), São Paulo.
27.
J.A.M.M.C.Busnardo Neto (apresentação de trabalho), ``Caminhos do ensino explícito: enfrentando o tabú na sala de aula de língua estrangeira'', XXVI Seminário do GEL, Taubaté.
28.
D.B.Braga (apresentação de trabalho/coordenador), ``Estratégias de Leitura Crítica em Língua Estrangeira: Inferência de Pressupostos Ideológicos. (co-autoria com JoAnne Busnardo Neto)'', Comunicação Coordenada: Leitura em Língua Estrangeira: Diferentes Questões, Diversos Contextos, 6o. Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada (InPLA), São Paulo.
29.
D.B.Braga (apresentação de trabalho), ``Letramento e Leitura Crítica'', Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Três Lagoas.
30.
D.B.Braga (apresentação de trabalho), ``Leitura Crítica e o Ensino de Leitura Instrumental na Universidade: o Lugar do Sujeito. (co-autoria com JoAnne Busnardo Neto)'', X Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Federais Brasileiras, São Paulo.
31.
D.B.Braga (apresentação de trabalho), ``Espectativas Institucionais sobre a Leitura, a Realidade do Professor/Leitor, e a Interação em Sala de Aula'', XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
32.
D.B.Braga (apresentação de trabalho), ``Letramento e Educação: Uma Reflexão sobre Mitos'', XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüístico de São Paulo, Taubaté.
33.
C.Z.Bolognini (apresentação de trabalho), ``As relações de contato entre Brasil e Alemanha durante o Estado Novo'', XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
34.
M.L.T.Mayrink-Sabinson (apresentação de trabalho/colaborador), ``Membro do Grupo de Trabalho `Subjetividade, alteridade: reflexos, nas primeiras escritas, da alternância de lugares discursivos'', XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, Taubaté.
35.
E.M.Sabinson (apresentação de trabalho), ``Informática, Modernidade e a Língua Portuguesa'', Encontro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, Taubaté.
36.
E.M.Sabinson (apresentação de trabalho), ``Inglês, Língua, Literaturas e Tradução'', Mesa-redonda, Jornada de Letras, São Carlos.
37.
E.M.Sabinson (apresentação de trabalho), ``Tradução e representação teatral'', Semana de Letras, Ouro Preto.
38.
S.M.Serrani-Infante (expositor), Análise do Discurso e Semiologia do Ensino de Língua Estrangeira, Niterói.
39.
S.M.Serrani-Infante (debatedor/colaborador/apresentação de trabalho), ``Apresentação de Trabalho'', Debatedora em Mesa-Redonda, I Encontro de Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, Florianópolis.
40.
S.M.Serrani-Infante (apresentação de trabalho), ``Discurso e Aquisição de Línguas: A Questão da Identidade'', XI Encontro Nacional da ANPOL - GT Análise do Discurso, João Pessoa.
41.
S.M.Serrani-Infante (apresentação de trabalho), ``Pesquisa Transdiciplinar e Densidade Teórico - Metodológica em Lingùística Aplicada'', XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
42.
S.M.Serrani-Infante (coordenador), Coordenadora da Mesa-Redonda: Dialogismo: Centenário de Bakhtin, XI Encontro Nacional da ANPOLL - Coordenadora de Mesa-Redonda, João Pessoa.
43.
L.K.X.Bastos (organizador), XLIV Seminário do GEL, Taubaté.
44.
M.A.B.de Mattos (organizador), XLIV Seminário do GEL, Taubaté.
45.
M.A.B.de Mattos (organizador), Organização geral, XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, Taubaté.
46.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``O Ensino da Leitura em Inglês como LE: Algumas Evidências para uma Gramática Centrada no Léxico'', 6 InPLA, São Paulo.
47.
M.V.R.Scaramucci (palestrista), A avaliação na sala de aula: é possível mudar?, Puccamp .
48.
M.V.R.Scaramucci (palestrista), Divulgação do Vestibular Unicamp 97: Prova de Inglês, Bauru.
49.
M.V.R.Scaramucci (palestrista), Divulgação do Vestibular Unicamp 97: Prova de Inglês, Campinas.
50.
M.V.R.Scaramucci (palestrista), Divulgação do Vestibular Unicamp 97: Prova de Inglês, São José do Rio Preto.
51.
M.V.R.Scaramucci (palestrista), Divulgação do Vestibular Unicamp 97: Prova de Inglês, São José dos Campos.
52.
M.V.R.Scaramucci (palestrista), Divulgação do Vestibular Unicamp 97: Prova de Inglês, São Paulo.
53.
M.V.R.Scaramucci (coordenador), Mesa redonda: Produção e leitura de textos em PLE em contexto interdisciplinar, III Seminário da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), Niterói.
54.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``O ensino da leitura em LE a partir de uma gramática centrada no léxico'', X Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Federais Brasileiras, São Paulo.
55.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``O léxico de alunos brasileiros aprendendo a ler em inglês'', XI Encontro Nacional da ANPOLL - GT de Lingüística Aplicada, João Pessoa.
56.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``Da Avaliação do Aluno para a Avaliação Centrada no Aluno'', XII Jeli , São Paulo.
57.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``A Leitura em LE: Teoria e Prática'', XVI Semana de Estudos de Letras, Itatiba.
58.
R.S.Fiad (palestrista), Divulgação do Vestibular Unicamp 97: Provas de Língua Portuguesa e Redação, São José dos Campos.
59.
R.S.Fiad (apresentação de trabalho), ``Minicurso: Análise lingùística e reescritura de textos'', V Bienal de Estudos do GELES, Vitória.
60.
R.S.Fiad (apresentação de trabalho), ``O discurso oficial sobre o ensino de português. Painel `Ensino da língua portuguesa - perspectivas teórico-metodológicas'', VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Florianópolis, SC.
61.
R.S.Fiad (colaborador), Membro do Grupo de Trabalho "Subjetividade, alteridade: reflexos, nas primeiras escritas, da alternância de lugares discursivos", XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.Paulo, Taubaté.
62.
R.S.Fiad (palestrista), palestra proferida: "Estudo Avaliatório dos Livros Didáticos em Português", XVI Semana de Estudos de Letras, Universidade São Francisco de Itatiba.
63.
E.R.Henriques (apresentação de trabalho), ``A importância dos falsos cognatos na compreensão de textos'', Encontro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, Taubaté.
64.
R.Arrojo (apresentação de trabalho), ``Psicanálise, Educação e Tradução'', conferência apresentada durante a mesa-redonda "Psicanálise e Interdiscipliriedade", 1a. Jornada de Psicanálise de São José do Rio Preto - "O Centenário da Palavra", São José do Rio Preto.
65.
R.Arrojo (palestrista), palestra apresentada aos alunos de especilização e de pós-graduação em Tradução, A Modernidade e a Pós-Modernidade nos Estudos da Tradução: Implicações para a Prática e o Ensino, São Paulo - USP.
66.
R.Arrojo (palestrista), Palestra Apresentada Aos Alunos e Professores do Programa , A Tradução Ambivalente de uma Maçã numa Laranja: Amor e Poder nas Leituras 'Femininas' a que Hélène Cixous Submete Clarice Lispector, Florianópolis.
67.
R.Arrojo (palestrista), Palestra aos alunos de especialização e de pós-graduação, A Tradução Passada a Limpo pela Desconstrução e pelo Néo-Pragmatismo, São Paulo.
68.
R.Arrojo (palestrista), A Ética do Tradutor Pós-Moderno, Florianópolis.
69.
R.Arrojo (palestrista), Palestra Apresentada Aos Alunos de Especialização e Pós-graduação , A Ética do Tradutor e da Tradutora na Pós-Modernidade, São Paulo - USP.
70.
R.Arrojo (palestrista), Palestra aos alunos de especialização e de pós-graduação, As Noções de Incosciente e Transferência em Psicanálise e suas Implicações para a Tradução, São Paulo.
71.
R.Arrojo (palestrista), As Principais Tendências do Pensamento Pós-Estruturalista, São Paulo.
72.
R.Arrojo (palestrista), Palestra Apresentada Aos Alunos de Especialização e Pós-graduação , Desconstrução, Néo-Pragmatismo e Marxismo: Semelhanças e Diferenças, São Paulo.
73.
R.Arrojo (apresentação de trabalho), ``Tradução e Ética na Pós-Modernidade'', Conferência de Abertura, IV Seminário de Ensino-Aprendizagem de Tradução, Salvador.
74.
R.Arrojo (palestrista), Palestra Apresentada Aos Alunos de Especialização e de Pós-graduação , O Signo Desconstruído: Implicações para a Tradução e a Leitura, São Paulo.
75.
R.Arrojo (palestrista), Palestra Apresentada Aos Alunos de Especialização e de Pós-graduação , O projeto de Tradução Explicitamente Feminista e Sua Contradições, São Paulo - USP.
76.
R.Arrojo (palestrista), Os Estudos da Linguagem na Pós-Modernidade, o Reconhecimento da Diferença e a Perda da Inocência, São Paulo.
77.
R.Arrojo (apresentador), Apresentação de trabalho dentro de painel no IV Seminário de Ensino-Aprendizagem de Tradução, Tradução e Autoria: O Problema da (Re)Escritura, Salvador.
78.
R.Arrojo (palestrista), Palestra aos alunos da disciplina de pós-graduação "Conceitos Teóricos Centrais da Pesquisa em Tradução" sob a responsabilidade do Prof. Dr. João Azenha Junior, Tradução e Desconstrução, São Paulo.
79.
R.Arrojo (debatedor), Participação em mesa-redonda durante o IV Seminário de Ensino-Aprendizagem de Tradução, Tradução e Transgressão Lingüístico-Semiótica, Salvador.
80.
R.Arrojo (apresentação de trabalho), ``Language Studies in Postmodern Times'', Conferência de Abertura, Translation Sig Forum, 5th National Convention, Goiânia.
81.
R.Arrojo (apresentação de trabalho), ``Tradução, Assimetria e Ética'', Conferência de Encerramento , XVI Semana do Tradutor - Perspectivas para a Tradução, São José do Rio Preto.
82.
R.Arrojo (palestrista), palestra apresentada aos alunos do Curso de Letras - Habilitação: Tradutor e Intérprete, Ética e Tradução na Pós-Modernidade, São Paulo - Universidade Mackenzie.
83.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho/debatedor), ``A Sociolingùística em Trabalho Etnográfico'', Participação na Mesa Redonda Sociolingüística e Ensino de Língua, 48a. Reunião da SBPC, São Paulo.
84.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho), ``Currículo de Magistério Indígena: Línguas e Iniciação Científica'', Apresentação e Debate, Seminário Estadual sobre o Currículo de Magistério Indígena, Rio Branco.
85.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho), ``An Indigenous Teacher Education Course in the Brazilian Rainforest: Cross-cultural Interaction, Voices, and Social Representation'', The 1996-97 Led Colloquium Series , Filadélfia.
86.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho), ``Identidade e Construção do Discurso Pedagógico'', Participação no Simpósio Interação em Sala de Aula, XI Encontro da ANPOLL, João Pessoa.
87.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho), ``Interação Professor Formador não Índio e Aluno Professor Índio em Curso de Formação de Professor'', Participação em Espaço Inter GTs - Sociolingüística e Lingüística Aplicada, XI encontro da ANPOLL, João Pessoa.
88.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho), ``Políticas Lingùísticas no Brasil'', Conferência de abertura (a convite), XII Jeli , USP - São Paulo.
89.
J.C.P.de Almeida Filho (coordenador/apresentação de trabalho), ``Tendências na Formação Continuada de Professores de Língua Estrangeira'', Coordenador de mesa-redonda "A Formação Continuada do Professor de Língua Estrangeira, I Encontro de Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, Florianópolis.
90.
J.C.P.de Almeida Filho (conferencista/colaborador), Conferência de Abertura (a convite) intitulada "O professor como especialista de si" Membro da Comissão Científica do III Seminário SIPLE, III Seminário da Sociedade Internacional de Português - Língua Estrangeira, Niterói.
91.
J.C.P.de Almeida Filho (apresentação de trabalho), ``Mini Curso - O Professor como Analista de Si: Caminho para uma Formação Continuada do Professor de Língua Estrangeira'', Semana de Letras "Cecília Meirelles", Campinas.
92.
J.C.P.de Almeida Filho (conferencista/apresentação de trabalho), ``Learning with Communication'', Apresentação da Conferência Magna "Communication, Systematization and Routinization in the Language Lesson", VI Encontro de Professores de Inglês, Vitória.
93.
J.C.P.de Almeida Filho (apresentação de trabalho), ``Relevância e Identidade na Desestrangeirização da Língua Estrangeira'', XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
94.
J.C.P.de Almeida Filho (apresentação de trabalho), ``Maneiras de Ver-se no Espelho: Procedimentos para o Aperfeiçoamento Auto-Sustentado do Professor de Língua Estrangeira'', XII Jornada de Ensino de Língua Inglesa (JELI), São Paulo.
95.
P.R.Ottoni (coordenador/conferencista/apresentação de trabalho), ``Tradução e Inconsciente: a resistência à análise como mecanismo de imposição da língua'', VI Encontro Nacional de Tradutores, Fortaleza.
96.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho), ``Abordagem Comunicativa aplicada à Sala de Aula e Critérios de Avaliação de Material Didático'', Curso de Extensão Universitária, Campinas.
97.
J.R.Schmitz (conferencista), Lexicologia-Lexicografia, Encontro de Alunos de Pós Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Araraquara.
98.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho/palestrista), ``Descrição do Português/Ensino'', Encontro de Alunos de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Araraquara.
99.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho), ``O Ensino da Cultura Americana na Aula de Língua Inglesa'', Apresentação de Trabalho, Seminário para Professores de Língua Inglesa, Campinas.
100.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho), ``Olhares Retrospectivos sobre o Ensino de Língua Inglesa'', Apresentação de Trabalho, XII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, São Paulo.
101.
M.J.Coracini (coordenador/expositor), Coordenadora da Mesa-Redonda "A Concepção de Professor e de Aluno no Livro Didático e a Visão da Lingüística Aplicada Expositor do trabalho (mesmo título), 48a. Reunião Anual da SBPC, São Paulo.
102.
M.J.Coracini (palestrista), Palestrista convidada: "Leitura e Produção Textual", Colóquio do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
103.
M.J.Coracini (coordenador/palestrista), Coordenadora do Encontro Palestrista convidada: "Linhas de Pesquisa", Encontro com a Comissão de Instalação do Mestrado em Lingüística Aplicada, Maringá.
104.
M.J.Coracini (coordenador/apresentação de trabalho), ``A Formação do Professor de Língua Estrangeira'', Coordenadora da Mesa-Redonda "Formação do Professor", I Encontro de Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, Florianópolis.
105.
M.J.Coracini (conferencista), Apresentação da conferência "Interação em Sala de Aula", para professores do primeiro grau (a convite), II Seminário Estadual sobre Alfabetização, Língua Portuguesa e Leitura, Curitiba.
106.
M.J.Coracini, Sistema Nacional de Inovação - FAPESP, São Paulo.
107.
M.J.Coracini (expositor), Expositor na Mesa-Redonda "Palavra e Discurso", VIII Semana Fafiana, Santos.
108.
M.J.Coracini (palestrista), Palestra sobre "Tradução e Leitura: os meandros da avaliação", X Semana de Tradução e Interpretação, São Paulo.
109.
M.J.Coracini (coordenador/apresentação de trabalho), ``Professor-alunos-texto: A construção dos sujeitos na diferença'', Coordenadora do Simpósio "Interação em Sala de Aula" no GT de Ling. Aplicada Apresentação de trabalho, XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
110.
M.J.Coracini (apresentação de trabalho), ``Aprendizagem e Interação em Aula de Língua Estrangeira'', Integrante da Mesa-Redonda "Aprendizagem e Interação: Perspectivas", XII Jornada de Ensino de Língua Inglesa (XII JELI), São Paulo.
111.
M.J.Coracini (apresentação de trabalho), ``Perspectivas da Análise do Discurso: Alguns Confrontos'', Apresentação de Painel, XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, Taubaté.
112.
I.Signorini (apresentação de trabalho), ``Apresentação de trabalho na mesa-redonda: `O discurso como instrumento e local de construção pelos professores de novos sentidos sobre ensinar e aprender nas aulas'', Participação em mesa-redonda, 48a. Reunião Anual da SBPC, São Paulo.
113.
I.Signorini (coordenador/apresentação de trabalho), ``Do residual ao múltiplo: o objeto de pesquisa em LA (mesa redonda `Transdisciplinaridade em LA')'', coordenação do simpósio "Discurso e transformação social", XI Encontro Nacional da ANPOLL, João Pessoa.
114.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``Conferência: La Formación del Profesor de Lengua Materna: Transdiciplinariedad y Lingùística Aplicada'', 1o. Congreso de Formación de Profesores, Santa Fé.
115.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``Conferência: Gramáticas pedagógicas'', II Encuentro Sociedad de Profesores de Español del Uruguay, Montevideo.
116.
A.D.C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho), ``The Construction of a Literate Identity in two Institutional Settings'', Special Conference on Sociolinguistics, Evora.
117.
C.M.Cruz (apresentação de trabalho), ``Da literatura em língua estrangeira (francês) à formação do leitor em língua materna (português brasileiro)'', Apresentação de trabalho no dia 27/11/1996, IV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Barcelona.
118.
L.G.El-Dash (apresentação de trabalho), ``Brazilian Adolescents Confront English: Reflections of Status and Solidarity in Attitude Verbalizations'', 1st Knowledge and Discourse Conference, Hong Kong.
119.
J.A.M.M.C.Busnardo Neto (apresentação de trabalho), ``Language, Ideology and the Foundation of Critique'', 1st Knowledge and Discourse Conference, Hong Kong.
120.
J.A.M.M.C.Busnardo Neto (apresentação de trabalho), ``Acquiring Reading through Self-Tutoring Process'', V Colóquio Latino Americano de Inglês Instrumental (V Latin American ESP Colloquium), Mérida.
121.
D.B.Braga (apresentação de trabalho), ``Language, Ideologye and the Foudations of Critique'', 1st Knowledge and Discourse Conference, Hong Kong.
122.
D.B.Braga (apresentação de trabalho), ``Acquiring Reading through Self-Tutoring Process'', V Latin American ESP Colloquium, Mérida.
123.
C.Z.Bolognini (apresentação de trabalho), ``As relações de contato Brasil-Alemanha'', I Congresso da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, Universidade de Coimbra.
124.
M.L.T.Mayrink-Sabinson (apresentação de trabalho), ``Apresentação da comunicação `Análise de um evento singular de interação mãe-criança na constituição de um sentido para a escrita'', XI Congreso Internacional de la Asociación de Linguística y Filología de la América Latina (ALFAL), Las Palmas de Gran Canaria.
125.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``A rich concept of vocabulary knowledge and the teaching of reading in EFL'', 11th Congress of Applied Linguistics (AILA96), Jyvãskilã.
126.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``O ensino de português para hispano-falantes em situação de imersão: relato de uma experiência'', Apresentação de trabalho, III Seminário da Sociedade Internacional de Português-Língua Estrangeira (SIPLE), Niterói.
127.
M.V.R.Scaramucci (apresentação de trabalho), ``Proficiência comunicativa na interface português-espanhol'', IV Congresso Internacional de Português Língua Estrangeira, Cidade do México.
128.
R.S.Fiad (apresentação de trabalho), ``As variedades lingùísticas e o ensino de português'', IV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Barcelona.
129.
R.S.Fiad (apresentação de trabalho), ``Comunicação apresentada: Análise de episódios de reescrita reveladores da construção de um estilo'', XI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina, Las Palmas de Gran Canaria.
130.
R.Arrojo (apresentação de trabalho), ``Translation and the Third World'', 112th Convention da Modem Language Association of America, Washington D.C.
131.
R.Arrojo (apresentação de trabalho), ``Translation and the Third World'', Debatedora, 112th Convention of the Modern Language Association of America, Washington.
132.
M.do C.Cavalcanti (colaborador), Participação no Painel de Encerramente (a convite), 11th World Congress of Applied Linguistics (AILA 96), Jyvãskylã.
133.
M.do C.Cavalcanti (apresentação de trabalho/debatedor), ``Cross-cultural interaction in teacher-education in a Brazilian indigenous setting: reading in Portuguese as a second language'', Participação no Simpósio Ethnographic Research in the L1, L2 and Multilingual Classroom Participação no Painel de Encerramento (a convite), 11th World Congress of Applied Linguistics (AILA 96), Jyvãskylã.
134.
M.do C.Cavalcanti (conferencista), Participação como conferencista convidada: Aspectos de la Interculturalidad y las representaciones sociales en educación indígena en Brasil, 1er Simposio Nacional de Investigación en Bilingüismo y Educación Bilingüe, Cali.
135.
M.do C.Cavalcanti (coordenador/apresentação de trabalho), ``Juego de representaciones entre profesores indios y formador de profesor no-indio en la elaboración de material didactico de lectura para escuelas indigenas'', Coordenação do Painel Interação em Sala de Aula e Apresentação de Trabalho em Painel, 5th International Pragmatics Conference, México.
136.
J.C.P.de Almeida Filho (apresentação de trabalho), ``Interaction Patters in Interdiciplinary Foreign Language Teaching'', 11th World Congress of Applied Linguistics (XI AILA), Jyvãskylã.
137.
J.C.P.de Almeida Filho (conferencista/palestrista), Conferência Magna: "A Desestrangeirização no Currículo de Línguas" Apresentação de Palestras Seriadas sob o título: "Uma Metodologia Específica para o Ensino de Línguas Próximas", 4o. Congresso Internacional de Português Língua Estrangeira, Cidade do México.
138.
J.C.P.de Almeida Filho (apresentação de trabalho), ``Interacción e (inter)disciplinaridad en la enseñanza de lenguas en contexto de LE'', 5o. Congreso Internacional de Pragmática, Cidade do México.
139.
P.R.Ottoni (conferencista), Conferencista convidado, Compreensão e Interpretação no Ato de Traduzir: Reflexões sobre o Enunciado e a Significação, Universidade de Heidelberg.
140.
P.R.Ottoni (conferencista), Conferencista convidado, O Papel da 'Lingüística'- e a Relação Teoria e Prática - no 'Ensino da Tradução', Universidade de Heidelberg.
141.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho), ``A Intercompreensão de Textos Escritos em Português e Espanhol no âmbito do Mercosul: implicações para o ensino/aprendizagem'', Apresentação de Trabalho, Português e Espanhol (línguas irmãs, línguas vizinhas): sinônimo de compreensão recíproca? Algumas implicações para o ensino, São Paulo.
142.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho), ``Reflections about Language Awareness in J.D. Salinger's The Catcher in the Rye and the Brazilian and European Portuguese Translations'', Second International Conference on Current Trends in Studies of Translation and Interpreting (Budapest'96 TNE), Budapest.
143.
J.R.Schmitz (apresentação de trabalho), ``Suppression of References to Sex and Body Function in the Brazilian and Portuguese Translation of J. D. Salinger's The Catcher in the Rye'', The Association of University English Teachers of South Africa (AUETSA-1996), Cidade do Cabo.
144.
J.R.Schmitz (coordenador/apresentação de trabalho), ``Lingùística e Tradução'', Lingüística e Tradução, VI Encontro Nacional de Tradutores, Fortaleza.
145.
M.J.Coracini (coordenador/apresentação de trabalho), ``La méthodologie en salle de classe et en linguistique appliquée'', Coordenadora da Mesa-Redonda "De la Tour d'Ivoire à la Tour de Babel: aspects pluridisciplinaires en méthodologie de salle de classe" Apresentação de trabalho, 11th World Congress of Applied Linguistics (AILA 96), Jyvãskylã.
146.
I.Signorini (apresentação de trabalho), ``Identidades sociais em crise: não letrados na prática legislativa municipal'', First International Conference on Sociolinguistics in Portugal. The Linguistic Construction of Social and Personal Identity, Evora.
147.
I.Signorini (apresentação de trabalho), ``La distorcion communicative dans l'interaction chercheur / enseignant'', IInd Conference for Socio-Cultural Research 1896-1996 Vygotsky-Piaget, Genebra.


3/2/1998