Departamento de Psicologia Educacional

Linhas de Pesquisa

1.
Psicologia e Epistemologia. Estudos e pesquisas dos fundamentos historicos, filosoficos, cientificos e ideologicos da psicologia e suas aplicacoes nos diversos compos da educacao: subsidios teorico-metodologicos para o ensino e para o trabalho dos diversos especialistas em educacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
2.
Pensamento e Linguagem. Investigar os processos de pensamento e linguagem na dinamica das interacoes sociais onde eles se constituem, situando os particularmente no contexto educacional e tendo como referencia teorica a contribuicao das vertentes construtivistas, socio-historica e psicanalitica. Esta orientada para as seguintes linhas de investigacao: linguagem oral, linguagem escrita, processos simbolicos, inteligencia artificial e processos interativos em sala de aula (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
3.
Abordagens Alternativas em Educacao. Possibilitar abordagens diferenciadas no contexto educacional, a nivel de psicologia humanista, psicologia transpessoal,psicodrama etc... enfocando temas como: estudos sobre a mulher, criatividade, estados de consciencia, relacoes humanisticas em eduacao, auto-realizacao, bem-estar psicologico e outros temas condizentes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
4.
Estudos Piagetianos. Tem por objetivo: 1)O estudo psicogenetico do conhecimento e analise de seus mecanismos formadores responsaveis pelo processo de desenvolvimento de pessoas normais e excepcionais; 2) A analise das aplicacoes ou implicacoes pedagogicas da psicologia genetica: sua significacao e seu alcance na atuacao do educador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
5.
Fundamentos Psicologicos para a Educacao Pre-Escolar. Estudo de desenvolvimento psicologico da crianca de 0 a 7 anos, em seus aspectos linguistico, cognitivo, afetivo, social e fisico e suas implicacoes para a educacao pre-escolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
6.
Psicopedagogia. Estudo da educacao especial com enfase no diasnostico e analise de problemas de aprendizagem, personalidade e desenvolvimento, com vistas a elaboracao de alternativas de trabalho psico-educacional naescola e fora dela (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
7.
Educacao e Sexualidade Humana. Estudo interdisciplinar da sexualidade humana e busca de metodologias de acao educativa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
8.
Aprendizagem e Desenvolvimento no Adulto. Esta linha de pesquisa, apoiada na perspectiva "life-span" em Psicologia, tem como objetivo a investigacao das caracteristicas e dos determinantes psicossociais das mudancas evolutivas principalmente cognitivas, sociais e afetivas, da vida adulta e da velhice. Ha tres projetos em curso nessa linha: atitudes em relacao a velhice, velhice bem-sucedida e bem-estar do cuidador familiar de idosos dependetentes e fragilizados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
9.
Relacoes Interpressoais na Escola. A presente linha de pesquisa tem por objetivo realizar investigacoes a respeito das diferentes relacoes interpessoais pertinentes,direta ou indiretamente, ao ambito escolar. Sao de interesse, nesses estudos, tanto os aspectos de longa duracao que definem uma relacao social,quanto os de curta duracao que se verificam nos episodios de interacao social, tanto perspectivas abrangentes que envolvem os participantes da relacao e as condicoes em que se da a relacao, como perspectivas mais restritas enfocando apenas um dos participantes ou mesmo aspectos que lhe diga respeito. Sao exemplo dessa linha: estudos que descrevem as modulacoes de comportamento entre professor e aluno de ensino; estudos que investigam a representacao do aluno ou do professor acerca de algum objeto social no ambito escola r;estudos sobre as mudancas de percepacao materna.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
10.
Educacao e Informatica. Ivestigacao do uso do computador como instrumento pedagogico, enfatizando seu papel de mediacao cognitiva no processo de ensino-aprendizagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
11.
Psicologia e Educacao Matematica. Estudo da relacoes entre a Psicologia e a Educacao Matematica, com especial enfase nos aspectos relacionados a: 1) formacao de conceitos, principios e solucao de problemas em matematica; 2) atitudes com relacao a matematica; 3) Construtivismo e Educacao Matematica; 4)habilidades, estrategias cognitivas e tecnicas de mensuracao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
12.
Formacao de Professores de Matematica. Estudos referentes a formacao de professores de matematica nos cursos de Licenciatura (professores para 5a. a 8a. series) e nos cursos de magisterio do 2o.grau (1a. a 4a. series) incluindo a pesquisa sobre as atividades de concepcoes , aspectos relacao professor-aluno, desempenho em matematica e outros fatores que estao relacionados a formacao dos futuros professores dessa disciplina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
13.
Educacao Matematica e Ambiental. Analise das relacoes existentes entre ambiente, ciencia, teconologia, escola e sociedade e que sao pertinentes a Educacao matematica. Implicacoes dessas relacoes nos Programas de Educacao Ambiental eEducacao Matematica, estando incluidas nesta area os estudos de Etnomatematica e Modelagem Matematica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).


3/2/1998