Depto. de Ciências Sociais Aplicadas a Educação

Linhas de Pesquisa

1.
Educacao e Trabalho. a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relacao com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea Examinam-se, ainda, as repercussoes da relacao educacao-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a questao da Organizacao do Trabalho Pedagogico. b) Producao de conhecimentos acerca da relacao entre educacao e trabalho a partir da investigacao da natureza historico-social e psicologica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalizacao tal como a escola a propoee com os processos envolvidos em modelos de qualificacao que ocorrem fora do sistema formal de ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
2.
Politica Educacional. Refere-se atividades ligadas a compreensao dos determinantes da politica educacional do Estado, a discussao do papel do educador no interior do Estado e sua qualificacao para as funcoes que ai possa exercer. Contempla, tambem, as relacoes existentes entre a politica educacional e as demais politicas sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
3.
Formacao do Educador. Trata dos processos e fatores envolvidos na formacao do educador, e nas sua pratica, com avaliacao das principais acoes de agentes sociais envolvidos em processos de modificacao da sociedade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
4.
Politicas e Praticas Interdisciplinares de Atencao a Educacao da Crianca. Estudos das politicas e programas de atencao as criancas, prioritariamente nas areas de educacao e de saude e sua vinculacao com as praticas efetivadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
5.
Diferenciacao Socio-Cultural e Educacao. A problematica da diferenca presente no universo social, no ambito do sexo, da raca, da cultura, da natureza, da idade etc... Educacao,cultura e politica sao assim referenciais centrais da autoridadeque coloca o "outro" como desafio e a identidade como historia aberta para o conhecimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).


3/2/1998