Depto. de Ciências Sociais Aplicadas a Educação
- 1.
- Educacao e Trabalho.
a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relacao com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea Examinam-se, ainda, as repercussoes da relacao educacao-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a questao da Organizacao do Trabalho Pedagogico. b) Producao de conhecimentos acerca da relacao entre educacao e trabalho a partir da investigacao da natureza historico-social e psicologica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalizacao tal como a escola a propoee com os processos envolvidos em modelos de qualificacao que ocorrem fora do sistema formal de ensino
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
- 2.
- Politica Educacional.
Refere-se atividades ligadas a compreensao dos determinantes da politica educacional do Estado, a discussao do papel do educador no interior do Estado e sua qualificacao para as funcoes que ai possa exercer. Contempla, tambem, as relacoes existentes entre a politica educacional e as demais politicas sociais
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
- 3.
- Formacao do Educador.
Trata dos processos e fatores envolvidos na formacao do educador, e nas sua pratica, com avaliacao das principais acoes de agentes sociais envolvidos em processos de modificacao da sociedade
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
- 4.
- Politicas e Praticas Interdisciplinares de Atencao a Educacao da Crianca.
Estudos das politicas e programas de atencao as criancas, prioritariamente nas areas de educacao e de saude e sua vinculacao com as praticas efetivadas
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
- 5.
- Diferenciacao Socio-Cultural e Educacao.
A problematica da diferenca presente no universo social, no ambito do sexo, da raca, da cultura, da natureza, da idade etc... Educacao,cultura e politica sao assim referenciais centrais da autoridadeque coloca o "outro" como desafio e a identidade como historia aberta para o conhecimento
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
3/2/1998