Centro de Engenharia Biomédica

Linhas de Pesquisa

  1. Biomecânica e Fisiologia de Movimento. - Implementação de laboratório para avaliação da marcha em deficientes. - Quantificação de parâmetros biomecânicos para avaliação de eficiência de sistemas homem-máquina utilizados na reabilitação de movimentos. - Avaliação do custo energético de locomoção de lesados medulares com sistemas homem-máquina arificiais. - Estudo de mecanismos neuromusculares para aplicação em reabilitação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1997).
  2. Física Aplicada a Radioterapia. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo controle de qualidade e dosimetria de radiações ionizantes visando garantir a qualidade e eficácia da radioterapia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1986).
  3. Física aplicada a Radiodiagnóstico. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo controle de qualidade visando maior qualidade das imagens radiográficas, com redução da dose de radiação e dos custos operacionais do serviço (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1986).
  4. Física Aplicada à Medicina Nuclear. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo controle de qualidade e processamento de imagens visando assegurar a qualidade diagnóstica em medicina nuclear (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1988).
  5. Proteção Radiológica. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias para quantificação e controle da exposição a radições ionizantes visando a redução da dose recebida por pacientes, trabalhadores e público (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1986).
  6. Transporte e Regulação de Cálcio no Músculo Cardíaco. Estudo da participação relativa dos transportores de cálcio (troca Na/Ca, APTases, canais iônicos) no músculo cardíaco. Medição de correntes iônicas aparentes (patch-clamp), encurtamento celular (detecção de bordas de imagem de vídeo), concentração intracelular de cálcio (fluorescência) em células cardíacas isoladas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1997).
  7. Estimulação Cardíaca Programada: Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento de Instrumentação. Estudo métodos e desenvolvimento de instrumentação para estimulação cardíaca. Estudo de mecanismos geradores das arritmias cardíacas. Exame eletrofisiológico do coração (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1997).
  8. Modulação e Controle Sensorial e Motor na Restauração de Movimentos em Membros Superiores e Inferiores Paralisados, e Sistemas de Comunicação para Deficientes. Sistemas baseados em estimulação elétrica neuromuscular multicanal e microcontrolada são desenvolvidos e aplicados na restauração de funções de membros superiores e inferiores paralisados. As estratégias de controle por malha aberta e fechada fazem uso de sensores (strain-gauges, emg, chaves, etc) e redes neurais artificiais. Estimulação eletrotáctil, onde sensações tacteis e fantasmas são elicitadas na implementação de sistemas de substituição de visão no caso de cegos e na geração de propriecepção artificial associada aos movimentos restaurados em lesados medulares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1997).
  9. Biomateriais e Órgãos Artificiais. Desenvolvimento de prótese mioelétrica de mão acionada por polímeros, ou a implementação de prótese de mão multi-articulada controlada por sinais de emg e usando polímero contrátil como músculo artificial. Desenvolvimento de oclusor implantável para colostomia, onde o esfínter é substituido por um motor de passo e a falta de músculos por uma fita plástica, com controle digital, gerando continência ao indivíduo colostomizados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 07/1997).
  10. Bioengenharia. Pesquisa básica: pesquisas quantitativas de fenômenos e sistemas biológicos, visando buscar novos métodos de diagnóstico, terapêutica e prevenção, além de novas idéias para o desenvolvimento de instrumentação biomédica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1982).
  11. Engenharia Médica. Pesquisa aplicada: desenvolvimento e avaliação de dispositivos e instrumentação para aplicação médico-hospitalar e em pesquisa biomédica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  12. Engenharia Clínica. Pesquisa aplicada: desenvolvimento de rotinas e ferramentas computacionais para gerenciamento de processos de aquisição, utilização e manutenção de equipamentos odonto-médico-hospitalares em unidades de saúde (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
  13. Engenharia de Reabilitação. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de instrumentação biomédica visando a qualidade de vida de pessoas deficientes, ajudando a torná-las menos dependentes e a integrá-las de forma produtiva à sociedade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).


Mon Sep 14 14:16:29 BSC 1998