Centro de Documentação de Música Contemporanea

Linhas de Pesquisa

  1. Pesquisa e levantamento de documentação e constituição de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição (ou complementação) de acervos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1996).
  2. Bases de Dados Sobre Musica Brasileira Contemporanea . Levantamento e atualização de bases de dados compreendendo (NO BRASIL): compositores e repertório de obras, intérpretes, grupos de câmara, orquestras, festivais, teatros e auditórios, pesquisadores, críticos e jornalistas, editoras de música, entidades de ensino, entidades de apoio, estúdios de criação e pesquisa. (BRASIL & EXTERIOR): rádios culturais, centros de informação musical, festivais e promotores de eventos. Bases de dados publicadas a cada dois anos: MUSICON - Guia da Musica Contemporanea Brasileira e disponibilizadas em nosso website (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
  3. Criação Musical . Precede a composição musical. Pesquisa de material sonoro/musical; tratamento do material; elaboração de blocos e/ou patterns; improvisação; observação/análise da improvisação; redefinição dos blocos/patterns e identificação de elementos conduzindo às idéias musicais, aos princípios musicais e procedimentos musicais que constituem a composição; organização dos elementos; elaboração da obra. Esse procedimento de pesquisa e geração de obra aplica-se a muitos casos de criação: seja para "música pura" ou "música em relação com outros meios". As sub-linhas de pesquisa tratam dessa diferenciação. Uma característica fundamental da criação musical é o constante movimento no ciclo "Acaso - Observação - Análise - Formulação - Destruição" ou nas atitudes "Racional - Irracional", "Razão - Intuição""Continuidade-Descontinuidade" (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).
  4. Composição Musical . Criação de obras musicais para instrumento solo, conjuntos de instrumentos, orquestras e demais formações instrumentais e vocais. Compreende também obras sobre suporte tecnológico (música eletroacústica - sobre fita magnética; computer music - sobre dispositivos de registro digital de informação variados, compreendendo ainda música gerada ao vivo através de algoritmos e/ou programas (simulação etc .)) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).
  5. Composição Musical com Outros Meios . Composição musical em interação com outros meios. Música "aplicada" ou música elaborada em conjunto com outras linguagens em diferentes suportes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1989).


Mon Sep 14 14:16:29 BSC 1998