Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação

Linhas de Pesquisa

  1. Avaliacao e producao tecnologica de dietas enterais caseiras. Objetiva avaliar formulações não industrializadas (caseiras) para dieta enteral quanto ao valor nutritivo,caracteristícas físico-químicas, custo e tipos de alimentos; obter formulações de dieta para consumo domiciliar com melhores caracteristicas físico-químicas e valor nutritivo, utilizando alimentos convencionais e industrializados de baixo custo, fácil aquisição e preparo, para pacientes impos sibilitados de alimentar-se por via oral; obter formulações para dieta enteral com alimentos convencionais e industrializados de baixo custo e fácil preparo para processamento industrial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  2. Planejamento de sistemas de Merenda Escolar. O processo de descentralização da Merenda Escolar é estudado nos seus vários aspectos: cobertura nutricional garantida constitucionalmente; planejamento e gestão em nível local (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  3. Industrializacao e comercializacao de excedentes agricolas na agricultura familiar. Objetiva avaliar o processo de produção e comercialização de produtos agricolas no intuito de desenvolver tecnologias viáveis para aproveitamento de produtos não comercializáveis e processos para assegurar o escoamento de produção de pequenas propriedades ou empresas familiares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  4. Análise Socioeconômica de Produtos Agropecuários. Entender e avaliar as estratégias utilizadas para a geo-distribuição de gêneros alimentícios "in natura", através de mapeamentos realizados principalmente em hipermercados, supermercados, sacolões e atacadistas em cidades de pequeno, médio e grande porte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  5. Obtenção de produtos proteícos modificados. Objetiva desenvolver proteínas modificadas (plasteína) por método enzimático para uso clínico (PPL) em casos de impossibilidade de aleitamento materno e alergia às proteínas do leite de vaca e soja (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  6. Segurança Alimentar. Estudo de indicadores e políticas relativas aos aspectos socioeconômicos (gênero e renda); qualitativos e quantitativos da alimentação (disponibilidade, cesta básica, consumo alimentar); e de saúde (inadequação nutricional). A identificação do perfil de consumo alimentar e de nutrientes de populações, a partir da disponibilidade de alimentos, é realizada através de metodologia de fácil execução e baixo custo permitindo a sua aplicação à nível domiciliar local. O perfil de consumo familiar , bem como os níveis de adequação funcional nos domicílios permitem monitoramento da situação alimentar para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. O monitoramento sistemático permite estabelecer política pública localizada e centrada nas populações de risco (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  7. Estratégias para Seleção e Avaliação de Variedades de Banana para Pequenos Produtores na América Latina. Objetiva buscar soluções técnicas viáveis ao desenvolvimento rural, integrando a agricultura à cadeia agroalimentar, pela produção de conhecimentos, os quais fundamentarão propostas que beneficiem pequenos produtores da agricultura familiar de agrossistemas e frentes pioneiras fragilizadas na América Latina. Para tanto, 05 (cinco) instituições de ensino superior estão trabalhando conjuntamente, sendo 02 (duas) na América Latina: Brasil (UNICAMP/NEPA) e Argentina (Universidad de La Plata) - e 03 na Europa: Espanha (Mursia), Itália (Udine) e França (Escola Nacional Superior de Indústrias Agrícolas) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1997).
  8. Aspectos tecnológicos do processamento de frutas de clima tropical e temperado. Objetiva aprimorar a qualidade da fruta fresca e processada,de modo a permitir melhores condições de transporte e comércio, através de tecnologias atualizadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 09/1993).


Mon Sep 14 14:16:29 BSC 1998