Departamento de Ciência de Alimentos

Linhas de Pesquisa

  1. Efeito de Processos Térmicos sobre Microorganismos. Otimização de processos térmicos de alimentos. Performance das embalagens de alimentos termo-processadas. Fungos termoresistentes em sucos de frutas. Inibição da germinação de esporulados termoresistentes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).
  2. Elementos Minerais. Desenvolvimento e validação de métodos. Perfil de elementos minerais nutricionalmente importantes em alimentos nacionais. Incidência de metais pesados em alimentos nacionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  3. Compostos Biologicamente Ativos. Estudo bioquímico de compostos biologicamente ativos presentes em alimentos funcionais e in natura e seus efeitos biológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  4. Compostos Tóxicos em Alimentos. Determinação e avaliação da ingestão potencial. Estudo de substâncias tóxicas naturalmente presentes em alimentos e formadas durante o processamento. Ensaios toxicológicos.Embalagens plásticas em alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1983).
  5. Comunicação Eletrônica de Dados em Ciência e Tecnologia. Comunicação eletrônica de dados em ciência e tecnologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1996).
  6. Polissacarideos. Polissacarídeos de microorganismos: produção, modificação, propriedades reológicas e aplicações. Polissacarídeos de plantas: obtenção, propriedades reológicas e aplicações. Modificação e estruturas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  7. Enzimas Microbianas. Produção e purificação de enzimas microbianas para processamento de alimentos. Caracterização de enzimas microbianas e sua aplicação industrial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  8. Imobilização de Enzimas. Imobilização de enzimas, tipos de suporte, caracterização bioquímica da enzima imobilizada e sua aplicação por processamento de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  9. Microorganismos Responsáveis por Toxinfecções Alimentares. Enteroxinas estafilocócicas - Analises Imunológicas e Imunoenzimáticas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  10. Aplicação de Métodos Cromatográficos e Espectrométricos em Alimentos. Aplicação de métodos cromatográficos e espectrométricos em análise de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1982).
  11. Proteinas em Alimentos. Obtenção de concentrado proteico por vários métodos, produção de hidrolisados, efeitos do processamento, estudo de propriedades funcionais e nutritivas, efeitos do processamento, fatores antinutricionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1987).
  12. Avaliação de Adulteração e Padrão de Qualidade em Alimentos. Avaliação de adulteração e padrão de qualidade em alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  13. Vitaminas em Alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos para determinação de vitaminas lipossoluveis e hidrossoluveis. Efeitos do processamento e estocagem. Teores em alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994).
  14. Sistemática de Microrganismos de Interesse Industrial e Ambiental. Caracterização quimiotaxonômica e molecular de bactérias láticas contaminantes de fermentação alcoólica e produção de probióticos; seleção e triagem de bactérias láticas de interesse industrial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1985).
  15. Fisiologia e Metabolismo de Microrganismos. Fisiologia e metabolismo de microrganismos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
  16. Carotenoides e Próvitamina A. Composição de carotenóides e valor de vitamina A de frutas e hortaliças. Efeitos de variáveis agrícolas, processamento e estocagem. Decomposição de carotenóides (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  17. Aditivos e Contaminantes em Alimentos. Metodologia analítica para determinação de aditivos e contaminantes. Avaliação da ingestão potencial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  18. Bioquímica de Microrganismos de Interesse Industrial. Seleção de microrganismos produtores de enzimas (amilases, lipases, proteases, celulases, etc...), ácidos orgânicos, aminoácidos e outros metabólitos para aplicação em processamento de alimentos. Seleção de microrganismos para fermentação alcoólica. Estudo de leveduras produtoras de fator "killer". Seleção de microrganismos que lisam a parede celular de leveduras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1989).
  19. Produção Biotecnológica de Aditivos para a Indústria de Alimentos. Produção de aromas, ácidos graxos especiais, glicerídeos, açúcares não convencionais, derivados de amido etc... por processos biotecnológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1990).
  20. Fibras Alimentares. Avaliação nutricional e efeitos fisiológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1986).
  21. Fermentação. Fermentação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1991).
  22. Compostos Volateis em Alimentos. Composição de voláteis de frutas tropicais. Efeito do processamento e armazenamento na composição de voláteis. Quimiometria: uso de método multivariado para determinação da qualidade do aroma de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  23. Lipídios e Colesterol: Análises, Fatores Influentes e Oxidação. Lipídios e Colesterol: Análises, Fatores influentes e oxidação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  24. Micotoxinas. Desenvolvimento e validação de métodos. Incidência. Fatores que influenciam a produção no campo e na estocagem. Efeitos de processamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  25. Enzimas de Origem Vegetal e Animal. Extração, purificação, caracterização e aplicação de enzimas de origem vegetal e animal para processamento de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  26. Biorremediação. Utilização de microorganismos e/ou enzimas na degradação de poluentes orgânicos (ex.compostos fenólicos, hidrocarbonetos, derivados clorados de lignina, etc...), uso de microorganismos e/ou enzimas lignoceluloliticas na utilização de resíduos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1993).
  27. Corantes Naturais. Corantes naturais: obtenção e caracterização de pigmentos naturais obtidos de plantas brasileiras. Extração/ purificação e estabilidade de pigmentos naturais. Copigmentação. Produção de corantes naturais por cultura de tecidos de plantas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1995).


Fri Nov 13 11:22:52 BDB 1998