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Educacao e Trabalho.
a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relação com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea. Examinam-se, ainda, as repercussões da relacão educação-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a questao da Organizacao do Trabalho Pedagogico. b) Producao de conhecimentos acerca da relacao entre educacao e trabalho a partir da investigacao da natureza historico-social e psicologica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalizacao tal como a escola a propoee com os processos envolvidos em modelos de qualificacao que ocorrem fora do sistema formal de ensino
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Teoria das Organizacoes.
Estudo das organizacoes de natureza educacional: escola, partidos politicos, sindicatos, clubes de servico e associacoes. Estes estudos Compreende:mecanismos de dominacao,violencia nas organizacoes, fluxo de informacoes dentro das organizacoes e comunicacao social, estudo das teorias das organizacoes enquanto discurso que legitima o poder;forcas que atuam nas organizacoes como contra-poder
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Educacao Especial.
Estudo sobre o deficiente mental, visual e auditivo no contexto da historia da educacao no Brasil
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Fundamentos Psicologicos para a Educacao Pre-Escolar.
Estudo de desenvolvimento psicologico da crianca de 0 a 7 anos, em seus aspectos linguistico, cognitivo, afetivo, social e fisico e suas implicacoes para a educacao pre-escolar
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Educacao e Ensino.
Estudos das questoes do ensino considerando as especificidades das diferentes areas do conhecimento
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Educacao e Producao Cultural.
Estudo das praticas culturais na historia e na educacao
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Educacao e Producao Cientifica e tecnologica.
Estudos voltados para divulgacao e uso da producao cientifico-tencologica e os aspectos epistemologicos e historico-sociais dessa producao e suas relacoes com a educacao e com os processos de construcao de conhecimentos nos tres niveis de ensino; formacao, Concepcoes e trabalho do professor de disciplinas cientificas e tecnologicas; funcionamento da linguagem cientifica
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Educacao e Sexualidade Humana.
Estudo interdisciplinar da sexualidade humana e busca de metodologias de acao educativa
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Pratica Pedagogica em Matematica.
Tem como objeto de investigacao a pratica pedagogica em sala de aula, sobretudo as relacoes e interacoes entre aluno, professor e conteudo matematico sob diferentes perspectivas teorico-metodologicas
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Formacao de Professores de Matematica.
Estudos referentes a formacao de professores de matematica nos cursos de Licenciatura (professores para 5a. a 8a. series) e nos cursos de magisterio do 2o.grau (1a. a 4a. series) incluindo a pesquisa
sobre as atividades de concepcoes , aspectos relacao professor-aluno, desempenho em matematica e outros fatores que estao relacionados a formacao dos futuros professores dessa disciplina
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
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Historia, Filosofia e educacao Matematica.
Esta linha de pesquisa toma como objeto de investigacao as relacoes entre Historia, Filosofia e Educacao Matematica como ponto de referencia para a problematizacao pedagogica e didatico-metodologica
(Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
Fri Nov 13 14:04:43 BDB 1998