- Antropologia Teatral e Cultura Brasileira.
A particularidade dos trabalhos desenvolvidos no LUME em relação a outros Centros de Pesquisa congêneros, reside precisamente no estudo da problemática do ator que repesenta e nao interpreta, fazendo uso de uma técnica elaborada em sintonia com elementos da Cultura Brasileira. O ator, no sistema da comunidade teatral, é o emissor dos códigos, o espectador o receptor que lê e interpreta. No monento em que emite, o ator dilata, apresenta duas vezes,numa só re-presenta. para que sua arte enquanto sistema de comunicação possa funcionar, o ator precisa de pelo menos dois elementos fundamentais:a técnica, o operativo e objetivo, que estabelece uma comunicação direta e racional, e o criativo, o que é vivo e está em permanente mutação e que estabelece uma comunicação subliminar, inconsciente, sensorial com o espectador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 10/1993). [359]
- Dança Pessoal.
Essa linha de pesquisa busca encontrar uma metodologia de elaboração e codificação e sistematização de uma técnica pessoal de representação através da dilatação e dinamização das energias potênciais do ator; e em como transpor essa técnica pessoal par. Um processo de montagem de espetáculo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 01/1995). [1974]
- Mímesis Corpórea.
Consiste no processo de codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para cena também é estudado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 01/1993). [1975]
- Clown e o Sentido Cômico.
Busca descobri. Um método de elaboração do clown pessoal e a utilização cômica do corpo através da dilatação da ingenuidade, do ridículo e do lirismo inerente a cad. Um de nós (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 05/1993). [1976]