- Educação e Trabalho.
a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relação com os processos e organização do trabalho na sociedade contemporânea. Examinam-se, ainda, as repercussões da relacão educação-trabalho no âmbito da Formação do Educador e para a questao da Organização do Trabalho Pedagogico b) Produção de conhecimentos acerca da relação entre educação e trabalho a partir da investigação da natureza historico-social e psicológica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalização tal como a escola a propoe e com os processos envolvidos em modelos de qualificação que ocorrem fora do sistema formal de ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 06/1995). [19]
- Educação e Ensino.
Estudos das questoes do ensino considerando as especificidades das diferentes areas do conhecimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 06/1995). [127]
- Prática Pedagogica em Matemática.
Tem como objeto de investigação a prática pedagogica em sala de aula, sobretudo as relações e interações entre aluno, professor e conteudo matematico sob diferentes perspectivas teorico-metodológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 06/1995). [152]
- Formação de Professores de Matemática.
Estudos referentes a formação de professores de matemática nos cursos de Licênciatura (professores para 5a. a 8a. series) e nos cursos de magisterio do 2o.grau (1a. a 4a. series) incluindo a pesquisa sobre as atividades de concepções , aspectos relação professor-aluno, desempenho em matemática e outros fatores que estao relacionados a formação dos futuros professores dessa disciplina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 06/1995). [153]