Departamento de Linguística

Participação em cursos

  1. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "A Construção dos Sentidos", A Construção dos Sentidos, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  2. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "A construção textual do sentido", A construção textual do sentido, Ceará, Universidade Federal do Ceará.
  3. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "A progressão referêncial no texto", A progressão referêncial no texto, Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.
  4. Eni de L.Puccinelli Orlandi (organizacao/docência), "Análise do Discurso", Análise do Discurso, Niterói, Universidade Federal Fluminense.
  5. Rosa Attié Figueira (organizacao/docência), "Aquisição da Linguagem", Mestrado Interinstitucional de Cáceres, Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso.
  6. Angel H. Corbera Mori (organizacao/docência), "As línguas indígenas e a educação: Bilinguismo e Multi linguismo", Lingüística para Indígenas, Instituto de Estudos da Linguagem.
  7. Edwiges Maria Morato (organizacao/docência), "Concepção de Linguagem", Concepção de Linguagem, Campinas e região, Universidade Estadual de Campinas.
  8. Eni de L.Puccinelli Orlandi (organizacao/docência), "Curso História das Idéias Lingüísticas", Curso História das Idéias Lingüísticas, Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  9. Edwiges Maria Morato (organizacao/docência), "Discussão dos pressupostos teóricos e metodológicos do CCA", Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos, Instituto de Estudos da Linguagem.
  10. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Discussão dos pressupostos teóricos e metodológicos do CCA", Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos, Instituto de Estudos da Linguagem.
  11. Angel H. Corbera Mori (organizacao/docência), "Documentação e Descrição de Línguas Indígenas", Mestrado Interinstitucional UNICAMP-UNEMAT-CAPES, Cáceres, Universidade Estadual de Campinas.
  12. Maria Bernadete M. Abaurre (organizacao/docência), "Fonética e Fonologia", Mestrado Interinstitucional UNICAMP/Universidade de Cáceres, Cáceres, Universidade Estadual de Campinas.
  13. Edwiges Maria Morato (organizacao/docência), "Fundamentos de Neuropsicologia e Neurolingüística", Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos, Instituto de Estudos da Linguagem.
  14. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Fundamentos do Estudo da Linguagem", Texto e Gramática, Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana.
  15. Ester Mírian Scarpa (organizacao/docência), "Gramática da oralidade e gramática da escrita?", texto e Gramática, Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana.
  16. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Gramática e Texto 1", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  17. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Gramática e Texto 1 (Amparo)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  18. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Gramática e Texto 1 (Campinas)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  19. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Gramática e Texto 2", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  20. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Gramática e Texto 2 (Amparo)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  21. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Gramática e Texto 3 (Amparo)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  22. Luiz Carlos Cagliari (organizacao/docência), "História da Pontuação", História da Pontuação, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  23. Jairo Morais Nunes (organizacao/docência), "Introdução ao programa Minimalista", Mestrado Interinstitucional de Cáceres, Cáceres - MT, Universidade Estadual de Campinas.
  24. Edwiges Maria Morato (organizacao/docência), "Introdução teórica e metodológica à dinâmica do CCA: o bjetivos, funcionamento, pressupostos e métodos próp r i os", Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos, Instituto de Estudos da Linguagem.
  25. Kanavillil Rajagopalan (organizacao/docência), "Introdução à Pragmática", Introdução à Pragmática, Maceió, Universidade Federal de Alagoas.
  26. Jairo Morais Nunes (organizacao/docência), "Introdução à Semântica", Mestrado Interinstitucional de Cáceres, Cáceres - MT, Universidade Estadual de Campinas.
  27. Tânia Maria Alkmim (organizacao/docência), "Investigação do tratamento de dados lingüísticos", Texto e Gramática, Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana.
  28. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Leitura e Produção de Texto 1", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  29. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Leitura e Produção de Texto 1 (Amparo)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  30. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Leitura e Produção de Texto 1 (Campinas)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  31. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Leitura e Produção de Texto 2", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  32. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Leitura e Produção de Texto 2 (Amparo)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  33. Mônica Graciela Zoppi-Fontana (organizacao/docência), "Leitura, Silêncio e Memória", Leitura, Silêncio e Memória, Maringá, Universidade Estadual de Maringá.
  34. Jairo Morais Nunes (organizacao/docência), "Linearization of chains and sideward movement", Linearization of chains and Sideward movement, San Sebastian-Donostia (Espanha), Universidad del Pais Basco.
  35. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Lingüística e neurolingüística: princípios avaliativos e terapêuticos; a configuração patológica dos partic i pantes do CCA", Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos, Instituto de Estudos da Linguagem.
  36. Maria Bernadete M. Abaurre (organizacao/docência), "Lingüística para Indígenas", Lingüística para Indígenas, Instituto de Estudos da Linguagem.
  37. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Lingüística para Indígenas", Lingüística para Indígenas, Instituto de Estudos da Linguagem.
  38. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "Lingüística para Indígenas", Lingüística para Indígenas, Instituto de Estudos da Linguagem.
  39. Lucy Seki (organizacao/docência), "Lingüística para Indígenas", Lingüística para Indígenas, Instituto de Estudos da Linguagem.
  40. Vandersi Sant'Ana Castro (organizacao/docência), "Lingüística para indígenas", Lingüística para Indígenas, Instituto de Estudos da Linguagem.
  41. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "Lingüística textual", Lingüística Textual, Ceará, Universidade Federal do Ceará.
  42. Angel H. Corbera Mori (organizacao/docência), "Língua Indígena", Formação de Professores índios do Parque Xingu, Posto Indígena Pavuru-Parque Xingu-MT, Instituto Sócio-Ambiental.
  43. Lucy Seki (organizacao/docência), "Línguas Indígenas (Grupo Kamaiurá)", IX Curso de Formação de Professores Indígenas, Parque do Xingu, Instituto Sócio-Ambiental.
  44. Angel H. Corbera Mori (organizacao/docência), "Métodos de campo em Lingüística Antropológica", Mestrado Interinstitucional UNICAMP,Universidade de Cáceres, Cáceres, Universidade Estadual de Campinas.
  45. Rodolfo Ilari (organizacao/docência), "Módulos em escrita e leitura na escola", Módulos em escrita e leitura na escola, Instituto de Estudos da Linguagem.
  46. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Módulos em escrita e leitura na escola", Módulos em escrita e leitura na escola, Instituto de Estudos da Linguagem.
  47. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Neurolingüística", Texto e Gramática, Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana.
  48. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Por que (não) ensinar gramática na escola", Por que (não) ensinar gramática na escola, Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo.
  49. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "Produção textual e construção de sentido", Produção textual e construção de sentido, Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  50. Mônica Graciela Zoppi-Fontana (organizacao/docência), "Práticas de leitura e comentário: memória e interpreta ção", Práticas de leitura e comentário: memória e interpretação, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  51. Ester Mírian Scarpa (organizacao/docência), "Psicolingüística", Graduação em Letras, Mato Grosso, Universidade Estadual do Mato Grosso.
  52. Sírio Possenti (organizacao/docência), "Questões de análise do discurso", Questões de análise do discurso, Maringá, Universidade Estadual de Maringá.
  53. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Texto, discurso e ensino de linguagem", Curso de especialização em texto e gramática, Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana.
  54. Ingedore G. Villaça Koch (organizacao/docência), "Texto, discurso, argumentação", V Congresso Qualidade em educação, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais.
  55. Mônica Graciela Zoppi-Fontana (organizacao/docência), "Tópicos especiais em Análise do discurso", Mini-curso Tópicos especiais em Análise do discurso, Alagoas, Universidade Federal de Alagoas.
  56. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Variação Lingüística (Amparo)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  57. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "Variação Lingüística (Campinas)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  58. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "[Leitura e Produção de Texto 2 (Campinas)", Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa, Campinas e Região.
  59. Maria Irma Hadler Coudry (organizacao/docência), "processos patológicos da linguagem: aqüisição e perda da linguagem", programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.