-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"A Construção dos Sentidos",
A Construção dos Sentidos,
São Paulo,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"A construção textual do sentido",
A construção textual do sentido,
Ceará,
Universidade Federal do Ceará.
-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"A progressão referêncial no texto",
A progressão referêncial no texto,
Uberlândia,
Universidade Federal de Uberlândia.
-
Eni de L.Puccinelli Orlandi
(organizacao/docência),
"Análise do Discurso",
Análise do Discurso,
Niterói,
Universidade Federal Fluminense.
-
Rosa Attié Figueira
(organizacao/docência),
"Aquisição da Linguagem",
Mestrado Interinstitucional de Cáceres,
Cáceres,
Universidade do Estado de Mato Grosso.
-
Angel H. Corbera Mori
(organizacao/docência),
"As línguas indígenas e a educação: Bilinguismo e Multi linguismo",
Lingüística para Indígenas,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Edwiges Maria Morato
(organizacao/docência),
"Concepção de Linguagem",
Concepção de Linguagem,
Campinas e região,
Universidade Estadual de Campinas.
-
Eni de L.Puccinelli Orlandi
(organizacao/docência),
"Curso História das Idéias Lingüísticas",
Curso História das Idéias Lingüísticas,
Natal,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
-
Edwiges Maria Morato
(organizacao/docência),
"Discussão dos pressupostos teóricos e metodológicos do CCA",
Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Discussão dos pressupostos teóricos e metodológicos do CCA",
Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Angel H. Corbera Mori
(organizacao/docência),
"Documentação e Descrição de Línguas Indígenas",
Mestrado Interinstitucional UNICAMP-UNEMAT-CAPES,
Cáceres,
Universidade Estadual de Campinas.
-
Maria Bernadete M. Abaurre
(organizacao/docência),
"Fonética e Fonologia",
Mestrado Interinstitucional UNICAMP/Universidade de Cáceres,
Cáceres,
Universidade Estadual de Campinas.
-
Edwiges Maria Morato
(organizacao/docência),
"Fundamentos de Neuropsicologia e Neurolingüística",
Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Fundamentos do Estudo da Linguagem",
Texto e Gramática,
Feira de Santana,
Universidade Estadual de Feira de Santana.
-
Ester Mírian Scarpa
(organizacao/docência),
"Gramática da oralidade e gramática da escrita?",
texto e Gramática,
Feira de Santana,
Universidade Estadual de Feira de Santana.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Gramática e Texto 1",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Gramática e Texto 1 (Amparo)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Gramática e Texto 1 (Campinas)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Gramática e Texto 2",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Gramática e Texto 2 (Amparo)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Gramática e Texto 3 (Amparo)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Luiz Carlos Cagliari
(organizacao/docência),
"História da Pontuação",
História da Pontuação,
São Paulo,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
-
Jairo Morais Nunes
(organizacao/docência),
"Introdução ao programa Minimalista",
Mestrado Interinstitucional de Cáceres,
Cáceres - MT,
Universidade Estadual de Campinas.
-
Edwiges Maria Morato
(organizacao/docência),
"Introdução teórica e metodológica à dinâmica do CCA: o bjetivos, funcionamento, pressupostos e métodos próp r i os",
Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Kanavillil Rajagopalan
(organizacao/docência),
"Introdução à Pragmática",
Introdução à Pragmática,
Maceió,
Universidade Federal de Alagoas.
-
Jairo Morais Nunes
(organizacao/docência),
"Introdução à Semântica",
Mestrado Interinstitucional de Cáceres,
Cáceres - MT,
Universidade Estadual de Campinas.
-
Tânia Maria Alkmim
(organizacao/docência),
"Investigação do tratamento de dados lingüísticos",
Texto e Gramática,
Feira de Santana,
Universidade Estadual de Feira de Santana.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Leitura e Produção de Texto 1",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Leitura e Produção de Texto 1 (Amparo)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Leitura e Produção de Texto 1 (Campinas)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Leitura e Produção de Texto 2",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Leitura e Produção de Texto 2 (Amparo)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Mônica Graciela Zoppi-Fontana
(organizacao/docência),
"Leitura, Silêncio e Memória",
Leitura, Silêncio e Memória,
Maringá,
Universidade Estadual de Maringá.
-
Jairo Morais Nunes
(organizacao/docência),
"Linearization of chains and sideward movement",
Linearization of chains and Sideward movement,
San Sebastian-Donostia (Espanha),
Universidad del Pais Basco.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Lingüística e neurolingüística: princípios avaliativos e terapêuticos; a configuração patológica dos partic i pantes do CCA",
Linguagem e Processos de Significação: Centro de Convivência de Afásicos,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Maria Bernadete M. Abaurre
(organizacao/docência),
"Lingüística para Indígenas",
Lingüística para Indígenas,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Lingüística para Indígenas",
Lingüística para Indígenas,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"Lingüística para Indígenas",
Lingüística para Indígenas,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Lucy Seki
(organizacao/docência),
"Lingüística para Indígenas",
Lingüística para Indígenas,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Vandersi Sant'Ana Castro
(organizacao/docência),
"Lingüística para indígenas",
Lingüística para Indígenas,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"Lingüística textual",
Lingüística Textual,
Ceará,
Universidade Federal do Ceará.
-
Angel H. Corbera Mori
(organizacao/docência),
"Língua Indígena",
Formação de Professores índios do Parque Xingu,
Posto Indígena Pavuru-Parque Xingu-MT,
Instituto Sócio-Ambiental.
-
Lucy Seki
(organizacao/docência),
"Línguas Indígenas (Grupo Kamaiurá)",
IX Curso de Formação de Professores Indígenas,
Parque do Xingu,
Instituto Sócio-Ambiental.
-
Angel H. Corbera Mori
(organizacao/docência),
"Métodos de campo em Lingüística Antropológica",
Mestrado Interinstitucional UNICAMP,Universidade de Cáceres,
Cáceres,
Universidade Estadual de Campinas.
-
Rodolfo Ilari
(organizacao/docência),
"Módulos em escrita e leitura na escola",
Módulos em escrita e leitura na escola,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Módulos em escrita e leitura na escola",
Módulos em escrita e leitura na escola,
Instituto de Estudos da Linguagem.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Neurolingüística",
Texto e Gramática,
Feira de Santana,
Universidade Estadual de Feira de Santana.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Por que (não) ensinar gramática na escola",
Por que (não) ensinar gramática na escola,
Vitória,
Universidade Federal do Espírito Santo.
-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"Produção textual e construção de sentido",
Produção textual e construção de sentido,
Porto Alegre,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
-
Mônica Graciela Zoppi-Fontana
(organizacao/docência),
"Práticas de leitura e comentário: memória e interpreta ção",
Práticas de leitura e comentário: memória e interpretação,
São Paulo,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
-
Ester Mírian Scarpa
(organizacao/docência),
"Psicolingüística",
Graduação em Letras,
Mato Grosso,
Universidade Estadual do Mato Grosso.
-
Sírio Possenti
(organizacao/docência),
"Questões de análise do discurso",
Questões de análise do discurso,
Maringá,
Universidade Estadual de Maringá.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Texto, discurso e ensino de linguagem",
Curso de especialização em texto e gramática,
Feira de Santana,
Universidade Estadual de Feira de Santana.
-
Ingedore G. Villaça Koch
(organizacao/docência),
"Texto, discurso, argumentação",
V Congresso Qualidade em educação,
Belo Horizonte,
Universidade Federal de Minas Gerais.
-
Mônica Graciela Zoppi-Fontana
(organizacao/docência),
"Tópicos especiais em Análise do discurso",
Mini-curso Tópicos especiais em Análise do discurso,
Alagoas,
Universidade Federal de Alagoas.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Variação Lingüística (Amparo)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"Variação Lingüística (Campinas)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"[Leitura e Produção de Texto 2 (Campinas)",
Aspectos Fundamentais do Ensino de Língua Portuguesa,
Campinas e Região.
-
Maria Irma Hadler Coudry
(organizacao/docência),
"processos patológicos da linguagem: aqüisição e perda da linguagem",
programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação,
São Paulo,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.