Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Linhas de Pesquisa

  1. Música Computacional. Trata-se da pesquisa sobre o uso uso de sistemas digitais para a manipulação sonora. Esta linha, emergente, tem caracter interdisciplinar, pois vincula areas do conhecimento cientifico com áreas de atuação artística. O ponto de concentração do estudo é construir interfaces capazes de interagir com o complexo sonoro, criar sistemas para síntese de som e composicąo algorítmica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 10/1993). [565]
  2. Composicao, Analise e Educação Músical. Pesquisa voltada ao estudo das vinculações da Música com as atividades de criacao, produção e educacao. A abordagem esta voltada `a caracterização de meios de manipulação do material sonoro, seu uso em projetos educacionais, vivências sonoras, criação individual e coletiva. A linha visa o estudo dos meios de producao, sejam eles meios de massa, artesanais, o atelier do compositor ou grupos instrumentais. No campo da Análise músical o objetivo é usar o conhecimento tradicional como base e desenvolver novas ferramentas de trabalho que sejam capazes de atuar no campo da música contemporânea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 04/1993). [582]