- Gênero, história e narrativas.
Esta linha reconstitui trajetórias femininas a partir de narrativas orais e escritas. Enfocando experiências femininas através de memórias e considerando os debates atuais acerca da história das mulheres e das relações de gênero, a linha pretende oferecer subsídios teóricos para a discussão da categoria analítica gênero (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 11/1993). [767]
- Gênero e Educação.
Esta área versa sobre o conjunto de questões relacionadas à problemática de gênero nas práticas educativas formais e/ou informais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 03/1995). [2565]
- Gênero e Curso da Vida.
O interesse desta linha é analisar, numa perspectiva de gênero, as transformações nas periodizações da vida, com o objetivo de compreender o conjunto de representações e práticas que caracterizam essas periodizações (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 03/1995). [2566]
- Gênero e midia.
Linha vinculada à compreensão de como as conceitualizações de gênero, na sua intersecção com outras categorias de diferênciação social, são veiculadas por diversos agentes da midia brasileira (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 03/1995). [2568]
- Difusão de conhecimentos associados a problemática de gênero.
Linha de divulgação, através de públicações organizadas pelo núcleo, de pesquisas e reflexões teoricas voltadas para a problemática de gênero (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 12/1993). [2569]