Centro de Documentação de Música Contemporânea

Linhas de Pesquisa

  1. BASES DE DADOS SOBRE MUSICA BRASILEIRA CONTEMPORANEA. Levantamento e atualização de bases de dados compreendendo (NO BRASIL): compositores e repertório de obras, intérpretes, grupos de câmara, orquestras, festivais, teatros e auditórios, pesquisadores, críticos e jornalistas, editoras de música, entidades de ensino, entidades de apoio, estúdios de criação e pesquisa. (BRASIL & EXTERIOR): rádios culturais, centros de informação músical, festivais e promotores de eventos. Bases de dados públicadas a cada dois anos: MUSICON - Guia da Música Contemporânea Brasileira e disponibilizadas em nosso website (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 03/1992). [1574]
  2. Pesquisa e levantamento de documentação e constituição de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição (ou complementação) de acervos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 06/1996). [2192]
  3. CRIAçãO MUSICAL. Precede a composição músical. Pesquisa de material sonoro/músical; tratamento do material; elaboração de blocos e/ou patterns; improvisação; observação/análise da improvisação; redefinição dos blocos/patterns e identificação de elementos conduzindo às idéias musicais, aos princípios musicais e procedimentos musicais que constituem a composição; organização dos elementos; elaboração da obra. Esse procedimento de pesquisa e geração de obra aplica-se a muitos casos de criação: seja para "música pura" ou "música em relação com outros meios". As sub-linhas de pesquisa tratam dessa diferênciação. Uma característica fundamental da criação músical é o constante movimento no ciclo "Acaso - Observação - Análise - Formulação - Destruição" ou nas atitudes "Racional - Irracional", "Razão - Intuição", "Continuidade-Descontinuidade" (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 09/1989). [2203]
  4. COMPOSIçãO MUSICAL. Criação de obras musicais para instrumento solo, conjuntos de instrumentos, orquestras e demais formações instrumentais e vocais. Compreende também obras sobre suporte tecnológico (música eletroacústica - sobre fita magnética; computer music - sobre dispositivos de registro digital de informação variados, compreendendo ainda música gerada ao vivo através de algoritmos e/ou programas (simulação etc.)) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 09/1989). [2204]
  5. COMPOSIçãO MUSICAL COM OUTROS MEIOS. Composição músical em interação com outros meios. Música "aplicada" ou música elaborada em conjunto com outras linguagens em diferentes suportes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 09/1989). [2205]
  6. Normas e metodologias de catalogação de documentação músical. Pesquisar e desenvolver procedimentos de catalogação de documentação músical (Aprovada pelo Departamento/Conselho Cientifico em 03/1998). [2804]