-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (palestrista),
Palestra: Parâmetros curriculares nacionais e Língua Estrangeira,
12o Congresso de Leitura do Brasil,
Campinas.
[48808]
-
Marilda do Couto Cavalcanti (apresentação de trabalho/expositor),
"A língua indígena na escola indígena: quando, para quê e como?",
Debatedor na mesa redonda A língua indígena na escola indígena: quando, para quê e como? Qual é o ensino bilingue que interessa aos povos indígenas do Brasil?",
12o. COLE - Debatedora na mesa redonda: A língua indigena na escola indigena: quando, para quê e como? Qual é o ensino bilingue que interessa aos povos indigenas do Brasil?,
Campinas.
[48767]
-
Elza Taeko Doi (apresentação de trabalho),
"A interação com material didático quando ler envolve outra alfabetização: o caso das línguas que não adotam o alfabeto românico",
A interação com material didático quando ler envolve outra alfabetização: o caso das línguas que não adotam o alfabeto românico,
12o. COLE - III Seminário sobre Leitura e Ensino de Língua Estrangeira,
Campinas.
[49253]
-
Sylvia Bueno Terzi (apresentação de trabalho),
"A linguagem escrita no Programa Alfabetização Solidária",
A linguagem escrita em projetos de alfabetização de jovens e adultos,
12o. COLE: IV Encontro de Educação de Jovens e Adultos,
Campinas.
[49150]
-
Elza Taeko Doi (apresentação de trabalho),
"The rhythm of japanese spoken by brazilians: implications for teaching oral japanese",
The rhythm of Japanese spoken by brazialians: implications for teaching oral japanese,
12o. Congresso Internacional de Linguística Aplicada - AILA'99,
Tokyo.
[49252]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (expositor/apresentação de trabalho),
"O que se ensina quando se ensina a ler e escrever. Ensina-se mesmo a ler e escrever?",
Expositor na mesa redonda no I Seminário sobre Letramento e Alfabetização - "Letramentos escolares: o que se ensina quando se ensina a ler e escrever?",
12o. Congresso de Leitura do Brasil,
Campinas.
[48828]
-
Eric Mitchell Sabinson (palestrista),
Palestra: Problemas de Tradução,
12o. Congresso de Leitura do Brasil,
Campinas.
[49286]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (conferencista),
Conferencista no I Seminário sobre Letramento e Alfabetização: O desenvolvimento das competências de leitura,
12o. Congresso de Leitura do Brasil - COLE,
Campinas.
[50536]
-
Denise Bértoli Braga (apresentação de trabalho),
"Aquisição de línguas estrangeiras no contexto de globalização",
Coordenadora do Seminário Leitura em Língua Estrangeira,
12o. Congresso de Leitura do Brasil - Coordenadora do Seminário "Leitura em Língua Estrangeira",
Campinas.
[48961]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (conferencista),
Conferência no IV Encontro de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: Abordagens da leitura na educação de jovens e adultos,
12o. Congresso de Leitura no Brasil - COLE,
Campinas.
[48750]
-
Joanne M.MacCaffrey Busnardo Neto (palestrista),
Palestra: Lendo a língua hegemônica: Leitura crítica em inglês,
12o. congresso de Leitura do Brasil,
Campinas.
[49303]
-
Paulo Roberto Ottoni (apresentação de trabalho),
"Reciprocal Translation and the Double Bind: The Language of Jacques Derrida and his translations",
12th World Congress of Applied Linguistics,
Tokyo.
[48143]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (apresentação de trabalho),
"University Entrance Examinations and EFL Teaching: a Study of Washback in a Brazilian Context",
12th World Congress of Applied Linguistics - AILA 99,
Tokyo.
[48804]
-
Joanne M.MacCaffrey Busnardo Neto (apresentação de trabalho),
"Why study English? Orientations of Brazialin Highschool and University Students",
Why study English? Orientations of Brazilian Highschool and University Students,
12th World Congress of Applied Linguistics - AILA'99,
Tokyo.
[49302]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (debatedor),
Debatedor de Painel sobre Avaliação,
3o. Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,
Póvoa de Varzim.
[46559]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Ensino e Difusão da Língua portuguesa e sua Cultura no Mercosul",
51a. Reunião Anual da SBPC,
Porto Alegre.
[47784]
-
Sylvia Bueno Terzi (apresentação de trabalho),
"O processo de letramento simultâneo de alfabetizandos, alfabetizadores e comunidade",
O processo de letramento simultâneo de alfabetizandos, alfabetizadores e comunidade,
9o. INPLA,
São Paulo.
[46497]
-
Carmen Zink Bolognini (apresentação de trabalho),
"Aspectos socioculturais e ideológicos e. Um material didático de alemão como L.E",
Coordenadora de Seminário "Novas Perspectivas no Ensino de L.E",
9o. INPLA - Coordenadora de Seminário "Novas Perspectivas no Ensino de L.E.",
São Paulo.
[46648]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho),
"Pesquisa sobre leitura em Língua Materna: quem é o nosso interlocutor?",
Debatedora no Simpósio Efeitos Didáticos e Constituiçõa do Leitor nas Instituições,
9o. INPLA - Debatedora no Simpósio Efeitos Didáticos e Constituição do Leitor nas Instituições,
São Paulo.
[48748]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"Da Torre de Marfim à Torre de Babel: uma análise discursiva do ensino-aprendizagem da linguagem escrita em língua estrangeira e língua materna",
9o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada,
São Paulo.
[46627]
-
Inês Signorini (apresentação de trabalho/expositor/coordenador),
"Construção de sentido e transculturalidade",
Co-coordenadora do Simpósio Pesquisa Narrativa e Lingüística Aplicada: histórias de experiências com a linguagem,
9o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Co-coordenação do Seminário Pesquisa Narrativa e Linguística Aplicada: histórias de experiências com a linguagem,
São Paulo.
[47453]
-
Marilda do Couto Cavalcanti (coordenador),
Co-coordenadora do Simpósio Aspectos da Educação Indígena,
9o.INPLA Intercambio de Pesquisas em Linguística Aplicada - Coordenadora do Simpósio Aspectos da Educação Indigena,
São Paulo.
[48512]
-
Celene Margarida Cruz (organizador),
Discussao sobre a crise da universidade pública brasileira,
A Universidade num contexto de crise - Quais as alternativas?,
Centro de Convencoes.
[8783]
-
Celene Margarida Cruz (organizador),
Mesa redonda - discussao sobre a crise da universidade pública brasileira,
A Universidade num contexto de crise - Quais as alternativas?,
Centro de Convenções - UNICAMP.
[8782]
-
Celene Margarida Cruz (organizador),
Discussao sobre a crise da universidade pública brasileira,
A Universidade num contexto de criser - Quais as alternativas?,
Centro de Convenções - UNICAMP.
[8784]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade para difundir conhecimentos nela gerados,
A Vida a Bordo do Século XVI,
Colegio Técnico de Campinas.
[8773]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
[Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
A atualidade da reforma agraria no Brasil.,
Colegio Técnico de Campinas.
[8778]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (coordenador),
Programa de Integração - Unicamp - Rede Pública de Ensino,
A sala ambiente para aprender LE,
Campinas.
[7912]
-
Marilda do Couto Cavalcanti (apresentação de trabalho),
"Social representations and identities: some indigenous teachers' views about school(ing) in Brazil",
Co-coordenadora do simpósio: Classroom discourse and social identity: ethnographic perspectives,
AILA'99 - Co-coordenadora do simpósio: Classroom discourse and social identity: ethnographic perspectives,
Tókio.
[48513]
-
Denise Bértoli Braga (palestrista),
A Look at Texts and Reading Activities in Coursebooks,
Aprimoramento profissional para professores de inglês,
Campinas.
[48468]
-
Rosemary Arrojo (palestrista),
As principais tendências teóricas dos estudos da tradução,
As Principais Tendências Teóricas dos Estudos da Tradução,
Uberlândia.
[47421]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
[Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública coom o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir os conhecimentos nela gerados,
As águas doces no urbano,
Colegio Técnico de Campinas.
[8777]
-
Maria José Coracini (conferencista),
Conferência: A Pesquisa em Lingüística Aplicada,
Aula Inaugural do Curso de Mestrado em L.A.,
Fortaleza.
[48534]
-
Rosemary Arrojo (apresentação de trabalho),
"Borges como Teórico da Escritura",
Borges como Teórico da Escritura,
Borges 100,
São Paulo.
[48547]
-
Celene Margarida Cruz (organizador),
Exposição de livros raros para a comunidade,
Brasiliana: Noticias do Brasil,
Biblioteca Central da UNICAMP.
[8781]
-
Eunice Ribeiro Henriques,
Ciclo de Estudos sobre o Brasil: "Que país é este?",
Rio de Janeiro.
[50275]
-
Denise Bértoli Braga (palestrista),
Como sensibilizar lingüistico-culturalmente para aprendizagem de língua inglesa: alternativas para elaboração de material didático,
Ciclo de Palestras para Formação de Professores de Língua Inglesa,
Campinas.
[48469]
-
Eunice Ribeiro Henriques (apresentação de trabalho),
"Aquisição/aprendizagem e ensino de línguas: uma perspectiva lingüístico-cultural",
Colóquios de Linguística,
Colóquios de Linguística.
[50273]
-
Paulo Roberto Ottoni (apresentação de trabalho),
"La traduction au manifeste et double bind",
La traduction au manifeste et double bind,
Congrès des sciences sociales - Traduire pour la sociéte de demain,
Canada.
[46758]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Palestra: Leitura, novas teorias educacionais e PCN's,
Curso de Especialização Formação de Alfabetizadores,
Juiz de Fora.
[50538]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Palestra: O ensino de leitura na escola,
Curso de Especialização Formação de Alfabetizadores,
Juiz de Fora.
[48769]
-
Linda Gentry El-Dash (palestrista),
Production ands use of Teaching Material,
Curso de Estensão CEL 902 - Aprimoramento Profissionalista para Professores de Inglês,
Campinas.
[8555]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (palestrista),
Approaches, Methods, Techniques,
Curso de Extensão CEL902 - Aprimoramento Profissional para Professores de Inglês,
Campinas.
[8558]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (palestrista),
Time, Place and Reasons for Use and Practice in the Classroom,
Curso de Extensão CEL902 - Aprimoramento Profissional para Professores de Inglês,
Campinas.
[8559]
-
Linda Gentry El-Dash (palestrista),
Total Physical Response,
Curso de Extensão CEL902 - Aprimoramento Profissional para Professores de Inglês,
Campinas.
[8556]
-
John Robert Schmitz (apresentação de trabalho),
"Diferenças Culturais e Ensino de Língua Inglesa",
Diferenças Culturais e Ensino de Língua Inglesa,
Campinas.
[46601]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (apresentação de trabalho),
"O discurso e a prática da avaliação",
Debatedor na mesa redonda "O discurso e a prática da avaliação",
ENPULI - Debatedor na mesa redonda "O discurso e a prática da avaliação",
São Paulo.
[48805]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a Universidade e a Sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
Educação ambiental a partir de Qualificação de Docentes,
Colegio Técnico de Campinas.
[8771]
-
Celene Margarida Cruz (apresentação de trabalho),
"O envelhecimento e a Universidade",
O envelhecimento e a Universidade,
Encontro Nacional das Instituições de Ensino Superior,
Rio de Janeiro.
[48321]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (organizador),
Encontro de pesquisadores (IC, Mestrado e Doutorado): estudos sobre a produção escrita,
Campinas.
[8489]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho/conferencista),
"Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência",
Conferência: Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência,
Encontros com a Ciência,
Fortaleza.
[48531]
-
Elza Taeko Doi (apresentação de trabalho),
"Estudos japoneses - conceitos, objetivos e métodos",
Estudos Japoneses - conceitos, objetivos e métodos,
Estudos japoneses no Brasil,
São Paulo.
[49224]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/produtor),
[Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
Evoluindo-Genética. Um modelo de inserção da rede pública de ensino nas inovações cientificas e tecnológicas.,
Colegio Técnico de Campinas.
[8775]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (coordenador),
Programa de Integração 'Unicamp - Rede Pública de Ensino',
Fundamentos para a criação de sala ambiente para o ensino de línguas,
Campinas.
[8296]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (palestrista),
Palestra - Leitura: compromisso de todas as áreas,
I SELAC - Seminário Estadual de Linguagem, Arte e Comunicação,
Ijui.
[48771]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"Interpretação e Interdiscurso na aula de Língua Materna",
Palestra: Interpretação e Interdiscurso na Aula de Língua Materna,
I Semana de Letras,
São José dos Campos.
[48530]
-
Carmen Zink Bolognini (conferencista/apresentação de trabalho),
"Aspectos culturais, históricos e ideológicos no ensino/aquisição de uma língua estrangeira",
Aspectos culturais, históricos e ideológicos no ensino/aquisição de uma língua estrangeira,
I Semana de Letras da UNIMEP,
Piracicaba.
[48490]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Integração linguística e cultural no Mercosul: o ensino e aprendizagem de português Lingua Estrangeira",
I Seminário Mercosul - Unicamp,
Centro de Convenções-Unicamp / Campinas.
[7775]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (palestrista),
Integração lingüística e cultural do Mercosul: o ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira,
I Seminário Mercosul - Unicamp,
Campinas.
[8561]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (palestrista),
Integração lingüística e cultural no Mercosul: o ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira,
I Seminário Mercosul - Unicamp,
Campinas.
[8562]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (palestrista),
Palestra: Parâmetros curriculares nacionais - Língua Estrangeira,
I Simpósio Tematico: Livro Didático e Parâmetros Curriculares Nacionais,
Ribeirão Preto.
[48803]
-
Carmen Zink Bolognini (apresentação de trabalho),
"Relações de contato interculturais: história e ideologia",
Coordenadora de Seminário sobre Identidade,
II Congresso Nacional da ABRALIN - Coordenadora de Seminário sobre Identidade,
Florianopolis.
[44967]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"As representações do saber científico na constituição dos sujeitos no discurso de sala de aula",
Coordenou o Simpósio "Interdiscursividade na constituição do sujeito do discurso didático-pedagógico",
II Congresso Nacional da ABRALIN - Coordenação do Simpósio "Interdiscursividade na constituição do sujeito do discurso didático-pedagógico",
Florianopolis.
[45486]
-
Eunice Ribeiro Henriques,
II Congresso da SIPLE,
Rio de Janeiro.
[50271]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Além da cultura, a língua",
Além da Cultura, a língua,
II Congresso da SIPLE,
Rio de Janeiro.
[49223]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (palestrista),
Palestra: A leitura em foco,
II Semana Acadêmica Integrada de Letras, Artes e Comunicação Social,
Ijui.
[48772]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"Heterogeneidade e Leitura",
Heterogeneidade e Leitura,
II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino,
Pelotas.
[48532]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"Novas tendências da Linguística Aplicada",
Palestra: Novas tendências da Lingüística Aplicada,
II Seminário sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira,
Campina Grande.
[48529]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"A Identidade do Professor de Língua e o Discurso de Divulgação Científica",
III Coloquio LatinoAmericano de Estudios del Discurso,
Santiago do Chile.
[46605]
-
Maria Augusta B.de Mattos (apresentação de trabalho),
"A produção de sentidos nas conversas",
III Encontro Franco Brasileiro de Análise do Discurso,
Rio de Janeiro.
[48871]
-
Inês Signorini (expositor/apresentação de trabalho),
"O oral na escrita do não ou pouco escolarizado",
Apresentou trabalho na mesa redonda: O oral no escrito,
III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita,
Maceio.
[47454]
-
Denise Bértoli Braga (apresentação de trabalho),
"O oral no escrito",
Coordenadora de mesa redonda "O oral no escrito",
III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - Coordenadora da mesa redonda "O oral no escrito",
Maceió.
[48466]
-
John Robert Schmitz (conferencista),
Conferência: O humor no Ensino de Língua Inglesa,
III Jornada de Letras,
São Carlos.
[48516]
-
Rosemary Arrojo (apresentação de trabalho),
"Training the visible translator in the context of anti-essentialism",
III Jornades de Traducció a Vic,
Vic.
[48546]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"O professor de Línguas em formação: o caminho da reflexão",
III Semana de Estudos Universitários,
Jundiaí.
[47808]
-
Rosemary Arrojo (apresentação de trabalho),
"A aceitação de Babel: A Tradução e o Tradutor passados a limpo na Pós-Modernidade",
III Semana do Tradutor,
São Bernardo do Campo.
[48820]
-
John Robert Schmitz (conferencista),
Conferência: O ensino de Línguas Estrangeiras: retrospectivas e perspectivas,
III Seminário de Línguas Estrangeiras,
Goiania.
[48514]
-
Carmen Zink Bolognini (apresentação de trabalho),
"Cultura como Forma de Poder",
Debatedor na mesa redonda Estudos Interculturais como Passaporte do Alemão no Brasil para o Próximo Século,
IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão - Debatedor na Mesa redonda "Estudos Interculturais como passaporte do alemão no Brasil para o próximo Século",
Curitiba.
[47776]
-
Marilda do Couto Cavalcanti (apresentação de trabalho),
"Metodologia interpretativista",
Coordenação de oficina,
IV Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e não-verbal: Metodologia Qualitativas,
Brasilia.
[48511]
-
Sylvia Bueno Terzi (palestrista),
Palestra: Leitura - Processos e Implicações,
IV Semana de Arte e Cultura - SEMAC,
Bragança Paulista.
[49151]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Different Paths on the Way to Professional Growth",
IV Yázigi International Language Teaching Seminar,
São Paulo.
[47778]
-
Eunice Ribeiro Henriques (apresentação de trabalho),
"Distância entre línguas e entre culturas: implicações para o ensino de línguas",
Integrante da mesa redonda "Línguas em Contato",
IX Congresso ASSEL-RIO - Integrante da mesa redonda "Línguas em contato",
Rio de Janeiro.
[50269]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"Interdiscurso e identidade",
Palestra: Interdiscurso e Identidade,
Interdiscurso e Identidade,
Maringa.
[46626]
-
Silvana Mabel Serrani-Infante (palestrista/coordenador),
Coordenadora de oficina de trabalho,
Jornadas de Análisis del discurso y Pedagogia - Coordenadora de Oficina de Trabalho,
Buenos Aires.
[48551]
-
Inês Signorini,
Conférence de J.P.Jaffré,
Journée Académique,
Grenoble.
[49549]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (conferencista),
Alfabetização, Leitura e Escrita,
Letramento e Alfabetização - o campo de pesquisa,
Belo Horizonte.
[46557]
-
Inês Signorini (apresentação de trabalho/palestrista),
"Linguagem e Construção da Identidade",
Linguagem e Construção da Identidade,
Assis.
[48155]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
Linguagem e Escola,
Colegio Técnico de Campinas.
[8774]
-
Inês Signorini (apresentação de trabalho/conferencista),
"Littéracie et compréhension de textes journalistiques en langue maternelle",
Conferência: Littéracie et compréhension de textes journalistiques en langue maternelle,
Littéracie et compréhension de textes journalistiques en langue maternelle,
Grenoble.
[49520]
-
Inês Signorini (apresentação de trabalho/conferencista),
"Littéracie, scolarisation et (in)visibilité du texte écrit",
Conferência: Littéracie, scolarisation et(in)visibilité du texte écrit,
Littéracie, scolarisation et (in)visibilité du texte écrit,
Grenoble.
[49521]
-
Celene Margarida Cruz (apresentação de trabalho/coordenador/realizador),
Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
Matemática, uma ferramenta para todo dia.,
Colegio Técnico de Campinas.
[8772]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
[Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
O que é, afinal, saúde?,
Colegio Técnico de Campinas.
[8779]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
[Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pubica com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
O sentido da alfabetização das práticas sociais de leitura e escrita,
Colegio Técnico de Campinas.
[8776]
-
Rosemary Arrojo (palestrista),
Interpretação, Assimetria e Ética,
Palestra apresentada aos alunos e professores da disciplina Teorias Críticas do DTL,
Campinas.
[8557]
-
Sylvia Bueno Terzi (palestrista),
Palestra: Letramento e escolarização,
Palestra para o Corpo Docente do Departamento de Letras do Centro de Estudos e Pesquisas Linguísticas do Centro Federal de Educação Tecnológica,
São Luis.
[49157]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (organizador),
Programa da visita do Prof.Christian Degache (Centre de Didactique des Langues da Université Stendhal Grenoble 3),
Campinas.
[7697]
-
Sylvia Bueno Terzi (organizador),
Programa da visita do Prof.Christian Degache (Centre de Didactique des Langues da Université Stendhal Grenoble 3),
Campinas.
[7701]
-
Silvana Mabel Serrani-Infante (organizador),
Programa da visita do Prof.Christian Degache (Centre de Didactique des Langues da Université Stendhal Grenoble 3),
Campinas.
[7700]
-
Maria José Coracini (organizador),
Programa da visita do Prof.Christian Degache (Centre de Didactique des Langues da Université Stendhal Grenoble 3),
Campinas.
[7698]
-
Inês Signorini (organizador),
Programa da visita do Prof.Christian Degache (Centre de Didactique des Langues da Université Stendhal Grenoble 3),
Campinas.
[7699]
-
Silvana Mabel Serrani-Infante (conferencista/apresentação de trabalho),
"Facteurs historico-sociaux et non cognitifs dans l'énonciation en langue étrangère: profil des apprenants",
Composants argumentatifs et discursifs de la compréhension en langue étrangère voisine,
Projet 235/98 - Mission CAPES/COFECUB Brasil-França,
Grenoble.
[48554]
-
Sylvia Bueno Terzi (palestrista),
Palestra: Alfabetização e Cidadania,
Projeto Qualidade em Recepcionar e Atender,
São Luis.
[49153]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (organizador),
Práticas renovadoras na sala de aula de LE hoje,
Campinas.
[7869]
-
Silvana Mabel Serrani-Infante (apresentação de trabalho/expositor),
"Compréhension en langue étrangère voisine",
"Compréhension en langue étrangère voisine",
Reunion de travail avec les groupes de recherche IVEL e GALATEA,
Grenoble.
[48553]
-
Maria Augusta B.de Mattos (palestrista),
Palestra: O professor e os textos,
Semana Universitária das Faculdades Nossa Senhora do Patrocínio,
Itu.
[48870]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Palestra "Leitura e interdisciplinaridade",
Semana de Educação SEDUC,
Santa Barbara Doeste.
[48754]
-
Carmen Zink Bolognini (apresentação de trabalho),
"A história das relações acadêmicas entre Brasil e Alemanha",
A história das relações acadêmicas entre Brasil e Alemanha,
Semana de Estudos Alemães,
Campinas.
[48489]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (palestrista),
Palestra: Crise e promessa no atual currículo de Letras,
Semana de Letras,
Presidente Epitásio.
[49290]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (palestrista/apresentação de trabalho),
"A construção do estilo",
Semana de Letras da Faculdade de Filosofia de Diamantina,
Diamantina.
[48830]
-
Raquel Salek Fiad (apresentação de trabalho),
"Produção escrita e aquisição do estilo",
Coordenadora de mesa-redonda: Atividades de Produção Textual no Ensino Fundamental e Médio,
Seminário "O Texto na Escola: Atividades de Produção Textual" - Coordenadora de mesa redonda "Atividades de produção textual no ensino fundamental e médio",
São Paulo.
[47830]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (apresentação de trabalho),
"A formação do professor leitor",
Debatedor em mesa redonda: "A formação do professor leitor,
Seminário Alfabetização Leitura e Ensino de Língua Materna - Debatedor em mesa redonda: "A formação do professor leitor,
Rio de Janeiro.
[48737]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Palestra: Pesquisa sobre Letramento e Escolarização,
Seminário Letramento e Alfabetização - O campo de pesquisa,
Belo Horizonte.
[48751]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Letramento e alfabetização de adultos,
Seminário de Alfabetização,
Teresina.
[48752]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Palestra no Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio em Língua Portuguesa: A Leitura no Ensino Médio,
Seminário de Alfabetização,
Teresina.
[50537]
-
Denise Bértoli Braga (palestrista),
A linguagem e a linguagem pedagógica na Internet: reflexão sobre uma experiência de elaboração de material leitura em inglês,
Seminário do Lite,
Campinas.
[51292]
-
John Robert Schmitz (apresentação de trabalho),
"Teorias de Tradução com enfoque em Eugene Nida",
Seminário sobre Teorias de Tradução,
Engenheiro Coelho.
[46604]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (colaborador),
Seminário sobre o Banco de Dados em Nerolingüística: categorias teóricas - Referente ao Projeto Integrado em Neurolingüística/CNPQ nª 521773/95-4,
Campinas.
[8566]
-
Maria José Coracini (apresentação de trabalho),
"Em busca da identidade do(a) professor(a) de Língua MAterna e Língua Estrangeira",
Palestra: "Em busca da identidade do(a) Professor(a) de L.M. e L.E.",
Seminários de Pesquisa,
Brasília.
[49124]
-
Silvana Mabel Serrani-Infante (palestrista/apresentação de trabalho),
"Analisis del discurso en la enseñanza de español como lengua segunda",
Coordenou oficina de trabalho e proferiu palestra "Analisis del discurso en la ensénanza de español como lengua segunda",
Talleres de ELE/L2 - Coordenadora de Oficina,
Buenos Aires.
[48552]
-
Paulo Roberto Ottoni (organizador),
Ciclo de Palestras sobre Tradução & Psicanálise,
Tradução & Psicanálise,
Campinas.
[8350]
-
Celene Margarida Cruz (organizador/coordenador/realizador),
Elaboração do projeto de atualização para professores da Rede Pública com o objetivo de promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade e difundir conhecimentos nela gerados,
Universidade e Sociedade,
Colégio Técnico de Campinas.
[8770]
-
Denise Bértoli Braga (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8318]
-
Carmen Zink Bolognini (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8324]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8340]
-
Lúcia K. Xavier Bastos (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8330]
-
Maria Augusta B.de Mattos (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8326]
-
Raquel Salek Fiad (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8331]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8328]
-
John Robert Schmitz (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8316]
-
Inês Signorini (debatedor),
Sessão de Comunicações,
V Seminário de Teses em Andamento/IEL,
Campinas.
[8325]
-
Denise Bértoli Braga (apresentação de trabalho),
"Aprendendo a ler na rede: a construção do material didático para aprendizagem autônoma de leitura ]|",
Aprendendo a ler na rede: a construção do material didático para aprendizagem autônoma de leitura,
VI Congressso Internacional de Educação a Distância,
Rio de Janeiro.
[48467]
-
Raquel Salek Fiad (colaborador),
Colaborou na qualidade de orientadora do Trabalho "Subjetividade, Alteridade e Construção do Estilo",
VII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp,
Campinas.
[48968]
-
Silvana Mabel Serrani-Infante (apresentação de trabalho),
"Ennunciadores en espanol y no meros hablantes: Investigacion",
Ennunciadores en espanol y no meros hablantes: Investigacion,
VIII Congresso Brasileno de Profesores de Espanol,
Vitória.
[48550]
-
Angela Del C.B.R.de Kleiman (palestrista),
Palestra: Leitura como prática social,
VIII Semana de Letras,
Teresina.
[49040]
-
Inês Signorini (apresentação de trabalho),
"La méthodologie de recueil et d'analyse des données utilisée par l'équipe brésilienne dans ses enquêtes sur la lecture et la compréhension/interpretation de l'écrit",
La méthodologie de recueil et d'analyse des donneés utilisée par l'équipe brésilienne dans ses enquêtes sur la lecture et la compréhension/interprétation de l'écrit,
Workshop sobre Metodologia de Pesquisa,
Grenoble.
[49548]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Teaching Approach Analysis",
World Congress of Applied LInguistics (AILA 99),
Tokyo.
[47481]
-
Linda Gentry El-Dash (apresentação de trabalho),
"Rethinking foreign language goals for Brazilian schools no simpósio: Interaction as an aid to second and foreign language learning",
World Congress of Applied Linguistics - AILA 99,
Tokyo.
[47593]
-
Linda Gentry El-Dash (apresentação de trabalho),
"Why study English?: Orientations of Brazilian high school and university students",
World Congress of Applied Linguistics - AILA 99,
Tokyo.
[48851]
-
Sylvia Bueno Terzi (apresentação de trabalho),
"O letramento da comunidade de Inhapi",
O letramento da comunidade de Inhapi,
Worshop com multiplos atores,
São Paulo.
[46496]
-
Elza Taeko Doi (palestrista),
Palestra: Interferência da Língua Materna na Produção Oral e Recepção Auditiva em Língua Japonesa,
X Encontro de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa,
Rio de Janeiro.
[49249]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"A formação de professores no Curso de Letras",
A formação de professores no Curso de Letras,
XI Semana de Letras,
São José do Rio Preto.
[48518]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (apresentação de trabalho),
"Fazendo humor no texto: sobre a emergência do estilo a partir da análise d. Um corpus longitudinal em aquisição da escrita",
XII Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina,
Santiago.
[48827]
-
Raquel Salek Fiad (apresentação de trabalho),
"Gênero do discurso e estilo: análise de cartas argumentativas produzidas por alunos de ensino médio",
Gênero do discurso e estilo: análise de cartas argumentativas produzidas por alunos de ensino médio,
XII Congresso Internacional de la Asociación de Linguística y Filologia de la América Latina,
Santiago.
[47376]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Formação reflexiva e continuada do professor de língua estrangeira. Um caminho possível como analista de si",
Participou da mesa-redonda de Línguas Estrangeiras,
XIII CELLIP - Presidiu o Grupo de Trabalho I Português como Língua Estrangeira,
Campo Mourão.
[48942]
-
Maria José Coracini,
XIV Encontro Nacional da ANPOLL,
Rio de Janeiro.
[47291]
-
John Robert Schmitz (conferencista),
Conferência: Equivalência(s), Tradução e Desconstrução,
XIX Semana do Tradutor I ENETRA - Encontro Nacional de Estudantes de Tradução,
São José do Rio Preto.
[48515]
-
Linda Gentry El-Dash (apresentação de trabalho),
"Percepção de prototipos por alunos brasileiros",
XLVII GEL,
Bauru.
[48852]
-
Rosemary Arrojo (apresentação de trabalho),
O tratamento conferido à figura do tradutor e à tradução nos estudos da linguagem,
XLVII Seminário do GEL,
Bauru.
[47422]
-
Joanne M.MacCaffrey Busnardo Neto (apresentação de trabalho),
"Percepções de protótipos por alunos brasileiros",
Percepções de protótipos por alunos brasileiros,
XLVII Seminário do GEL,
Bauru.
[49300]
-
Lúcia K. Xavier Bastos (apresentação de trabalho),
"Problemas na escrita",
Problemas na escrita,
XLVII Seminário do GEL,
Bauru.
[46778]
-
Raquel Salek Fiad (apresentação de trabalho),
""A emergência do estilo no processo de aquisição da escrita: análise longitudinal e transversal de textos de diferentes sujeitos"",
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São PAulo - GEL,
Bauru.
[46667]
-
Raquel Salek Fiad (apresentação de trabalho),
"A produção acadêmica sobre aquisição e ensino de escrita no IEL-FE/Unicamp de 1980 a 1997",
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo - GEL,
Universidade do Sagrado Coração.
[50436]
-
Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson (apresentação de trabalho),
"A emergência do estilo no processo de aquisição da escrita: análise longitudinal e transversal de textos de diferentes sujeitos",
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL,
Bauru.
[46666]
-
John Robert Schmitz (apresentação de trabalho),
"O aprendiz de língua inglesa e os dicionários",
O aprendiz de língua inglesa e os dicionários,
XV ENPULI- Encontro Nacional de Professores Universitários,
São Paulo.
[48537]
-
Linda Gentry El-Dash (apresentação de trabalho),
"State verbs in English: Pragmatic and syntactic implications",
XV JELI,
Ribeirão Preto.
[48853]
-
Matilde V. Ricardi Scaramucci (apresentação de trabalho),
"Características e Fundamentos do Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira",
XV JELI,
Ribeirão Preto.
[48806]
-
José Carlos Paes de Almeida Filho (apresentação de trabalho),
"Tecnologia no Ensino de Lingua Inglesa",
Apresentou trabalho e participou como ouvinte no Minicurso 2: É verdade ou faz de conta?,
XV Jornada de Ensino de Língua Inglesa "Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa",
Ribeirão Preto.
[46560]