Faculdade de Educação Física
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  As inter relacoes do Lazer na Sociedade. Estudo do lazer abrangendo o descanso, divertimento desenvolvimento humano, incluindo os aspectos psicologicos e motor. Considera as diferencas de faixa etaria, sexo ou grupos sociais especificos e suas relacoes com outras dimensoes da atividade humana, tais como trabalho, educacao e ecologia. Envolve, tambem, a discussao das questoes do lazer no interior de uma perspectiva historica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER.
 
2.
  Conteudos Culturais do Lazer. Estudo dos conteudos culturais do lazer, a parir dos interesses predominantes na sua vivencia, considerando as relacoes estabelecidas entre eles e privilegiando aquelas mais diretamente relacionadas a Educacao Fisica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER.
 
3.
  Políticas e Diretrizes de Ação no Campo do Lazer. Estudos referentes a formulacao de politicas e a administracao como um todo, enfocando suas funcoes de planejamento, organizacao, direcao e controle de recursos fisicos, materiais, humanos e financeiros na prestacao de servicos de lazer pelos setores publico e privado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER.
 
4.
  Estudos Neurológicos e Psicológicos na Educação Motora e no Esporte. Estudos dos fenômenos neurológicos e psicológicos relacionados com os processos pedagógicos na Educação Motora e no Esporte. Estudo dos fenômenos neurológicos e psicológicos relacionados ao treinamento e competição no Esporte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
5.
  Saúde Coletiva/Epidemiologia e Atividade Física. Visa a colocar a metodologia epidemiologica viavel ao defrontamento e elucidacao de gestoes especificas das Ciencias do Esporte, bem como procura, atraves de projetos de investigacao e de campo, traze-las para o ambito de interesse e atuacao da Saude Coletiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
 
6.
  Atividade Fisica e Performance Humana.Pesquisar respostas organicas frente as atividades motoras, como fator de melhoria da aptidao fisica. Investigar a performance humana no ambito da ciencia do movimento e elaborar avaliacoes e metodologias vinculadas a ciencia do esporte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
 
7.
  Corporeidade. Relaciona o discurso dinâmico do corpo e suas expressões nas dimensões motora, simbóloca, estética e existencial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
8.
  Instrumentação e Metodologia em Biomecânica. Congrega projetos de pesquisa em: Métodos e Instrumentação. Medição e processamento de dados. Modelagem por computador. Simulação e otimização.
Ensino de Biomecânica. Biomecânica do Movimento Humano. Biomecânica e Aprendizagem motora. Biomecânica do Esporte. Biomecânica ocupacional. Biomecânica em contexto de Reabilitação. Biomecânica cardíaca e vascular. Biomecânica Respiratória. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.

 
9.
  Estudos da Ginástica. Investiga as implicaçãoes e aplicações da Ginástica nos seus aspectos histórico, estético, expressivo, metodológico, curricular e desportivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
10.
  Pedagogia do Esporte. Pesquisar sobre estratégias de ensino e aprendizagem para a prática de esportes e habilidades motoras vinculadas às diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Organizar e desenvolver programas sob às diretrizes sócio-culturais e educativas para o ensino formal ou formal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE, DEPTO.DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA , DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER , DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA .
 
11.
  Educação Física Escolar. Estudos dos fundamentos, implicações e aplicações da Educação Física no âmbito escolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
12.
  Inteligência Corporal Cinestésica. Aprofundamento dos estudos e pesquisas desenvolvidos sobre Inteligência Corporal Cinestésica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
13.
  Formação Profissional e Mercado de Trabalho. Estudo da formação dos Profissionais de Edcuação - Motricidade Humana em relação ao mercado de trabalho existente e as possibilidades de abertura, com o estabelecimento dos perfis necessários à sociedade e o planejamento de currículos e programas disciplinares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
14.
  Atividade Física para Grupos com Necessidades Especiais. Conjunto de práticas de intervenção e de investigação, no âmbito da atividade física, que possam ser aplicadas em grupos com necessidades especiais, tais como os indivíduos portadores de deficiência, idosos, sedentários, entre outros, visando elucidar problemas relativos aos processos adaptativos e pertinentes ao desenvolvimento motor. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO.DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
15.
  Atividade Física e os Ajustes e Adaptações Cardiorrespiratórias. Estudo das respostas das variáveis cardiorrespiratórias ao exercício físico, bem como os efeitos do treinamento físico aeróbio em estágios fisiológicos distintos em homens na faixa etária de 40 a 60 anos, jovens atletas, mulheres na gestação e na menopausa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO.DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
16.
  Imagem Corporal e Movimento. Compreende as investigações de natureza conceitual, avaliativa e de intervenção relacionadas à imagem corporal, numa perspectiva multidimensional, privilegiando as questões relacionadas ao movimento humano numa visão interdisciplinar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO.DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
17.
  Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física. Estudo da atividade física e sua influência sobre os processos adaptativos e da promoção e proteção específica da saúde, considerando os estados subjetivos de saúde, capacidade para a vida plena, integração social e competência funcional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO.DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
18.
  Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. Estudos da Atividade Física numa dimensão histórica, antropológica e social em sociedades passadas e contemporâneas, elegendo as representações sociais, o lazer, as adaptações bio-sócio-culturais e grupos étnicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO.DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
19.
  Teoria do Treinamento Desportivo com abordagem auxológica e de rendimento. Estudo das diferentes respostas dos sistemas orgânicos como fator de melhoria do rendimento desportivo e no processo evolutivo humano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
 
20.
  Bases Morfológicas e Avaliações Motoras Aplicadas ao Treinamento Desportivo e às Doenças Crônicos Degenerativas. Estudo da importância das concepções morfológicas numa visão global aplicada à dinâmica das avaliações motoras, frente ao treinamento desportivo e às doenças crônico degenerativas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
 
21.
  Atividade Física e Performance Humana. Estudo da auto-organização humana por meio das respostas orgânicas e neurofisiológicas como fator da melhoria da aptidão física. Pesquisar a performance humana, elaboração de avaliações e metodologias no âmbito da atividade física e da ciência do desporto (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.