|
Núcleo de Integração e Difusão Cultural
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Evolução Histórica da Música Popular Brasileira.Evolução Histórica da Música Popular Brasileira. Coordenador: Geraldo Jorge da Silva (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
2.
|
|
A música como terapia. Desenvolvimento de técnicas de relaxamento com crianças deficientes a partir da música como terapia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
|
3.
|
|
Desenvolvimento de técnicas de ensino de instrumentos de cordas para crianças. Neste projeto, são ensinados os princípios básicos da música com o objetivo de formar pequenos talentos. Formado por crianças com idade entre quatro e dezoito anos sendo filhos de professores, alunos e crianças da comunidade interna e externa da Universidade. Coordenada por Sônia Lima Goehring. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
4.
|
|
O Coral. Sempre sob a regência da maestrina Vívian Nogueira, o Coral Zíper na Boca é constituído por alunos das diversas áreas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Com uma média de 35 apresentações o Coral possui um repertório diversificado, realizando apresentações solo e participando de encontros regionais, estaduais e nacional. Dentre estes, destacam-se a participação do X Painel Funarte de Regência Coral, no 16º Festival Internacional de Coros de Porto Alegre - RS (1993), no X ENACOSE - Encontro Nacional de Coros de Sergipe - SE (1994), no III Festival Nacional de Coros de Curitiba - PR (1995) e no VI Encontro Nacional de Coros de Santa Tereza - ES (1996). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
|
5.
|
|
Arranjos para Banda.Desenvolvimento de Arranjos Musicais para Banda. Coordenador Carlos Rodrigues de Lima (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
6.
|
|
Desenvolvimento de técnicas de ensino de música e canto para crianças”. Coordenadora –Vânia Claudia Vera e Silva.Foi criado com o objetivo de introduzir as crianças e os jovens numa prática coletiva visando ampliar seus horizontes culturais, sensibilizando e despertando o gosto pela música e pelo canto. Atende alunos da comunidade universitária de Campinas e região.
Na fase inicial, o aluno aprende a técnica vocal e a teoria musical cantando músicas com letras didático-pedagógicas que falam das escalas, absorve as informações em exercícios alegres e dinâmicos. Só mais tarde entram no repertório erudito para coros, com música renascentistas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
7.
|
|
Desenvolvimento de Repertório Orquestral e Técnicas de Regência. Atividades didáticas de aperfeiçoamento dos alunos das classes de regência, instrumento, composição e orquestração do Curso de Música da Unicamp. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
|
|
|