Faculdade de Educação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Politicas Publicas e educaçao. Refere-se a atividades ligadas à compreensão dos determinantes da políticaeducacional do Estado à discussão do papel do educador no interior do Estado e sua qualificação para as funções que ai possa exercer. Contempla também as relações existentes entre a política educacional e as demais políticassociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
2.
  Desenvolvimento Humano. Estudo das diferentes dimensões do Desenvolvimento do ser humano e das condiçoes históricas, sociais e culturais em que ele ocorre, assim como de aspectos específicos de certos períodos do desenvolvimento e suas implicações na pratica educacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
3.
  Planejamento e Gestão Educacional. Estudos e Pesquisa sobre sistema de ensino; planejamento educacional nos níveis micro e macro. Autonomia e gestão nos vários níveis de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
4.
  Educação, Ciência e Tecnologia. Estudos voltados para os aspectos epistemológicos e histórico-sociais da produção científica e tecnológica e suas relações com a educação e os processos de produção de conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
5.
  Filosofia e Educação. Estudos filosóficos sobre a natureza do conhecimento humano, as teorias daeducação e diferentes aspectos de ética e política relacionados com a educaçao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
6.
  Deficiência Física e Mental. Estudo sobre deficiência física e mental e suas implicações na prática educacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
7.
  Ensino Superior. Funcionamento e organização do sistema de ensino do terceiro grau; política do Estado sobre o ensino superior e Estudos das relações entre universidade-Estado-Sociedade. Estudo sobre a formação do profissional de ensino superior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
8.
  Ensino e Formação do Professor. Estudos dos diferentes aspectos relativos a formação do profissional de educação para atuação nos vários níveis de ensino na educação formal e no âmbito da educação não-formal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
9.
  História, Sociedade e Educação. Estudos relacionados à: 1) historiografia e concepções teórico metodológicas da educação; 2) aspectos temáticos e da história regional da educação; 3) história comparada da educação; 4) estudos histórico biográficos do pensamento educacional; 5) condições de produção do conhecimento e do ensino de história. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
10.
  Movimentos Sociais e Educação Não Formal. Análise da organização, estrutura, práticas e ideologias de grupos organizados da sociedade civil e suas realações com as instituições sociais: Estado, Igreja, Escola, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
11.
  Sociedade, Cultura e Educação. Estudos referentes à: 1) relação entre sociedade - cultura e educação; 2) certas práticas culturais na história e na educação; 3) constituição cultural do ser humano; 4) diferenciação social-cultural (gênero, etnia, idade, cultura...) e educação; 5) papel da educação no desenvolvimento socio-econômico e político do país e em relação com outros países no mundo contemporâneo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
12.
  Educação e Trabalho.a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relação com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea. Examinam-se, ainda, as repercussões da relacão educação-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a questao da Organizacao do Trabalho Pedagogico. b) Producao de conhecimentos acerca da relacao entre educacao e trabalho a partir da investigacao da natureza historico-social e psicologica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalizacao tal como a escola a propoe e com os processos envolvidos em modelos de qualificacao que ocorrem forado sistema formal de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO, DEPTO.DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A EDUCACAO .
 
13.
  Educação na América Latina.Análise e estudos comparados das políticas educacionais e das formas de organização dos sistemas educativos na América latina e suas implicações sociais e científicas para as populações da região. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPTO. ADMINISTRACAO E SUPERVISAO EDUCACIONAL, DEPTO. DE FILOSOFIA E HISTORIA DA EDUCACAO .
 
14.
  Curriculos e Programas. Estudo dos fundamentos sociologicos,filosoficos e historicos do curriculo;concepcao e modelos de planejamento curricular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
15.
  Educação Matemática. Estudos referentes à: 1) história e filosofia da educação matemática; 2) aspectos psicológicos e cognitivos do ensino e aprendizagem matemática; 3) formação de professores de matemática para os diferentes níveis de ensino; 4) prática pedagógica do ensino da matemática em contextos formais e não formais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
16.
  Estudos Piagetianos.Tem por objetivo: 1)O estudo psicogenetico do conhecimento e analise de seus mecanismos formadores responsaveis pelo processo de desenvolvimento de pessoas normais e excepcionais; 2) A analise das aplicacoes ou implicacoes pedagogicas da psicologia genetica: sua significacao e seu alcance na atuacao do educador. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL.
 
17.
  Educacao e Sexualidade Humana.Estudo interdisciplinar da sexualidade humana e busca de metodologias de acao educativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO .
 
18.
  Psicologia e Educacao Matematica.Estudo da relacoes entre a Psicologia e a Educacao Matematica, com especial enfase nos aspectos relacionados a: 1) formacao de conceitos, principiose solucao de problemas em matematica; 2) atitudes com relacao a matematica; 3) Construtivismo e Educacao Matematica; 4)habilidades, estrategias cognitivas e tecnicas de mensuracao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL.