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Faculdade de Engenharia Civil
Linhas de Pesquisa
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Simulações Computacionais para Análise de Estruturas.Elaboração de programas de computador e implementação de algoritmos matemáticos para a análise linear e/ou não linear de estruturas submetidas a ações de comportamento estático ou dinâmico. Os programas são elaborados via deregra utilizando-se o Método dos Elementos Finitos baseado no processo dosdeslocamentos. Utilizam-se também técnicas de programação matemática e algoritmos de otimização linear e não linear. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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2.
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Estudo de Tensões e Deformações em Vigas Compostas.Estudo de tensões e de deformações em vigas compostas de madeira com ênfase nas ligações entre as peças. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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3.
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Análise Não-Linear de Estruturas de Concreto pelo Método dos Elementos Finitos.Estudo de estruturas de concreto utilizando o Método dos Elementos Finitose a sua não linearidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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4.
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Análise Numérica Interativa.Recursos gráficos e de processamento de estações gráficas são explorados na otimização do trabalho do engenheiro estrutural, através da automatizaçãode tarefas repetidas. As tarefas automatizadas compreendem geração de malhas, análise pós-processamento e visualização bi e tri-dimensional através de técnicas de elementos finitos e de contorno. Os trabalhos incluem a aplicação dos sistemas desenvolvidos em problemas práticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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5.
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Análise de Peças de Seção Delgada por Tratamento Numérico.Análise de peças curtas ou longas de paredes finas com efeitos de instabilidade e não linearidade física através de métodos numéricos como elementos finitos e elementos de contorno. As análises podem ser feitas pelo equilíbrio global ou por interação entre efeitos locais com globais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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6.
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Elementos Estruturais de Concreto.Análise dos critérios de projeto e das regras de armação de elementos estruturais de concreto de alta resistência e de resistência usual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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7.
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Metodologia de Projeto e Conforto no Ambiente Construído.Esta linha de pesquisa contempla três grandes temas de pesquisa: Avaliação Pós Ocupação de edificações, Metodologia e automação de Projeto e Conforto Ambiental. Em Avaliação Pós Ocupação de edificações desenvolve-se análises de edificações habitacionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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8.
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Sistemas Prediais e Energia. Esta linha de pesquisa contempla três grandes temas de pesquisa: Racionalização de Insumos e Qualidade de Sistemas Prediais, Modelagem dos Sistemas Prediais e Planejamento Energético na Construção Civil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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9.
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Gerenciamento, Técnicas e Materiais de Construção. Esta linha de pesquisa agrupa dois grandes temas Gerenciamento e Técnicas da Construção Civil e Materiais de Construção Civil. Em Técnicas e Gerenciamento da Construção Civil estudos são conduzidos de maneira a abranger os aspectos fundamentais da produçao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
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10.
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Estudo do Comportamento de Sub-leito Ferroviário Implantado sobre solos Compressíveis.Os solos compressíveis devido às suas características geotécnicas apresentam sérios problemas de estabilidade para infraestruturas ferroviárias, e mesmo rodoviárias que são implantadas sobre este tipo de solo. Esta linha procura compreender o comportamento deste tipo de solo, de forma a permitir soluções de engenharia que permitem a construção de plataformas ferroviárias que nós requeiram manutenção preventiva contínua. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Desenvolvimento de ensaio em adensamento radial.Desde os primórdios do Estudo de Mecânica dos Solos tenta-se padronizar umensaio laboratorial para obter o coeficiente de Adensamento de solos FinosSaturados em Drenagem Radial. As propostas apresentadas têm sido criticadas, principalmente devido a inadequação do sistema drenante escolhido. Mesmoequipamentos sofisticados tem sido alvos de críticas desfavoráveis. A linha de pesquisa proposta visa a estabelecer um processo inédito, eficiente e simples e que utiliza equipamentos convencionais para ensaios de adensamento de solos com o objetivo da obtenção daquele coeficiente. O processo já foi apresentado no X Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, (1994), no internacional Symposium on Compression and Consolidation of Clay Soils (1995), Hiroshima ,Japão . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Sistemas de Informações Georeferenciadas. Aplicação de sistemas de informações Georeferenciadas na análise do equilíbrio do meio físico. Mais especificamente no entendimento das variáveis envolvidas no ciclo hidrológico e na paisagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Drenagem de áreas alagadas com uso de geotexteis.De relevante importância numa praça de esportes a drenagem frequentemente ultrapassa a condição de elemento auxiliar para o bom andamento de uma competição, assumindo o papel mais vulnerável do campo. Muitos problemas poderiam ser minimizados com uma drenagem tecnicamente correta, que desse vazão suficiente a agua precipitada e, de importância maior, que acelerasse a infiltração e que conservasse constante, ao longo do tempo,a sua capacidade drenante. Entretanto, mesmo com uma drenagem horizontal eficiente, o solo superficial necessário ao crescimento da grama pode (e frequentemente é o que se observa) dificultar a passagem da água através dele devido a sua baixa permeabilidade comprometendo, dessa forma, a efeciencia do sistema drenagem horizontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Concepção e Projeto de Infraestrutura de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de Infraestrutura de transportes, contemplando todos os aspectos relativos aos projetos: geométrico, drenagem e pavimentação. A operação rodoviária também será objeto de pesquisa, contemplando os aspectos de segurança e gerência de operação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Pavimentos Urbanos. Desenvolver estudos e pesquisas de procedimentos construtivos e métodos dedimensionamento de pavimentos urbanos, visando obter estruturas mais econômicas em relação às tradicionalmente executadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Métodos Construtivos e de Manutenção de Obras de Infraestrutura de Transportes.Desenvolver estudos e pesquisas na área de obras viárias, em especial nos procedimentos construtivos de obras novas e critérios de manutenção de infraestruturas de transporte terrestres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Engenharia Ferroviária. Desenvolver estudos e pesquisas no campo da engenharia ferroviária, englobando os aspectos relativos à via permanente, aos veículos ferroviários, à interação entre o veículo e a via e a operação de sistemas ferroviários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Estudo das Plataformas Ferroviárias. Desenvolver estudos e pesquisas relacionados aos processos construtivos e de comportamento de plataformas ferroviárias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Comportamento Dinâmico da Via Permanente. Desenvolver modelos computacionais para análise e estudo de tensões na viapermanente submetida a carregamento dinâmico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Planejamento, Técnica e Operação de Sistemas Logísticos e de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de planejamento e operação de sistemas logísticos e de transportes englobando os problemas de transporte urbano e interurbano, logística, movimentação de cargas e passageiros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Geotecnia. Estudos das propriedades físicas e técnicas construtivas relacionadas aos solos com finalidade de aplicação na Engenharia Civil, e especificamente, na área de infraestruturas de transportes (estradas de rodagem, ferrovias e aeroportos). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Análise das Deficiências do Método Fratar para estimativas de matrizes O-D de Tráfego e Desenvolvimento de Aperfeiçoamentos do Método.O método Fratar é utilizado para distribuição das viagens dentro de uma área de estudo de planejamento de transportes, permitindo a obtenção de matrizes origem-destino para cada tipo de viagem em análise. Espera-se que esta distribuição reflita os verdadeiros desejos de viagem dos usuários do transportes dentro da área de estudo. Este objetivo somente pode ser aferido através da calibração do modelo baseado na análise da situação atual o que permite a aferição da qualidade dos resultados obtidos com o modelo. Pretende-se desenvolver métodos de calibração que permitam a verificação das qualidades do modelo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis. Revisão do Método da AASHTO, visando a eleiminação da iteração existente; compatibilização dos processos com base no ensaio CBR com o conceito de coeficientes estruturais. Análise da significância e critérios de utilização; correlações dos valores de CBR com índices de investigação tipo SPT; análise crítica do processo do DNER e seu enquadramento dentro da estrutura geraldo método CBR básico; estabelecimento de metodologia básica para definiçãodo CBR de projeto; crítica dos procedimentos atuais e erros decorrentes; extensão da análise de São Carlos para a formalização de uma metodologia prática. Análise de compatibilização dos critérios de recapeamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Drenagem e Filtros de Proteção. Sistematização dos critérios de dimensionamento de filtros com extensão para os geossintéticos. Estudos para padronização de ensaios de percolação, atendendo as condições de compatibilidade para materiais naturais e geossintéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Estratégia de ensino de geometria de vias envolvendo um modelo físico.A pesquisa procurou analisar a resposta de alunos de curso de graduação emengenharia civil envolvendo a apresentação de modelo físico de representação de um trecho de rodovia, cujo projeto foi desenvolvido em sala de aula. O modelo também tem importância na abordagem não tradicional do ensino de geometria viária, incluindo abordagem comportamentalista e cognitiva de ensino. Resultados de avaliações pedagógicas foram elaborados e fazem parte de trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Resistência ao Cisalhamento de Solos. Análise dos critérios de definição das envoltórias de resistência e formulação de nova conceituação com base em condições de equilíbrio em confronto com a formulação de saturação e não saturação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Permeabilidade dos Meios Porosos. São estudadas as curvas de distribuição de vazios de materiais granulares.Elaboradas análises estatísticas correlacionando as permeabilidades e as curvas de distribuição de vazios. Os ensaios de permeabilidade são executados no regime laminar através de controle. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Estudo da resistência ao cisalhamento e da pressão de pré-adensamento das argilas saturadas.São estudas as resistências ao cisalhamento não drenada das argilas saturadas em função da sua pressão de pré-adensamento. Este estudo é desenvolvidoem amostras amolgadas e pré-adensadas em laboratório com pressões bem definidas e controladas. É definido um método indireto para a determinação da pressão de pré-adensamento de argilas saturadas, através de sua resistência ao cisalhamento não drenada obtida no ensaio de palheta executado em laboratório. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Extensão da teoria de adensamento de Terzaghi. A idéia básica é proceder a extensões da teoria clássica de Terzaghi a fimde contemplar outras condições de contorno e propiciar a sua aplicação a outros casos práticos por ela não cobertos. deverão ser utilizados como elemento de apoio critérios de semelhança da análise dimensional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Método informatizado para cálculo de níveis de serviço ponto a ponto ao longo de uma sucessão de aclives e declives rodoviários.Na análise de capacidade de vias rodoviárias com fluxo não interrompido a análise do nível de serviço é feita para trechos específicos, utilizando-seas rampas de aclive ou declive para cada trecho. Pretende-se desenvolver uma metodologia que através da utilização de um programa computacional seja possível desenvolver a análise ponto a ponto na rodovia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Via Permanente Ferroviária. Estudo do comportamento dos componentes da via permanente ferroviária e dos veículos ferroviários, bem como a interação entre veículos e a via. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Geotecnia Aplicada a Infraestrutura de Transportes. Desenvolver estudos e pesquisas na área de engenharia geotécnica especificamente nos campos de Mecânica dos Solos, obras de terra, envolvendo construções viárias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Avaliação da Qualidade de Serviços em Transporte. Desenvolver instrumentos para avalição de qualidade em diversos tipos de serviços de transporte, utilizando pesquisas de opinião para valiar expectativas e percepções. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Logistica. Planejamento de Processos Logisticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Sistemas de informação geográfica no planejamento municipal. Desenvolvimento de metodologias voltadas para implantação de sistemas de informações geográficas e cadastrais como instrumento na elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvovimento urbano e regional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Infra e Superestrutura Viária: Concepção e Projeto, Métodos Construtivos e de Manutenção. A linha de pesquisa abrange o estudo e a pesquisa de critérios de concepção e métodos de projeto para implantação de empreendimentos viários como rodovias, vias urbanas, vias férreas e aeródromos, envolvendo aspectos de projeto geométrico, terraplenagem, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
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Transporte de Sedimentos.Visa o estudo dos sedimentos transportados pelos canais fluviais: Erosoes superficial e localizada. As modalidades de transporte na calha do rio sao estudadas visando a quantificacao atraves de modelos matematicos. A carga total de sedimentos depositada nos reservatorios e' quantificada objetivando-se determinar a vida util do mesmo. Visa ainda associar os transportes solidos transportados pelos cursos d'agua com os parametros de qualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Hidraulica Fundamental. Estuda fenomenos basicos do transporte fluido aplicados a hidraulica. Objetiva-se o desenvolvimento teorico-experiemntais para esses fenomenos visando sua aplicacao no projeto de sistemas hidraulicos. Grande enfase 'e dada para que tais modelos resultem em aplicativos computacionais facilitando a sua aplicacao em projetos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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avaliacao da forma da secao no coeficiente de atrito em condutos forcados nao circulares. avaliacao da forma da secao no coeficiente de atrito em condutos forcados nao circulares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Avaliacao da forma da secao no coeficiente de atrito em condutos forcados nao circulares. Visa a avaliacao experimental do efeito da forma da secao no calculo do coeficiente de atrito em condutos forcados nao circulares. Objetiva-se determinar parametros que poderao ser utilizados no projeto de sistemas hidraulicos de secoes nao circulares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Avaliacao da forma da secao no coeficiente de atrito em condutos forcados nao circulares. Visa a determinacao experimental do fator de atrito em condutos forcados nao circulares, objetivando-se a obtencao de parametros corretivos para serem utilizados no projeto de instalacoes hidraulicas com secoes nao circulares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Hidraulica Aplicada. Aplicar conceitos de mecanica dos fluidos e de disciplinas correlatas no desenvolvimento de modelos a serem utilizados no projeto de estruturas hidraulicas, envolvendo a utilizacao racional dos recursos hidricos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Escoamento de misturas solido-liquidas atraves de condutos forcados. Escoamento de misturas solido-liquidas atraves de condutos forcados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Estudo de vertedores tipo tulipa. O vertedor tulipa pode ser uma boa solucao nos casos em que nao haja espaco para outro vertedor. Por ser de corpo de revolucao tem dimensoes reduzidas. Entre os problemas destas estruturas tem-se o da forma do cotovelo que une o poco vertical ao tunel de descarga, o de arrastamento de ar e o da dissipacao de energia no desemboque da galeria. Para resolver estes problemasse recorre a modelos fisicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Determinacao da vazao de ar em funcao do comprimento do poco vertical.A utilizacao do conhecimento da quantidade de ar que pode ser arrastado neste vertedor resulta evidente quando se dimensionam as obras a jusante da curva, pois ha que lembrar que podera ser transportada uma vazao de ar que podera ser a maxima, principalmente se for projetado para o funcionamento livre a vazao de ar em funcao do poco vertical. Deste modo sera avaliada a vazao de ar arrastada para comprimentos variaveis no poco vertical. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Reaproveitamento de Águas e Resíduos Sólidos. Avaliação do potencial de reaproveitamento tanto de águas residuárias como de resíduos sólidos, através da sua caracterização, na geração das possibilidades técnicas para reuso/reciclagem, bem como das necessidades técnicas de polimento e acondicionamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Tratamento de Resíduos Sólidos. Estudos e pesquisas aplicadas a tratamento de resíduos sólidos, urbanos e industriais. Armazenamento de resíduos sólidos. Coleta seletiva e segregativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Tratamento de Águas Residuarias. Estudo dos Diversos Sistemas e Processos que sao Utilizados para o Tratamento de Esgotos Sanitarios e Aguas Residuarias Industriais. Alguns ObjetivosEspecificos Incluem: Avaliacao do Desempenho e Aplicao de Sistemas Alternativos de Baixo Custo; Determinacao de Modelos Cineticos; Estudo da Aerodinamica de Reatores; Remocao de Compostos Biodegradaveis; Remocao de Nutrientes, Metais Pesados e Compostos Organicos Toxicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Escoamento Bifasico em Condutos Forcados - Instalacoes de REcalque. O estudo do comportamento do escoamento bifasico em condutos forcados de uma forma geral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Erosao, Transporte em Sedimentos de Canais, Assoreamento de Reservatorios. Erosao, Transporte em Sedimentos de Canais, Assoreamento de Reservatorios (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Planejamento e Gerenciamento Ambiental. Esta linha visa elaborar a partir de bases tecnicas roteirosmetodologicos para ornamento e planejamento de meio, onde os elementos componentes referem-se a fatores naturais e/ou antropicos. A meta final e formular medidas e diretrizes que destinam a criar cenarios desejaveis e qualidade de vida dosseres vivos ou seja, voltado ao saneamento ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Conforto Ambiental. Investigar e avaliar parametros acusticos, termicos e luminicos que contribuem no conforto do ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Operacao de Sistemas. Planejamento e operacao de sistemas de recursos hidricos com finalidades multiplas. Estudos de sistemas hidreletricos de grande porte, atraves da simulacao e otimizacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Hidraulica Fundamental. A linha de pesquisa hidraulica fundamental estuda os fenomenos basicos do transporte fluido aplicados a hidraulica. Objetiva se desenvolver modelos teoricos experimentais para esses fenomenos, visando sua aplicacao no projeto de sistemas hidrualicos. Grande enfase e dada para que tais modelos resultem em aplicativos computacionais, facilitando sua aplicacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Reciclagem de Residuos Solidos Urbanos. Estudo da Metodologia de Reciclagem dos Residuos Solidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Controle e Gestao Operacional de Sistemas Publicos de Abastecimento de Agua. Controle e Gestao Operacional de Sistemas Publicos a Abastecimento de Agua. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Analise Operacional Completa de Usinas Hidreletricas, regime permanente, transitorio e oscilatorio.Analise Operacional Completa de Usinas Hidreletricas, regime permanente, transitorio e oscilatorio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Avaliacao de Valvulas como Dispositivos de Controle em Instalacoes Hidraulicas. Avaliacao de Valvulas como Dispositivos de Controle em Instalacoes Hidraulicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Analise de Fenomenos Oscilatorios em Instalacoes a Condutos Forcados. Analise de Fenomenos Oscilatorios em Instalacoes a Condutos Forcados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Sistemas Prediais. A linha de pesquisa de Sistemas Prediais agrupa as pesquisas na area das instalacoes prediais hidraulicos-sanitarias, prevencao e combate a incendios, energia (eletrica e gas combustivel) e automacao predial, tendo como objetivos principais a conservacao de agua e energia e a qualidade destes sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Planejamento Energético na Engenharia Civil. Planejamento Energético na Engenharia Civil buscando racionalização dos processos minimização de custos e otimização de materiais no âmbito da Engenharia Civil. Conservação de energia e seu uso racional na Engenharia Civil. Sistemas Prediais, suas instalações e utilização de energia. Geração de energia, sistemas hidroenergéticos e impactos ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Técnicas Analíticas Nucleares Aplicadas à Pesquisa Ambiental e Industrial.Desenvolver e Aplicar Técnicas Analíticas Nucleares à Pesquisa Ambiental eIndustrial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Saneamento e Ambiente. Saneamento e Ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Saneamento e Ambiente. Esta linha tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos relacionados com: características qualitativas, técnicas e processos para tratamento de águas para abastecimento e águas residuárias; caracterização, coleta, transporte, armazenamento e reuso de resíduos sólidos; e, roteiros metodológicos para ordenamento e planejamneto voltados ao saneamento ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Águas para Abastecimento. Esta sub-linha engloba trabalhos relacionados com a determinação de características qualitativas: físicas, químicas e microbiológicas, de águas superficiais e subterrâneas, utilizadas para abastecimento; técnicas e processosde tratamento convencional ou alternativos para atendimento dos padrões depotabilidade; e, modelação de processos unitário e sua influência na qualidade da água produzida (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Águas Residuárias. Esta sub-linha engloba pesquisas sobre estudo de processos alternativos para o tratamento de águas residuárias sanitárias e industriais. Alguns objetivos específicos incluem: determinação de parâmetros e aferição de modelos cinéticos, estudo da hidrodinâmica de reatores, produção de lodos, remoção de compostos biodegradáveis, nutrientes e inorgânicos tóxicos. Inclui também estudos sobre reuso dessas águas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Planejamento e Gerenciamento Ambiental. Estudos de eficiência de métodos de auxílio à tomada de decisão em planejamento e gerenciamento ambiental. Estudos de zoneamento e planejamento ambiental de bacias hidrográficas. Estudos de planejamento ambiental integrados e setoriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Resíduos Sólidos. Esta sub-linha engloba pesquisas de: caracterização, coleta, transporte, armazenamento, tratamento,minimização e reutilização de resíduos sólidos municipais, resíduos sólidos industriais, resíduos de serviços de saúde e resíduos especiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Química Ambiental. Esta sub-linha engloba trabalhos relacionados com o desenvolvimento de processos oxidativos avançados (POAs) e técnicas analíticas em sistemas FIA, voltados para a avaliação e monitoramento da qualidade ambiental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Tratamento de Águas de Abastecimento - Sistemas Alternativos. Influência da pré-ozonização, uso de carvão ativado e permanganato de potássio na coagulação e floculação. Mecanismos e construção de diagramas de coagulação com o uso de sais matálicos e polímeros. Modelação matemática dos processos de floculação e filtração. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
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Análise do Comportamento de Estruturas. Análise do comportamento de estruturas, considerando as propriedades dos materiais já caracterizadas. Inclui análise de estruturas em regime elástico linear, em regime elasto-plástico, com não-linearidades física e/ou geométrica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
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Análise do Comportamento de Materiais para Estruturas. Caracterização de propriedades dos mateirais que visem o entendimento de seu comportamento do ponto de vista estrutural.Inclui determinaçào de constantes elásticas, limites de ruptura, tenacidade, propriedades visco-elasticas, superficies de escoamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
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Métodos Numéricos em Análise Estrutural. Desenvolvimento e implementação de algoritmos numéricos para problemas de análise estrutural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
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Sistemas Estruturais. Soluções para problemas de estruturas para finalidades específicas, analisando concepções estruturais viáveis e, eventualmente, incluindo metodologia para sua otimização. Compreende basicamente pesquisas que se relacionam diretamente a projeto estrutural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
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Análise Não Linear de Treliças. Cálculo de Esforços em Treliças não lineares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
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Irrigacao e Drenagem. Hidraulica de Sistemas e Equipamentos de Irrigacao e Drenagem, Estudo de Irrigacao Quimica e Organica. Avaliacao da Demanda Hidrica das Culturas. Conservacao de Energia um Sistema de Irrigacao. Avaliacao, Controle e manejo de Irrigacao. Parametros Hidrologicos na Irrigacao e Drenagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
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Hidrologia e Recursos Hidricos. Compreende o Estudo dos Recursos Hídricos no aspecto quantitativo, sua ocorrência, distribuição e utilização. Como tem crescido o aproveitamento dos recursos hídricos de pequenas bacias hidrográficas, onde em geral os dados sao esparsos, quando existentes, um dos objetivos é a avaliação, adaptação e o estudo de novas metodologias que se aplicam a estes casos. Também estãoincluidos os métodos de previsão de enchentes, estudo de chuvas internas, modelos chuva-vazão, drenagem urbana, gerenciamento de recursos hídricos, determinação de poluição ambiental, atmosférica e de águas por técnicas analíticas nucleares e outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
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Engenharia Hidraulica. Trata da investigação de fenômenos estáticos e hidrodinâmicos, envolvendo escoamentos em condutos livres e forçados, através das técnicas de modelação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
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Engenharia Hidráulica. A Água, por ser o elemento vital e estar presente em todas atividades, é dada atenção especial através de investigações de fenômenos estáticos e hidrodinâmicos envolvendo escoamentos a condutos livres e forçados, através dastécnicas de modelação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
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Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos. Compreende o estudo dos recursos hídricos no aspecto quantitativo, sua ocorrência, propagação, distribuição e utilização.Também estuda a aplicação de fluorêscencia de Raios X à Pesquisa Ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
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