Faculdade de Engenharia Agrícola
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Energização Rural. Fontes convencionais e renováveis e tecnologias alternativas visando o desenvolvimento sustentável do meio rural pela oferta de energia a partir de recursos locais de baixo custo. Avaliação, aplicação, conservação e uso racional de energia elétrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
2.
  Desenvolvimento Tecnólogico e Impactos sobre os Recursos Naturais. Utilização dos recursos naturais contemplando a sustentabilidade do meio: caracterização do meio físico, avaliação de impactos, planejamento de uso, potencialidades e limitações dos recursos naturais contemplando a sustentabilidade do meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
3.
  Construções Rurais e Ambiência. Resistência e comportamento estrutural de Materiais de construção (convencionais e alternativos), de instalações rurais e obras de infra-estrutura e do solo. Conforto térmico de instalações rurais e parâmetros em microclimatologia zootécnica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
4.
  Projeto, Desenvolvimento e Otimização de Máquinas e Equipamentos Agricolas. Projetos de Máquinas Agricolas; esforços; energia e iteração máquina planta; mecanismos para colheita; manipulação e transportes de produtos agícolas; otimização de sistemas mecanizados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
5.
  Tecnologia Pós-Colheita. Caracterização dos materiais perecíveis e deterioráveis; parâmetros físicos-térmicos e fenômenos pertinentes à área; processos e equipamentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
6.
  Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. Avaliação, adaptação e proposição de métodos para gestões mais apropriadas dos recursos naturais e dos padrões tecnológicos de desenvolvimento adequados ao meio ambiente e às condições sócio-econômicas. Suporte à decisão voltadas ao planejamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
7.
  Tecnologia de Irrigação. Avaliação de desenvolvimento de sistemas e equipamentos de irrigação; principios de funcionamento e desempenho. Deteminação de impactos positivos e negativos do emprega da tecnologia de irrigação sobre os recursos naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
8.
  Conservação e Comercialização de Produtos Agrícolas. Propriedades físicas de prod. biológicos; processamento; avaliação da qualidade de produtos por métodos não-destrutivos;tecnicas de armazenagem, distribuição e transporte; embalagens; modelagem matemática e simulação numérica; gestão e comercialização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
9.
  Secagem de Produtos Agropecuários. Obtenção de baixa atividade de água utilizando prod. perecíveis e deterioráveis, plantas aromáticas e medicinais. Aval. e manut. da qual. de produtos durante a secagem; aval. de equip. e téc. de secagem; modelagem matem. e sim. numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
10.
  Gerenciamento, Tratamento e Aproveitamento de Águas e Resíduos. Trat. de águas residuárias; gerenciamento integrado de resíduos agrícolas e agroindustriais; processos biológicos de estabilização de resíduos. Utilização de resíduos em solos agrícolas, controle de poluição e saneamento do meio. Trat. de águas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
11.
  Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Gestão dos recursos hídricos; fatores condicionantes de gestão das águas. Identificação e quantificação dos fluxos; Manejo; caracterização da qualidade de água em bacias hidrográficas. Impactos de produtos fitosanitários na qualidade da água. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
12.
  Planejamento, Manejo, Conservação e Recuperação de Solos. Diagnóstico de solos degradados; estudos de erosão, compactação, porosidade, permeabilidade, estrutura e fertilidade do solo. Capacidade de produção das terras; mecanização conservacionista dos solos; sistemas de preparo; recuperação. Plantio direto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
13.
  Projeto, Desenvolvimento e Otimização de Máquinas. Busca de soluções técnicas de engenharia para problemas de mecanização e automação do trabalho no campo ou os que envolvam prod. agr. Estudos da interação máquina-planta-solo, manipulação e transporte de prod. agr. e otimização de sistemas mecanizados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
14.
  Avaliação e Aplicações de Máquinas. Uso e seleção de equipamentos relacionados com a produção de produtos agrícolas de origem animal ou vegetal. Desenvolvimento de métodos para avaliação destes produto e determinação de características de desempenho de equipamentos agrícolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
15.
  Tecnologia e Materiais de Construção. Desenvolvimento, avaliação e aplicação de materiais convencionais e de novos materiais a partir do aproveitamento de resíduos agroindustriais ou da transformação e composição com outros materiais. Obras de Infra-estrutura e fundações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
16.
  Ambiência em Instalações Agrícolas. Tratar aspectos do ambiente das instalações p/ abrigo aos sistemas de prod. animal e vegetal, levando em conta condições de alojamento, características e finalidade das edificações, controle e automação do espaço interno e condições de poluentes e ruído. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
17.
  Sistemas de Suporte à Decisão. Desenvolvimento e aplicação de sistemas que dão apoio à tomada de decisões, incluindo pesquisas em tecnologia que podem ser incorporadas a esses sistemas, tais como Geoprocessamento, Métodos Numéricos, Pesquisa Operacional e Sistemas Inteligentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
18.
  Estudos Sócio-Econômicos e Ambientais relacionados aos Assentamentos; à Agricultura Familiar e às Políticas Agrícolas. Aborda a Sociologia e Extensão Rural, agricultura familiar e política agrária; Economia e administração rural, economia agroalimentar e politica agrícola (financiamento rural); sustentabilidade na agricultura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).