Instituto de Geociências
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Ciencia e tecnologia no Processo de Desenvolvimento. Pretende explorar, atraves de um enfoque predominantemente economico, as diversas questoes relativas aos processo de geracao e difusao tecnologica, com interesse especial naquelas relacionadas a america latina. O entendimento dos processos de geracao/difu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
2.
  Economia dos Recursos Minerais. Analise e aplicacao dos principios economicos as etapas de exploracao, producao, comercio e consumo dos bens minerais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
3.
  Política e Gestão de Recursos Naturais.Objetivo de contribuir para a gestão das atividades relacionadas ao aproveitamento, disponibilização, uso e conservação de recursos minerais, energéticos e hídricos, prevenir, controlar e mitigar impactos deletérios para a sociedade e o meio ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
4.
  Análise de Bacias Sedimentares. Tem c/ finalidade o estudo dos diferentes aspectos que controlam a história geológica do preenchimento de uma bacia sedimentar. A linha tem áreas de pesquisa em vários estados do Brasil (SP, MG, SE, SC) e na Província de San Juan (Argentina). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
5.
  Geotecnologias Aplicadas ao Estudo dos Recursos Naturais.Enfoca métodos e técnicas de extração e análise de informações sobre os recursos naturais a partir de imagens de satélite, dados aerogeofísicos e geoquímicos, de análise espacial integrada dos mesmos utilizando sistemas de informações geo-referenciados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
6.
  Evolução Crustal e Metalogênese.Enfatiza a evolução geológica do território brasileiro, de outros países das Américas Central/ e de outros continentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de definir os fatores que controlam a gênese de rochas e depósitos minerais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
7.
  História das Geociências. Trata das condições de produção, incorporação e uso de conceitos, teorias e modelos científicos e institucionais, bem como de métodos e técnicas de investigação empregados no ensino e na pesquisa geocientífica no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
8.
  História e Teorias da Ciência e da Tecnologia. Concentra-se no estudo das atividades de c&t na regiao latino americana, como formas de acao social, especialmente no que diz respeito a uma melhor compreensao do lugar de conhecimento cientifico e tecnico nas nossas sociedades. Os padroes da organizacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
9.
  Estrategias de Ciencia e Tecnologia e Atores Sociais. Apoiando-se nos conteudos explorados pelos demais, possui como objetivo basico a avaliacao das estrategias e formas de atuacao dos diferentes atores sociais-estado, universidade, empresa, sindicatos, etc no campo da C&T. Em particular, orienta-se a analise comparativa, avaliacao e acompanhamento das politicas governamentais globais e setoriais, e a formulacao de estrategias de inovacao para a realidade latino americana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
10.
  Mudanca Tecnologica, Transformacoes Sociais e Meio Ambiente. Busca explorar as relacoes entre mudanca tecnologica e mudanca social. Examinam-se as implicacoes sociais das atuais tendencias do progresso tecnico,com enfase nas questoes do emprego, do trabalho e do meio ambiente. Sao privilegiados, problemas como o im (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
11.
  Comunicação em Geociências. Trata das formas e processos de veiculação do conhecimento geológico e de seus suportes materiais (nos domínios verbal e não-verbal) e institucionais). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
12.
  História das Ciências Geológicas. Trata das condições de produção, incorporação e uso de conceitos, teorias e modelos científicos e institucionais, bem como de métodos e técnicas de investigação empregados no ensino, na extensão e na pesquisa geológica no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
13.
  Metodologia do Ensino em Geociências. Trata de currículos, programas e metodologia do ensino em geologia e geociências nos vários níveis de escolaridade (do primeiro grau a pós-graduacao). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
14.
  Teoria do Conhecimento Geológico. Trata dos fundamentos do conhecimento geológico e suas relações com outros campos do conhecimento; natureza da informação e representação geológicas;e metodologia da produção do conhecimento geológico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
15.
  Dinâmica territorial: sistemas técnicos atuais e novas práticas sócio-espaciaisDinâmica territorial: sistemas técnicos atuais e novas práticas sócio-espaciais. Novos conteúdos do espaço geográfico x novas técnicas de informação territorial e redes telemáticas. Consequência epistemológica e empírica das relações, com ênfase na escala global e local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
 
16.
  Sistemas de informação geográfica, análise dos componentes naturais da paisagem e das transformações decorrentes do uso e ocupação. Paisagem, natureza, ecossistema, geossistema, sistemas ambientais. Análise de processos genético-evolutivos e comportamentais dos componentes do meio físico e dos impactos de uso e ocupação. Tratamento da informação geográfica com ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Georreferenciadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
 
17.
  Estudos Metalogeneticos Regionais. Esta linha compreende estudos sobre as concentracoes naturais de recursos minerais, de forma descritiva, quantitativa ou genetica, buscando estabelecer metalotectos e circunscricao geografica. Utiliza para isso, os conhecimentos da geotectonica, petrologi (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
18.
  Estudos de Depositos Minerais.Esta linha compreende estudos de evolucao geologica de depositos minerais,elaboracao de modelos geneticos e de exploracao mineral, formacao de sistemas hidrotermais, caracterizacao de fluidos mineralizantes e mecanismos de precipitacao de metais, determin (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
19.
  Geoquimica Ambiental e Analítica.Contempla a realização de estudos integrados de regiões e bacias hidrográficas fazendo uso de abordagens geoquímicas, geofísicas e ecotoxicológicas. Estudos geoquímicos de rochas, solos, águas, sedimentos e suas relações com os seres vivos e o homem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
20.
  Politica Mineral e Desenvolvimento. Identificar e analisar causas e efeitos de politicas para o setor mineral e de atos que expressam a vontade governamental (leis, decretos, portarias,resolucoes, etc.) tanto no processo de otimizacao do aproveitamento dos recursos minerais como no processo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
21.
  Recursos Minerais e Relacoes Internacionais. Analisar a disponibilidade e distribuicao globais de recursos minerais nosprincipais paises produtores e consumidores, tendo em conta as suas implicacoes para as relacoes internacionais e mais especificamente para o comercio entre as nacoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
22.
  Caracterizacao probabilistica de reservatorios. Caracterizacao in situ, modelagem estocastica e estatisitica multivariada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
23.
  Comportamento de reservatorios. Comportamento de reservatorios:analise de teste e modelagem de fluxo em meios porosos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
24.
  Geofisica de reservatorios. Aquisicao, processamento e interpretacao de dados geofisicos para a caracterizacao de reservatorios, anisotropia sismica, tomografia sismica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
25.
  Geologia de Reservatorios. Pesquisa sobre reservatorios de rochas siliciclasticas e carbonaticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
26.
  Geologia Economica e Ambiental. Compreende estudos integrados de geologia economica e ciencias ambientais visando subsidiar o planejamento ambiental no ambito de projetos de exploracao, lavra e beneficiamento mineral, bem como a formulacao de estrategias de remediacao e recuperacao de a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
27.
  Desenvolvimento, Meio Ambiente e Recursos Naturais. Desenvolve pesquisas com ênfase sobre recursos minerais e hídricos superficiais e subterrâneos, objetivando contribuir com a gestão das atividades relacionadas à disponibilização e usos desses recursos, de forma a prevenir, controlar e minimizar os impactos que deles resultam. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
28.
  Recursos Minerais, Hídricos e Meio Ambiente. Desenvolver estudos que podem ser reagrupados de acordo com seus objetivos. O primeiro deles busca estudar os elementos que condicionam a inserção da atividade econômica de aproveitamento de recursos minerais e hídricos no novo padrão de exigências do des (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.