|
Faculdade de Educação Física
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Saúde Coletiva/Epidemiologia e Atividade Física. Visa a colocar a metodologia epidemiologica viavel ao defrontamento e elucidacao de gestoes especificas das Ciencias do Esporte, bem como procura, atraves de projetos de investigacao e de campo, traze-las para o ambito de interesse e atuacao da Saude Coletiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
|
2.
|
|
Atividade Física e Performance Humana.Pesquisar respostas organicas frente as atividades motoras, como fator de melhoria da aptidao fisica. Investigar a performance humana no ambito da ciencia do movimento e elaborar avaliacoes e metodologias vinculadas a ciencia do esporte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
|
3.
|
|
Pedagogia do Esporte. Pesquisar sobre estratégias de ensino e aprendizagem para a prática de esportes e habilidades motoras vinculadas às diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Organizar e desenvolver programas sob às diretrizes sócio-culturais e educ (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE, DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA, DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
4.
|
|
Teoria do Treinamento Desportivo com abordagem auxológica e de rendimento. Estudo das diferentes respostas dos sistemas orgânicos como fator de melhoria do rendimento desportivo e no processo evolutivo humano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
|
5.
|
|
Bases Morfológicas e Avaliações Motoras Aplicadas ao Treinamento Desportivo e às Doenças Crônicos Degenerativas. Estudo da importância das concepções morfológicas numa visão global aplicada à dinâmica das avaliações motoras, frente ao treinamento desportivo e às doenças crônico degenerativas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
|
6.
|
|
Atividade Física para Grupos com Necessidades Especiais. Conjunto de práticas de intervenção e de investigação, no âmbito da atividade física, que possam ser aplicadas em grupos com necessidades especiais, tais como os indivíduos portadores de deficiência, idosos, sedentários, entre outros, visando elucidar pro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
7.
|
|
Atividade Física e os Ajustes e Adaptações Cardiorrespiratórias. Estudo das respostas das variáveis cardiorrespiratórias ao exercício físico, bem como os efeitos do treinamento físico aeróbio em estágios fisiológicos distintos em homens na faixa etária de 40 a 60 anos, jovens atletas, mulheres na gestação e na menopaus (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
8.
|
|
Imagem Corporal e Movimento. Compreende as investigações de natureza conceitual, avaliativa e de intervenção relacionadas à imagem corporal, numa perspectiva multidimensional, privilegiando as questões relacionadas ao movimento humano numa visão interdisciplinar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
9.
|
|
Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física. Estudo da atividade física e sua influência sobre os processos adaptativos e da promoção e proteção específica da saúde, considerando os estados subjetivos de saúde, capacidade para a vida plena, integração social e competência funcional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
10.
|
|
Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. Estudos da Atividade Física numa dimensão histórica, antropológica e social em sociedades passadas e contemporâneas, elegendo as representações sociais, o lazer, as adaptações bio-sócio-culturais e grupos étnicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
11.
|
|
As Inter Relações do Lazer na Sociedade. Estudo do lazer abrangendo o descanso, divertimento desenvolvimento humano, incluindo os aspectos psicologicos e motor. Considera as diferencas de faixa etaria, sexo ou grupos sociais especificos e suas relacoes com outras dimensoes da atividade humana, t (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER.
|
12.
|
|
Conteudos Culturais do Lazer. Estudo dos conteudos culturais do lazer, a parir dos interesses predominantes na sua vivencia, considerando as relacoes estabelecidas entre eles e privilegiando aquelas mais diretamente relacionadas a Educacao Fisica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER.
|
13.
|
|
Políticas e Diretrizes de Ação no Campo do Lazer. Estudos referentes a formulacao de politicas e a administracao como um todo, enfocando suas funcoes de planejamento, organizacao, direcao e controle de recursos fisicos, materiais, humanos e financeiros na prestacao de servicos de lazer pelos setores publico e privado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER.
|
14.
|
|
Estudos Neurológicos e Psicológicos na Educação Motora e no Esporte. Estudos dos fenômenos neurológicos e psicológicos relacionados com os processos pedagógicos na Educação Motora e no Esporte. Estudo dos fenômenos neurológicos e psicológicos relacionados ao treinamento e competição no Esporte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
15.
|
|
Corporeidade. Relaciona o discurso dinâmico do corpo e suas expressões nas dimensões motora, simbóloca, estética e existencial (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
16.
|
|
Metodologia e Instrumentação em Biomecânica. Congrega projetos de pesquisa em: Métodos e Instrumentação. Medição e processamento de dados. Modelagem por computador. Simulação e otimização.
Ensino de Biomecânica. Biomecânica do Movimento Humano (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
17.
|
|
Estudos da Ginástica. Investiga as implicaçãoes e aplicações da Ginástica nos seus aspectos histórico, estético, expressivo, metodológico, curricular e desportivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
18.
|
|
Educação Física Escolar. Estudos dos fundamentos, implicações e aplicações da Educação Física no âmbito escolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
19.
|
|
Inteligência Corporal Cinestésica. Aprofundamento dos estudos e pesquisas desenvolvidos sobre Inteligência Corporal Cinestésica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
20.
|
|
Formação Profissional e Mercado de Trabalho. Estudo da formação dos Profissionais de Edcuação - Motricidade Humana em relação ao mercado de trabalho existente e as possibilidades de abertura, com o estabelecimento dos perfis necessários à sociedade e o planejamento de currículos e programas discipli (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
|
|
|