Núcleo de Estudos da População
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Demografia das Etnias. Deriva-se do reconhecimento da importância de acrescentar aos recortes teórico-metodológicos utilizados na demografia, o étnico/racial. Centra-se nas especificidades que brancos, afro-brasileiros e índios apresentam em seus comportamentos demográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
2.
  Família, Gênero e Demografia. Os temas família e relações de gênero têm crescido em importância nos estudos sob uma perspectiva demográfica. Os conteúdos de gênero nas relações familiares permitem compreender aspectos relativos à desigualdades entre homens e mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
3.
  Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Esta área trabalha com o conceito de que Saúde reprodutiva é um estado completo de bem-estar físico, mental e social em todas as matérias concernentes ao sistema reprodutivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
4.
  Saúde e Morbimortalidade. Esta área temática aborda aspectos, tais como: diferenças nos perfis epidemiológicos segundo classes e grupos sociais; construção de indicadores ou índices sintéticos de mortalidade segundo causas e características demográficas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
5.
  População e Ambiente. Examina os determinantes e as consequências ambientais de cada um dos componentes do crescimento populacional, sujeitos a determinadas situações ambientais, populações em situação de risco ambiental, entre outras abordagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
6.
  Demografia e Políticas Públicas. Reúne pesquisas que visam produzir informações e diretrizes para políticas nos setores de saúde, educação, desenvolvimento urbano e meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 
7.
  Geoprocessamento em Demografia. Objetiva encorajar a realização de projetos com o geoprocessamento aplicado à demografia. As prioridades são os estudos de população e saúde, população e meio ambiente e migração (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
8.
  Mobilidade Espacial da População. Pretende-se analisar diversos aspectos envolvidos nos fenômenos migratórios, como a dinâmica econômica, as consequências da inovação e mudança tecnológica, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).