|
Núcleo de Estudos de Gênero
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Curso da Vida. O interesse específico desta linha é apreender como o gênero marca diferentes etapas da vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
|
2.
|
|
Difusao de conhecimentos associados à problematica de genero. Esta linha, central em termos dos objetivos do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (produzir e difundir conhecimentos vinculados à problemática de gênero),envolve as pesquisas necessárias para a realização de eventos, seminários e publicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
3.
|
|
Perspectivas disciplinares e teoria feminista. Os estudos sobre,ou das mulheres, e os estudos de gênero são contribuições relativamente recentes particularmente no Brasil. O objetivo desta linha é discutir essas teorias enfrentando impasses conceituais e metodológicos, particularmente aqueles suscitados pelas tensões entre as perspectivas disciplinares e os estudos de gênero/estudos feministas que operam entre as disciplinas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
4.
|
|
História da Ciência. Esta linha de pesquisa explora as relações entre gênero e ciência através de diversos recortes: trajetórias de mulheres ligadas a diversos campos científicos, a percepção feminina da ciência, a maneira como características consideradas femininas e masculinas atravessam a produção científica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
|
5.
|
|
Distribuição da justiça. A linha focaliza questões associadas à distribuição e à consolidação dos direitos de cidadania numa perspectiva de gênero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
6.
|
|
Demografia, Gênero e Família. Esta linha visa apreender numa perspectiva histórica as transformações (mudanças e permanências) nas famílias no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
7.
|
|
Educação. Esta linha visa produzir conhecimentos no campo educacional trabalhando sob uma perspectiva de gênero a dinâmica das relações raciais no âmbito do ensino público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
|
8.
|
|
Sexualidade. A linha visa compreender as relaçõe entre gênero e sexualidade a partir de diversos recortes empíricos: heterossexualidades,sexualidaes "alternativas", prostituição, turismo sexual, novas formas de erotismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
|
|
|
|