Núcleo de Estudos de Gênero
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Curso da Vida. O interesse específico desta linha é apreender como o gênero marca diferentes etapas da vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
2.
  Difusao de conhecimentos associados à problematica de genero. Esta linha, central em termos dos objetivos do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (produzir e difundir conhecimentos vinculados à problemática de gênero),envolve as pesquisas necessárias para a realização de eventos, seminários e publicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
3.
  Perspectivas disciplinares e teoria feminista. Os estudos sobre,ou das mulheres, e os estudos de gênero são contribuições relativamente recentes particularmente no Brasil. O objetivo desta linha é discutir essas teorias enfrentando impasses conceituais e metodológicos, particularmente aqueles suscitados pelas tensões entre as perspectivas disciplinares e os estudos de gênero/estudos feministas que operam entre as disciplinas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
4.
  História da Ciência. Esta linha de pesquisa explora as relações entre gênero e ciência através de diversos recortes: trajetórias de mulheres ligadas a diversos campos científicos, a percepção feminina da ciência, a maneira como características consideradas femininas e masculinas atravessam a produção científica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
5.
  Distribuição da justiça. A linha focaliza questões associadas à distribuição e à consolidação dos direitos de cidadania numa perspectiva de gênero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
6.
  Demografia, Gênero e Família. Esta linha visa apreender numa perspectiva histórica as transformações (mudanças e permanências) nas famílias no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
7.
  Sexualidade. A linha visa compreender as relaçõe entre gênero e sexualidade a partir de diversos recortes empíricos: heterossexualidades,sexualidaes "alternativas", prostituição, turismo sexual, novas formas de erotismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 
8.
  Educação. Esta linha visa produzir conhecimentos no campo educacional trabalhando sob uma perspectiva de gênero a dinâmica das relações raciais no âmbito do ensino público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
9.
  Mídia. Grupo de Estudos de Mídia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).