Centros e Núcleos
Os 28 Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp foram criados, a partir de 1977, com o objetivo de propiciar investigações culturais, científicas, tecnológicas e prestação de serviços, com características interdisciplinares, que não poderiam ser conduzidas em departamentos convencionais.
As áreas específicas de atuação dos 28 C&N abrigam pesquisas sobre Lógica e Teoria da Ciência, Pensamento e História, População e Ambiente, Pesquisas de Opinião, Saber Urbano e Linguagem, Música e Teatro, Neurociências, Metereologia, Climatologia, Geoprocessamento, Planejamento Energético e Petróleo, Engenharia Genética, Engenharia Biomédica, Divulgação Científica, dentre outras.
Colaboram com os cursos de graduação, de extensão, especialização e pós-graduação da Unicamp, com responsabilidade por pós-doutoramentos, o que dinamiza de forma muito especial os projetos de pesquisa neles desenvolvidos.
Organizam, sediam e participam de importantes eventos científicos nacionais e internacionais, em suas áreas de atuação.
São responsáveis pela publicação periódicos e coleções de circulação nacional e internacional, inclusive eletrônicos, e pela publicação de trabalhos em periódicos de relevância nas suas áreas de atuação.
Mantêm acervo bibliográfico e documental, em alguns casos únicos no país.
Recebem entre seus visitantes e convidados, pesquisadores renomados do Brasil e exterior.
Mantêm convênios e contratos de colaboração acadêmica com importantes instituições brasileiras e estrangeiras.
Vários deles realizam significativas atividades de prestação de serviços, inclusive à comunidade da Unicamp.
Atuam nos C&N pesquisadores neles lotados, docentes lotados em Departamentos vários da Universidade e pesquisadores de outras instituições brasileiras e estrangeiras.
|